Início » Alimentos » Milho branco – para que serve, como usar e malefícios!

Milho branco – para que serve, como usar e malefícios!

milho branco

milho branco à sua dieta é uma ótima maneira de aumentar o consumo de fibras e fornece uma série de outros benefícios como alternativa ao milho tradicional.

milho branco
milho branco

O que é milho branco?

O milho branco é uma variedade de milho doce, que é muito popular nos meses de verão por seu sabor único e inesperado. Este tipo de milho tem cerca de 400 grãos por espiga de milho e é bem embrulhado em folhas verdes ou brancas que formam a casca. Ao contrário do milho amarelo, a janela para a colheita deste tipo de milho é ligeiramente mais estreita, uma vez que os grãos se tornam mais duros e mais pastosos da pele. Quando colhidos corretamente, no entanto, os grãos são suculentos e doces, perfeitos para um churrasco de verão ou um lanche saboroso e doce.

O que muitas pessoas não sabem é que o milho é classificado principalmente pela quantidade de amido que contém, pois isso pode determinar uso mais adequado do milho. Tem um nível relativamente baixo de amido, e grande parte foi convertido em açúcar, fornecendo um sabor inconfundível. O milho amarelo, por outro lado, não é muito diferente embora contenha um nível mais alto de betacaroteno, que fornece ao milho sua famosa cor. Este betacaroteno significa que mais vitamina A está disponível para aqueles que comem esta variedade colorida.

O milho, tanto branco como amarelo, é amplamente recomendado em dietas de emagrecimento, bem como para baixar a pressão sanguínea, melhorar a digestão e a força do sistema imunológico – desde que você não cubra a espiga de milho branco com manteiga e sal!

Valor nutricional do milho branco:

O perfil nutricional é um tanto surpreendente, pois contém cerca de 1,5 gramas de gordura em uma grande espiga de milho, mas apenas 115 calorias. No entanto, este milho também tem um nível muito alto de fibra dietética, a 3 gramas por espiga, bem como uma boa quantidade de potássio, vitamina C, ferro, magnésio, várias vitaminas do complexo B, cobre, selênio e fósforo, entre outros.

como dito antes, é uma boa fonte de calorias, sendo um dos ingredientes mais básicos em consumo por muitas populações. Seu conteúdo calórico é de 342 calorias por 100 gramas, sendo um dos mais altos entre os cereais.

Um copo de milho equivale a 18,4% da necessidade básica diária recomendada para um ser humano. Isso ajuda a aliviar problemas digestivos como a constipação ou hemorroidas, assim como diminui o risco de câncer de cólon devido ao fato de este vegetal ser um grão integral.

O potássio nesse caso é o responsável pela boa saúde do coração e controle da pressão alta. Ainda os fitoquímicos, possuem propriedades que bloqueiam a enzima de conversão da angiotensina I que previne o aumento da pressão arterial.

Usos do milho branco:

Há muitas maneiras populares de usar o milho branco em nossa dieta, incluindo uma maneira muito tradicional – assar ou cozinhar as espigas de milho. Nesse ponto, pulverizar um pouco de azeite é uma excelente maneira de aproveitá-lo, sem acrescentar muito excesso de calorias ou gorduras. Algumas pessoas preferem cortar o milho e remover todos os grãos. Que podem ser adicionados em pratos quentes e frios, incluindo saladas de legumes e sopas.

Outra maneira popular de preparar é fervendo as espigas, pois isso ajudará a reter o máximo possível do sabor; a partir daí, você pode comer o milho cru ou removê-lo da espiga para ser usado em outros pratos.

Milho branco faz mal?

Assim como qualquer outro alimento, é importante consumir o milho de maneira moderada. Visto que o exagero pode ter efeitos negativos, especialmente quando acompanhado de outras substâncias gordurosas, como como manteiga e óleo.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.