Morfeia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que muitos desconhecem. Além disso, a Morfeia é uma condição de pele que envolve um remendo ou manchas de pele descolorida ou endurecida no rosto, pescoço, mãos, torso ou pés. A condição é rara e pensa que afeta menos de 3 em 100.000 pessoas. Morfeia afeta predominantemente sua pele. Não envolve seus órgãos internos. Na maioria dos casos, resolve por conta própria, mas você pode experimentar uma recaída.
Formas mais graves podem levar a deformidades estéticas, e ocasionalmente afeta o músculo, articulações ou osso. Morfeia é uma condição de pele rara que causa manchas dolorosas e descoloridas na sua pele.
Normalmente, as alterações da pele aparecem no abdômen, no peito ou nas costas. Mas eles também podem aparecer no seu rosto, braços ou pernas. Morfeia tende a afetar apenas as camadas mais externas da sua pele. Mas algumas formas da condição também restringem o movimento nas articulações.
Morfeia geralmente desaparece por conta própria ao longo do tempo, embora as recorrências sejam comuns. Enquanto isso, medicamentos e terapias estão disponíveis para ajudar a tratar a descoloração da pele e outros efeitos.
Causas de Morfeia: A causa exata de Morfeia ainda não é conhecido. É pensado para ser um distúrbio imunológico, o que significa que o sistema imunológico ataca a pele. As células produtoras de colágeno pode tornar-se hiperativa e produzir mais colágeno.
O colagênio é uma proteína normalmente encontrada na pele que ajuda a proporcionar um suporte estrutural. Com muito colágeno, a pele torna-se difícil. Morfeia pode ser desencadeada por radioterapia, repetido trauma para a pele, a exposição ambiental, ou uma infecção. Morfeia não é contagiosa, para que você não pode obtê-lo a partir de ou espalhá-lo por tocar alguém.
As causas de Morfeia são desconhecidas. Pode ser devido em parte a uma reação incomum do sistema imunológico. Ou pode ser desencadeada por:
- Terapia de radiação
- Trauma repetido para a área afetada
- Uma infecção recente, como o sarampo ou a varicela
- A condição não é contagiosa.
Sintomas da Morfeia: Sinais e sintomas de Morfeia variam, dependendo do tipo e estágio da condição. Eles incluem:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Manchas ovais avermelhadas ou purpúreas, muitas vezes no abdômen, no peito ou nas costas
- Patches que gradualmente desenvolvem um centro mais claro ou esbranquiçado
- Manchas lineares, especialmente quando nos braços ou pernas
- Uma mudança gradual na pele afetada, que se torna difícil, espessada, seca e brilhante
- Perda de cabelo e glândulas sudoríparas na área afetada ao longo do tempo
A Morfeia geralmente afeta apenas a pele e tecido subjacente e, raramente, osso. A condição geralmente dura vários anos e depois desaparece por conta própria. Mas geralmente deixa alguns remendos de pele escurecida ou descolorida.
Quando consultar um médico: Se você notar manchas avermelhadas de pele endurecida ou espessante, consulte seu médico. O diagnóstico precoce e o tratamento podem ajudar a diminuir o desenvolvimento de novos patches e permitir que seu médico identifique e trate as complicações antes de piorarem.
Diagnósticos da Morfeia: Se você tem manchas de pele inexplicadas ou descoloridas, seu médico pode encaminhá-lo para um dermatologista (um médico especializado em problemas de pele) ou um reumatologista (um médico especializado em doenças das articulações, ossos e músculos).
É provável que o seu médico lhe faça perguntas sobre os seus sintomas, como, por exemplo, quando começou a perceber alterações na sua pele, se você fez alguma coisa para se tratar e se tiver outros sintomas. Eles vão pedir um histórico de saúde da família e sobre quaisquer doenças recentes que você teve e quaisquer medicamentos que você está tomando.
Não há teste para diagnosticar a Morfeia . Seu médico examinará sua pele e, embora não seja geralmente necessário, pode levar uma pequena amostra a analisar por um laboratório. Isso é chamado de biópsia de pele.
Eles também podem pedir alguns testes para ajudar a distinguir a Morfeia de algo chamado esclerodermia sistêmica. Este tipo de esclerodermia é semelhante à Morfeia no início. Mas pode afetar órgãos internos e requer um tratamento mais agressivo.
Tratamentos da Morfeia: Morfeia geralmente desaparece sem tratamento, embora possa deixar cicatrizes ou áreas de descoloração da pele. Até sua condição desaparece, você pode querer prosseguir o tratamento que ajuda a controlar os seus sinais e sintomas.
As opções de tratamento para Morfeia incluem:
- Terapia de luz: Um tratamento especial que usa luz ultravioleta (fototerapia) podem melhorar a aparência da sua pele, especialmente quando usado logo após alterações na pele aparecem.
- Drogas que combatem a inflamação: O seu médico pode prescrever um medicamento imunossupressor, tal como o metotrexato oral (Rheumatrex, Trexall). Isso pode ser usado em combinação com pílulas de corticoide para os primeiros meses. Cada um destes medicamentos tem efeitos colaterais potencialmente graves.
- Uma forma de vitamina D: O creme calcipotrieno prescrição é uma forma sintética de vitamina D. Pode ajudar a amaciar as manchas da pele causadas por Morfeia. Pele geralmente começa a melhorar durante os primeiros meses de tratamento. Possíveis efeitos secundários incluem queimação, ardor e uma erupção cutânea.
- A terapia física: Este tipo de tratamento utiliza o exercício para evitar deformidade articular e manter o movimento.
Em casos mais graves da Morfeia, incluindo lesões que causar deformação ou conjuntos de problemas, a terapia mais agressiva pode ser necessária para ajudar a combater a inflamação e prevenir deformidades, incluindo:
- corticosteróides
- metotrexato
- fisioterapia
As crianças com Morfeia em sua cabeça e pescoço deve consultar um oftalmologista, um especialista em problemas oculares, para exames oftalmológicos regulares.