Mononucleose – Causas, Sintomas, Tratamento. Alem disso, A Mononucleose, também conhecida como doença do beijo, é uma doença contagiosa, causada por um vírus da família do herpes chamado vírus Epstein-Barr (EBV), transmitido através da saliva. A Mononucleose é mais comum em adolescentes e adultos jovens e se caracteriza pelos sintomas de febre, dor de garganta e aumento dos linfonodos.
O que Causa a Mononucleose:
A Mononucleose é causada pelo EBV. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) , o EBV é um membro da família do vírus do herpes e é um dos vírus mais comuns para infectar humanos em todo o mundo.
O vírus é transmitido através do contato direto com a saliva da boca de uma pessoa infectada e não pode ser transmitido pelo contato com o sangue. Você pode estar exposto ao vírus por tosse ou espirros, beijando ou compartilhando alimentos ou bebidas com alguém que tenha mono.
Geralmente, leva de quatro a oito semanas para que os sintomas se desenvolvam após a infecção. Em adolescentes e adultos, a infecção causa sintomas visíveis em 35 a 50 por cento dos casos. Em crianças, o vírus geralmente não causa sintomas e a infecção muitas vezes não é reconhecida.
Quais são os Sintomas da Mononucleose:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
O período de incubação do vírus é o tempo entre quando você contrate a infecção e quando você começa a ter sintomas. Dá quatro a seis semanas. Os sinais e sintomas de mono tipicamente duram um a dois meses. Os sintomas podem incluir:
- febre
- Dor de garganta
- Glândulas linfáticas inchadas no pescoço e axilas
- uma dor de cabeça
- fadiga
- fraqueza muscular
- amígdalas inchadas
- suor noturno
- Ocasionalmente, seu baço ou fígado também pode inchar, mas a Mononucleose raramente é fatal.
Mono é difícil de distinguir de outros vírus comuns, como a gripe. Se seus sintomas não melhorarem após uma ou duas semanas de tratamento domiciliar, como descansar, obter fluidos suficientes e comer alimentos saudáveis, consulte o seu médico.
Quem está em Risco da Mononucleose:
Os seguintes grupos têm maior risco de obter mono:
- Jovens entre 15 e 30 anos
- Alunos
- Estagiários médicos
- Enfermeiros
- Cuidadores
Pessoas que tomam medicamentos que suprimem o sistema imunológico, Qualquer pessoa que entre regularmente em contato com um grande número de pessoas está em maior risco de mono. É por isso que o ensino médio e os estudantes universitários freqüentemente se contaminam.
Como é Tratado a Mononucleose:
Não há tratamento específico para a Mononucleose. No entanto, seu médico pode prescrever um medicamento para corticosteroides para reduzir a inchaço da garganta e das amígdalas. Os sintomas geralmente se resolvem sozinhos em um a dois meses.
O tratamento visa aliviar seus sintomas. Isso inclui o uso de medicamentos sem receita médica (OTC) para reduzir a febre e as técnicas para acalmar uma dor de garganta, como fazer gargantas de água salgada. Outros tratamentos domésticos que podem aliviar os sintomas incluem:
- Descansando muito
- Permanecendo hidratado, idealmente bebendo água
- Comendo sopa de frango quente
- Usando medicamentos de dor OTC como Tylenol
- Entre em contato com seu médico se seus sintomas piorarem ou se você tiver uma dor abdominal intensa.