Mononucleose Infecciosa – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Mononucleose Infecciosa é contagiosa e é causada pelo vírus Epstein-Barr da família Herpesviridae, transmitida principalmente pela saliva. Ocorre um aumento das células mononucleadas devido à infecção viral.
Normalmente a Mononucleose Infecciosa ocorre em adolescentes, mas você pode obtê-lo em qualquer idade. O vírus é espalhado através da saliva, e é por isso que algumas pessoas o chamam de “doença do beijo”.
As pessoas com Mononucleose Infecciosa geralmente apresentam febre alta, glândulas linfáticas inchadas e dor de garganta. A maioria dos casos de Mononucleose Infecciosa são leves e são resolvidas facilmente com um tratamento mínimo. A infecção geralmente não é séria e geralmente desaparece sozinha em um a dois meses.
Sintomas da Mononucleose Infecciosa: Os sintomas da Mononucleose Infecciosa podem ser notados apartir da 4 semana após a contração da infecção. Os sinais e sintomas de mono tipicamente duram um a dois meses. Os sintomas podem incluir:
- febre
- Dor de garganta
- Glândulas linfáticas inchadas no pescoço e axilas
- Dor de cabeça
- Fadiga
- Fraqueza muscular
- amígdalas inchadas
- Suor noturno
Ocasionalmente, seu baço ou fígado também pode inchar, mas a Mononucleose Infecciosa raramente é fatal.
A Mononucleose Infecciosa é difícil de ser distinguida de outros vírus comuns, como a gripe. Se seus sintomas não melhorarem após uma ou duas semanas de tratamento domiciliar, como descansar, obter fluidos suficientes e comer alimentos saudáveis, consulte o seu médico.
Causas da Mononucleose Infecciosa: A Mononucleose Infecciosa é causada pelo EBV. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, o EBV é um membro da família do vírus do herpes e é um dos vírus mais comuns para infectar humanos em todo o mundo.
O vírus é transmitido através do contato direto com a saliva da boca de uma pessoa infectada e não pode ser transmitido pelo contato com o sangue. Você pode estar exposto ao vírus por tosse ou espirros, beijando ou compartilhando alimentos ou bebidas com alguém que tenha Mononucleose Infecciosa. Geralmente, leva de quatro a oito semanas para que os sintomas se desenvolvam após a infecção.
Em adolescentes e adultos, a infecção causa sintomas visíveis em 35 a 50 por cento dos casos. Em crianças, o vírus geralmente não causa sintomas e a infecção muitas vezes não é reconhecida.
Fatores de Risco da Mononucleose Infecciosa: Os seguintes grupos têm maior risco de obter Mononucleose Infecciosa:
- Jovens entre 15 e 30 anos
- Alunos
- Estagiários médicos
- Enfermeiros
- Cuidadores
- Pessoas que tomam medicamentos que suprimem o sistema imunológico
Qualquer pessoa que entre regularmente em contato com um grande número de pessoas está em maior risco de contrair a Mononucleose Infecciosa. É por isso que o ensino médio e os estudantes universitários freqüentemente se contaminam.
Diagnósticos da Mononucleose Infecciosa: Seu médico geralmente pode diagnosticar a Mononucleose Infecciosa com base na presença de sintomas como febre, dor de garganta e glândulas linfáticas inchadas.
Sua idade também é um bom indicador. A Mononucleose Infecciosa geralmente ocorre em adolescentes, mas pode ocorrer em pessoas de qualquer idade. Os exames de sangue podem ser usados para confirmar o diagnóstico.
Contagem de Glóbulos Brancos: Uma infecção causada pela Mononucleose Infecciosa geralmente faz com que seu corpo produza mais glóbulos brancos enquanto tenta se defender. Uma alta contagem de glóbulos brancos não pode confirmar uma infecção com EBV, mas o resultado sugere que é uma possibilidade forte.
Anticorpos EBV: Um teste de ponto Mono positivo geralmente é suficiente para confirmar a Mononucleose Infecciosa. O teste é um teste rápido usado para detectar a presença de anticorpos para EBV. Os anticorpos são proteínas que seu sistema imunológico libera naturalmente em resposta a uma substância prejudicial chamada antígeno.
Especificamente, o teste de ponto mono é usado para detectar anticorpos contra antígenos de EBV. Você pode não ter um nível detectável de anticorpos no início da doença. Se isso ocorrer, o teste pode precisar ser repetido em 10 a 14 dias.
Tratamentos da Mononucleose Infecciosa: Não há tratamento específico para a Mononucleose Infecciosa. No entanto, seu médico pode prescrever um medicamento para corticosteróides para reduzir a inchaço da garganta e das amígdalas. Os sintomas geralmente se resolvem sozinhos em um a dois meses.
O tratamento visa aliviar seus sintomas. Isso inclui o uso de medicamentos sem receita médica para reduzir a febre e as técnicas para acalmar uma dor de garganta, como fazer gargarejos com água salgada. Outros tratamentos domésticos que podem aliviar os sintomas incluem:
- Descansando muito;
- Permanecer hidratado, idealmente bebendo água;
- Comer sopa de frango quente;
- Usar medicamentos para dores.
Entre em contato com seu médico se seus sintomas piorarem ou se você tiver uma dor abdominal intensa .
Possíveis Complicações da Mononucleose Infecciosa: A Mononucleose Infecciosa geralmente não é grave. Em alguns casos, as pessoas que possuem mono recebem infecções secundárias, como estreptococos , sinais de infecções ou amigdalite. Em casos raros, algumas pessoas podem desenvolver as seguintes complicações:
Baço Alargado: Você deve esperar pelo menos um mês antes de fazer atividades vigorosas ou jogar esportes de contato para evitar a ruptura do seu baço, que pode estar inchado da infecção. Converse com seu médico sobre quando você pode retornar às suas atividades normais. Uma ruptura do baço em pessoas com Mononucleose Infecciosa é rara, mas é uma emergência que ameaça a vida.
Inflamação do Fígado: A hepatite (inflamação do fígado) ou icterícia (amarelecimento da pele e dos olhos) pode ocasionalmente ocorrer em pessoas que possuem Mononucleose Infecciosa.
Raras Complicações: De acordo com a Clínica Mayo , a Mononucleose Infecciosa também pode causar algumas dessas complicações extremamente raras:
- Anemia , que é uma diminuição na sua contagem de glóbulos vermelhos;
- Trombocitopenia , que é uma diminuição das plaquetas, a parte do seu sangue que começa o processo de coagulação
- Inflamação do coração;
- Complicações que envolvem o sistema nervoso, como meningite ou síndrome de Guillain-Barre;
- amígdalas inchadas que podem obstruir a respiração.