O metronidazol é um antibiótico que combate bactérias ele é utilizado para tratar infecções bacterianas da vagina, estômago, fígado, pele, articulações, cérebro e trato respiratório e não irá tratar uma infecção por fungos vaginal.
Você não deve usar o medicamento se você é alérgico a ele, ou se você tomou dissulfiram (Antabuse) nas últimas 2 semanas. Não beba álcool ou consuma alimentos ou remédios que contenham propilenoglicol enquanto estiver tomando metronidazol e por pelo menos 3 dias após parar de tomá-lo.
Você pode ter efeitos colaterais desagradáveis, como batimentos cardíacos rápidos, calor ou vermelhidão sob a pele, sensação de formigamento, Náusea e vômito. Este medicamento não irá tratar uma infecção viral, como o resfriado comum ou Gripe.
Em estudos com animais, este medicamento causou certos tipos de câncer ou tumores. Não se sabe se estes efeitos ocorreriam em pessoas que usam este medicamento. Pergunte ao seu médico sobre o seu risco.
Precauções antes de tomar metronidazol:
Não deve tomar metronidazol se tem alergia ou se tomou disulfiram (Antabuse) nas últimas 2 semanas. O uso de metronidazol durante a gravidez pode prejudicar o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou se engravidar enquanto estiver a utilizar este medicamento.
Para garantir que seja seguro para você, informe o seu médico se você já teve:
- Doença hepática ou renal;
- Síndrome de Cockayne (um distúrbio genético raro);
- Um estômago ou doença intestinal tal como a doença de Crohn;
- Um distúrbio de células sanguíneas, como Anemia (falta de glóbulos vermelhos) ou baixa contagem de glóbulos brancos (WBC);
- Uma infecção fúngica em qualquer parte do corpo;
- Um distúrbio nervoso.
Como devo tomar metronidazol?
Tome metronidazol exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.
Agite bem a suspensão oral (líquido) antes de medir uma dose. Meça o medicamento líquido com a seringa dosadora fornecida, ou com uma colher de dosagem especial ou copo de medicamento. Se você não tiver um dispositivo de medição da dose, pergunte ao seu farmacêutico.
O que acontece se eu perder uma dose de metronidazol?
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose em falta se já estiver quase na hora da próxima dose agendada. Não tome remédio extra para compensar a dose esquecida.
O que acontece se der overdose de metronidazol?
Procure atendimento médico de emergência. Os sintomas de sobredosagem podem incluir Náuseas, vômitos, tonturas, perda de equilíbrio ou coordenação, dormência e formigueiro ou convulsões.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
O que devo evitar enquanto estiver a tomar metronidazol?
Não beba álcool ou consuma alimentos ou medicamentos que contenham propilenoglicol enquanto estiver tomando metronidazol. Você pode ter efeitos colaterais desagradáveis, como dores de cabeça, cólicas estomacais, Náuseas, vômitos e rubor (sensação de calor, vermelhidão ou formigamento).
Evite álcool ou propileno glicol durante pelo menos 3 dias após ter parado de tomar este medicamento. Verifique os rótulos de quaisquer medicamentos ou produtos alimentícios que você usa para se certificar de que eles não contêm álcool ou propileno glicol
Os antibióticos podem causar Diarreia, o que pode ser um sinal de uma nova infecção. Se você tem Diarreia que é aguada ou sangrenta, chame seu médico. Não use medicamentos antidiarreica, a menos que o seu médico lhe diga para o fazer.
Efeitos colaterais de metronidazol:
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao metronidazol: urticária; dificuldade respiratória; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
Ligue para o seu médico imediatamente se você tiver:
- Dor de estômago severa, Diarreia que é aguada ou sangrenta;
- Dificuldade em dormir, Depressão, irritabilidade;
- Dor de cabeça, tontura, fraqueza;
- Uma sensação de cabeça leve (como você pode desmaiar);
- Bolhas ou úlceras na boca, gengivas vermelhas ou inchadas, problemas para engolir.
Pare de tomar o medicamento e chame imediatamente o seu médico se tiver efeitos secundários neurológicos (é mais provável que ocorra durante o tratamento com metronidazol a longo prazo):
- Dormência, formigamento ou dor em queimação nas mãos ou pés;
- Problemas de visão, dor atrás de seus olhos, vendo flashes de luz;
- Fraqueza muscular, problemas de coordenação;
- Dificuldade para falar ou entender o que é dito para você;
- Uma convulsão;
- Febre, rigidez do pescoço e aumento da sensibilidade à luz.
Que Outras Drogas Afetarão o Metronidazol?
Às vezes não é seguro usar certos medicamentos ao mesmo tempo. Algumas drogas podem afetar seus níveis sanguíneos de outras drogas que você toma, o que pode aumentar os efeitos colaterais ou tornar os medicamentos menos eficazes.
Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer um que você inicie ou pare de usar, especialmente:
- Busulfan;
- Lítio;
- Um sangue mais fino – varfarina, Coumadin, Jantoven.
Está lista não está completa. Outros medicamentos podem interagir com o metronidazol, incluindo medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas neste guia de medicação.
Outras informações:
Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance de crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use metronidazol apenas para a indicação prescrita.
Sempre consulte seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas circunstâncias pessoais.