O metotrexato interfere no crescimento de certas células do corpo, especialmente células que se reproduzem rapidamente, como células cancerosas, células da medula óssea e células da pele.
O metotrexato é usado para tratar certos tipos de Câncer de mama, Câncer de Pele, cabeça e pescoço ou Câncer de pulmão. Também é usado para tratar psoríase grave e artrite reumatoide. O metotrexato é geralmente administrado após outros medicamentos terem sido tentados sem o tratamento bem-sucedido dos sintomas.
Informação importante sobre metotrexato:
O metotrexato geralmente não é tomado todos os dias. Você deve usar a dose correta para sua condição. Algumas pessoas morreram depois de tomar metotrexato todos os dias por acidente.
Não use metotrexato para tratar a psoríase ou a artrite reumatoide se tiver contagens baixas de células sanguíneas, distúrbio da medula óssea, doença hepática (especialmente se causada por Alcoolismo) ou se estiver grávida ou amamentando.
O metotrexato pode causar efeitos colaterais graves ou potencialmente letais. Informe o seu médico se tiver Diarreia, feridas na boca, tosse, falta de ar, dor no estômago, urina escura, dormência ou formigueiro, fraqueza muscular, confusão, convulsões ou erupção cutânea que se espalhe e provoque bolhas e descamação.
Ligue para o seu médico se você tiver hematomas ou sangramento incomuns, ou sinais de infecção (Febre, calafrios, dores no corpo). Não use metotrexato se estiver grávida ou amamentando um bebê.
Precauções antes de tomar metotrexato:
Você não deve usar metotrexato se você é alérgico a ela. O metotrexato não deve ser usado para tratar psoríase ou artrite reumatoide se você tem:
- Alcoolismo, Cirrose ou doença hepática crônica;
- Contagem baixa de células sanguíneas;
- Um sistema imunológico fraco ou distúrbio da medula óssea;
- Se estiver grávida ou a amamentar.
O metotrexato é às vezes usado para tratar o câncer, mesmo quando os pacientes têm uma das condições listadas acima. O seu médico decidirá se este tratamento é adequado para você.
Informe o seu médico se você tem:
- Doença renal;
- Doença pulmonar;
- Qualquer tipo de infecção;
- Tratamentos de radiação.
O metotrexato pode prejudicar o feto ou causar defeitos congênitos, quer a mãe ou o pai estejam tomando este medicamento.
- Se você é mulher, não use metotrexato para tratar psoríase ou artrite reumatoide se estiver grávida. Você pode precisar ter um teste de gravidez negativo antes de iniciar este tratamento. Use uma forma eficaz de controle de natalidade enquanto estiver a tomar este medicamento e durante 6 meses após a sua última dose.
- Se você é homem, use preservativo para não causar gravidez enquanto estiver usando metotrexato. Continue usando preservativos por pelo menos 3 meses após a sua última dose.
- Informe imediatamente o seu médico se ocorrer uma gravidez enquanto a mãe ou o pai estiverem a tomar metotrexato.
Este medicamento pode afetar a fertilidade (capacidade de ter filhos) em homens e mulheres. No entanto, é importante usar o controle de natalidade para evitar a gravidez porque o metotrexato pode prejudicar o bebê se ocorrer uma gravidez.
Não deve amamentar enquanto estiver a utilizar este medicamento. Não dê este medicamento a uma criança sem o conselho de um médico.
Como devo tomar metotrexato?
Tome metotrexato exatamente como foi prescrito para você Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição e leia todos os guias de medicação ou folhas de instruções.
O metotrexato é às vezes tomado uma ou duas vezes por semana e não todos os dias. Você deve usar a dose correta. Algumas pessoas morreram depois de tomar metotrexato todos os dias por acidente. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas sobre a sua dose ou com que frequência a tomar.
Meça o medicamento líquido com cuidado. Utilize a seringa dosadora fornecida ou utilize um dispositivo de medição da dose de medicamento (não uma colher de cozinha).
O metotrexato pode ser tóxico para os órgãos e pode diminuir a contagem de células sanguíneas. Seu sangue precisará ser testado com frequência, e você pode precisar de uma biópsia hepática ocasional. Seus tratamentos de câncer podem ser atrasados com base nos resultados.
Se você precisa ser sedado para o trabalho dentário, informe o seu dentista que você usa atualmente este medicamento. Armazene os comprimidos à temperatura ambiente longe da humidade e do calor.
Guarde o remédio líquido na geladeira, não congelar. Você também pode armazenar o líquido à temperatura ambiente por até 60 dias.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Dosagem:
Dose Adulta Usual Para Leucemia Linfoblástica Aguda:
- Indução: 3,3 mg / m2 / dia por via oral ou IM (em combinação com prednisona 60 mg / m2).
- Manutenção (durante a remissão): 15 mg / m2 IM ou por via oral duas vezes por semana.
- Dosagem de remissão alternada: 2,5 mg / kg IV a cada 14 dias.
Dose Adulta Usual Para o Coriocarcinoma:
- 15 a 30 mg IM ou por via oral diariamente durante 5 dias. Repita os cursos de 3 a 5 vezes com um período de descanso maior ou igual a 1 semana entre os cursos, até que qualquer sintoma manifesto de toxicidade desapareça.
- A eficácia da terapia é normalmente avaliada por análise quantitativa de 24 horas da gonadotrofina coriônica urinária (hCG), que geralmente retornará ao normal ou inferior a 50 unidades / 24 horas geralmente após o terceiro ou quarto curso e geralmente seguida por uma resolução completa mensurável. lesões em 4 a 6 semanas. Um a dois cursos de metotrexato após a normalização da hCG é geralmente recomendado.
Dose Adulta Usual Para a Doença Trofoblástica:
- 15 a 30 mg IM ou por via oral diariamente durante 5 dias. Repita os cursos de 3 a 5 vezes com um período de descanso maior ou igual a 1 semana entre os cursos, até que qualquer sintoma manifesto de toxicidade desapareça.
- A eficácia da terapia é normalmente avaliada por análise quantitativa de 24 horas da gonadotrofina coriônica urinária (hCG), que geralmente retornará ao normal ou inferior a 50 unidades / 24 horas geralmente após o terceiro ou quarto curso e geralmente seguida por uma resolução completa mensurável. lesões em 4 a 6 semanas. Um a dois cursos de metotrexato após a normalização da hCG é geralmente recomendado.
Dose Adulta Usual de Metotrexato Para o Linfoma:
- Para tumor de Burkitt em Estágios I-II: 10 a 25 mg por via oral uma vez ao dia por 4 a 8 dias
- Linfoma maligno no Estágio III: 0,625 a 2,5 mg / kg por via oral diariamente como parte da quimioterapia combinada.
- O tratamento em todas as etapas geralmente consiste em vários cursos da droga interpostos com períodos de descanso de 7 a 10 dias.
Dose Adulta Usual Para a Leucemia Meníngea:
- 12 mg / m2 por via intratecal a cada 2 a 5 dias até que a contagem de células do LCR retorne ao normal. Neste ponto, uma dose adicional é aconselhável. Administração em intervalos de menos de 1 semana pode resultar em aumento da toxicidade subaguda.
Dose Adulta Usual Para Micose Fungóide:
- 2,5 a 10 mg PO diariamente ou 50 mg IM uma vez por semana ou 25 mg IM duas vezes por semana.
Dose Adulta Usual Para o Osteossarcoma:
- Dose inicial: 12 g / m2 por via intravenosa como uma infus de 4 horas (em combinao com outros agentes quimioterapticos). Se esta dose não for adequada para atingir um pico de concentração sérica de 1000 micromolar no final da perfusão, a dose pode ser aumentada para 15 g / m2.
- Os tratamentos podem ocorrer às 4, 5, 6, 7, 11, 12, 15, 16, 29, 30, 44 e 45 semanas após a cirurgia.
- Se o paciente estiver vomitando ou for incapaz de tolerar medicação oral, a leucovorina deve ser adicionada a este esquema com a mesma dose e esquema que o metotrexato.
Dose Adulta Usual Para a Psoríase:
- Dose Única: 10 a 25 mg / semana por via oral, IM ou IV até que a resposta adequada seja alcançada.
- Dose dividida: 2,5 mg por via oral, IM ou IV a cada 12 horas por 3 doses uma vez por semana.
- Dose máxima semanal: 30 mg.
Dose Adulta Usual Para Artrite Reumatoide:
- Dose única: 7,5 mg por via oral semanalmente.
- Dose dividida: 2,5 mg por via oral a cada 12 horas por 3 doses uma vez por semana.
- Dose máxima semanal: 20 mg.
Dose Adulta Usual Para Doenças Neoplásicas:
- IV: A faixa é larga de 30-40 mg / m2 / semana a 100-12.000 mg/m2 com resgate de leucovorina
Dose Pediátrica Usual para Leucemia Linfocítica Aguda:
- 100 mg / m2 durante 1 hora, seguido de uma perfusão de 35 horas, administrando 900 mg / m2 / dia.
Dose Pediátrica Usual para Dermatomiosite:
- 15 a 20 mg / m2 por via oral uma vez por semana.
Dose Pediátrica Usual para Leucemia Meníngea:
- menos de 4 meses: 3 mg / dose por via intratecal.
- maior ou igual a 4 meses a menos de 1 ano: 6 mg / dose por via intratecal.
- maior ou igual a 1 ano a menos de 2 anos: 8 mg / dose por via intratecal.
- maior ou igual a 2 anos com menos de 3 anos: 10 mg / dose por via intratecal.
- maior ou igual a 3 anos: 12 mg / dose por via intratecal.
A dose pode ser administrada a cada 2 a 5 dias até a contagem de LCR voltar ao normal, seguida de uma dose administrada uma vez por semana durante 2 semanas e mensalmente depois disso. Administração em intervalos de menos de 1 semana pode resultar em aumento da toxicidade subaguda.
Dose Pediátrica Usual para Doenças Neoplásicas:
- 7,5 a 30 mg / m2 IM ou por via oral a cada 2 semanas.
Dosagem alternativa: 10 a 18.000 mg / m2 em bolus IV ou perfusão contínua durante 6 a 42 horas.
Dose Pediátrica Usual Para Artrite Reumatoide:
- 5 a 15 mg / m2 IM ou por via oral uma vez por semana.
- Dose pediátrica usual para tumores sólidos:
- Menos de 12 anos: 12000 mg / m2 IV.
- Maior ou igual a 12 anos: 8000 mg / m2 IV.
- Dose máxima: 18 gramas.
O que acontece se eu perder uma dose de metotrexato?
Ligue para o seu médico para obter instruções se você esquecer de tomar uma dose de metotrexato. Obtenha sua receita recarregada antes de ficar sem medicamento completamente.
O que devo evitar enquanto estiver a tomar metotrexato?
Evite beber álcool. Pode aumentar o risco de danos no fígado. Não receba uma vacina “viva” enquanto estiver usando metotrexato, ou você pode desenvolver uma infecção grave. As vacinas vivas incluem sarampo, Caxumba, rubéola (MMR), pólio, rotavírus, Febre tifoide, Febre amarela, varicela (Catapora) e zoster (zona).
Este medicamento pode passar para fluidos corporais (urina, fezes, vômitos). Os cuidadores devem usar luvas de borracha enquanto limpam os fluidos corporais de um paciente, manusear lixo contaminado, lavar roupa ou trocar fraldas. Lave as mãos antes e depois de retirar as luvas. Lave roupas sujas separadamente da outra roupa.
Evite a exposição à luz solar ou raios UV artificiais (lâmpadas solares ou camas de bronzeamento), especialmente se você está sendo tratado para a psoríase. O metotrexato pode tornar sua pele mais sensível à luz solar e sua psoríase pode piorar.
Efeitos colaterais do metotrexato:
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao metotrexato (urticária, dificuldade de respirar, inchaço no rosto ou garganta) ou uma reação cutânea grave (Febre, dor de garganta, ardor nos olhos, dor de pele, pele vermelha ou roxa erupção cutânea que se espalha e causa bolhas e descamação).
Ligue para o seu médico imediatamente se você tiver:
- Febre, calafrios, glândulas linfáticas inchadas, suores noturnos, perda de peso;
- Vômitos, manchas brancas ou feridas dentro da boca ou nos lábios;
- Diarreia, sangue em sua urina ou fezes;
- Tosse seca, tosse com muco, dor no peito, chiado, falta de ar;
- Convulsão (convulsões);
- Problemas renais – pouca ou nenhuma micção, inchaço nos pés ou tornozelos;
- Problemas do fígado – dor de estômago (lado superior direito), urina escura, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos);
- Problemas nervosos – confusão, fraqueza, sonolência, problemas de coordenação, irritabilidade, dor de cabeça, rigidez de nuca, problemas de visão, perda de movimento em qualquer parte do corpo;
- Sinais de degradação das células tumorais – confusão, cansaço, dormência ou formigueiro, cãibras musculares, fraqueza muscular, vómitos, diarreia, ritmo cardíaco rápido ou lento, convulsões.
Os efeitos colaterais podem ser mais prováveis em adultos mais velhos.
Os efeitos colaterais comuns do metotrexato podem incluir:
- Febre, calafrios, cansaço, não se sentir bem;
- Aftas;
- Náusea, dor de estômago;
- Tontura;
- Testes de função hepática anormais.
Que outras drogas afetarão o metotrexato?
O metotrexato pode prejudicar o fígado, especialmente se você também usa certos medicamentos para infecções, tuberculose, Depressão, controle de natalidade, reposição hormonal, colesterol alto, problemas cardíacos, pressão alta, convulsões ou medicamentos para dor ou artrite (incluindo acetaminofeno, Tylenol, Advil, Motrin e Aleve).
Muitos medicamentos podem interagir com o metotrexato. Isso inclui medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas aqui. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer medicamento que você iniciar ou parar de usar.
Outras informações:
Lembre-se de manter este e todos os outros medicamentos fora do alcance de crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use metotrexato apenas para a indicação prescrita.
Sempre consulte seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas circunstâncias pessoais.