Miocardiopatia Dilatada – O que é, Causas e Sintomas que muitos ainda não conhecem. Além disso, a Miocardiopatia Dilatada é uma doença do músculo do coração que impede o bombeamento adequado de sangue para o corpo, causando complicações como arritmias, coágulos de sangue e morte súbita.
A Miocardiopatia Dilatada não provoca necessariamente sintomas, podendo por isso, para algumas pessoas, ser fatal. A Miocardiopatia Dilatada é a mais comum causa de insuficiência cardíaca, ou seja, a incapacidade do coração em fornecer oxigênio na quantidade adequada para os tecidos e órgãos. A Miocardiopatia Dilatada afeta principalmente o ventrículo esquerdo, uma importante câmara de bombeamento do seu coração. O ventrículo esquerdo torna-se ampliado (dilatado) e as fibras musculares se esticam ao máximo, tendo dificuldade maior de se encurtar e comprimir o sangue para fora.
A Miocardiopatia Dilatada pode afetar pessoas de todas as idades e de ambos os sexos. Existem alguns tratamentos disponíveis com o intuito de promover uma melhora no fluxo sanguíneo e uma redução nos sintomas da Miocardiopatia Dilatada.
Causas da Miocardiopatia Dilatada: As Causas de Miocardiopatia Dilatada são:
- Alcoolismo;
- Miocardite pós-viral;
- Sarcoidose;
- Pós-parto;
- Toxicidade da doxorrubicina;
- Endocrinopatias (hipertireoidismo, acromegalia, feocromocitoma);
- Hemocromatose;
- Idiopática.
Sintomas de Miocardiopatia Dilatada: Se você tiver Miocardiopatia Dilatada, é provável que você tenha sinais e sintomas apenas quando a Miocardiopatia Dilatada causar insuficiência cardíaca ou arritmias. Os sintomas de Miocardiopatia Dilatada incluem:
- Fadiga e fraqueza;
- Falta de ar (dispneia), quando você está ativo ou deitado;
- Vertigens, tonturas ou desmaios;
- Tosse persistente, especialmente quando deitado;
- Inchaço nas pernas, tornozelos e pés;
- Inchaço do abdome;
- Ganho de peso repentino de retenção de líquidos;
- Falta de apetite;
- Sensação de batimentos cardíacos rápidos (palpitações);
- Pele pálida.
Tratamento da Miocardiopatia Dilatada: O tratamento da Miocardiopatia Dilatada visa a redução dos sintomas e controle das causas, quando estas são conhecidas, de forma a evitar mais danos ao coração. Diversos medicamentos podem ser usados para esta finalidade, sendo comum o uso combinado de vários deles.
Dispositivos como o marcapasso podem ser implantados para ajudar a controlar a Miocardiopatia Dilatada, assim como o cardio desfibrilador implantável. Em casos mais graves da Miocardiopatia Dilatada ou em casos de não resposta aos medicamentos e outras abordagens de tratamento, pode ser indicado realizar um transplante de coração.
Obs: A Miocardiopatia Dilatada deve ser detectada o quanto antes. Algumas das complicações possíveis são insuficiência cardíaca, edemas, arritmias, embolia e parada cardíaca. A Miocardiopatia Dilatada quando não tratada pode levar à morte.