A morfina é um medicamento para dor opioide. Um opioide é às vezes chamado de narcótico ela é usada para tratar a dor moderada a grave. Formulações de curta duração são tomadas conforme necessário para a dor.
A forma de liberação prolongada da morfina é para o tratamento ininterrupto da dor. Esta forma não é para uso em uma base conforme a necessidade de dor. Você não deve tomar este medicamento se tiver asma grave ou problemas respiratórios, um bloqueio no estômago ou nos intestinos ou uma obstrução intestinal chamada íleo paralítico.
A morfina pode retardar ou interromper a respiração e pode ser viciante, especialmente em uma criança ou outra pessoa usando o medicamento sem receita médica.
Tomar este medicamento durante a gravidez pode causar sintomas de abstinência fatais no recém-nascido. Efeitos colaterais fatais podem ocorrer se você usar este medicamento com álcool ou com outros medicamentos que causam sonolência ou retardam a respiração.
Como usar morfina?
Tome morfina exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição. A Morfina pode retardar ou interromper a respiração, especialmente quando você começar a usar este medicamento ou sempre que sua dose for alterada.
Nunca use este medicamento em quantidades maiores ou por mais tempo do que o prescrito. Informe o seu médico se o medicamento parece deixar de funcionar também para aliviar a sua dor.
Nunca compartilhe este medicamento com outra pessoa, especialmente alguém com histórico de abuso ou dependência de drogas. O USO INDEVIDO DE MEDICINA NARCÓTICA PODE CAUSAR VÍRUS, SOBREPOSIÇÃO OU MORTE, especialmente em uma criança ou outra pessoa usando o medicamento sem receita médica. Vender ou doar morfina é contra a lei.
O que acontece se eu der overdose?
Uma overdose de morfina pode ser fatal, especialmente em uma criança ou outra pessoa usando o medicamento sem receita médica. Além disso, os sintomas de sobredosagem podem incluir respiração lenta e frequência cardíaca, sonolência grave, fraqueza muscular, pele fria e úmida, pupilas pontiagudas e desmaios.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
O que devo evitar quando estiver usando morfina?
Não beber álcool. Efeitos colaterais perigosos ou morte podem ocorrer. Além disso, este medicamento pode prejudicar o seu pensamento ou reações. Evite dirigir ou operar máquinas até saber como a morfina afetará você. Tontura ou sonolência severa podem causar quedas ou outros acidentes.
Efeitos colaterais da morfina?
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica:
- Urticária;
- Dificuldade respiratória;
- Inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
Como outros medicamentos opioides, a morfina pode retardar sua respiração. A morte pode ocorrer se a respiração se tornar muito fraca. Uma pessoa que cuida de você deve procurar atendimento médico de emergência se você tiver respiração lenta com longas pausas, lábios azuis ou se você for difícil de acordar.
Ligue para o seu médico imediatamente se você tiver:
- Ritmo cardíaco lento, suspiro, respiração fraca ou superficial;
- Dor no peito, batimentos cardíacos acelerados ou acelerados;
- Sonolência extrema, sentindo que você pode desmaiar; ou
- Baixos níveis de cortisol – náuseas, vômitos, perda de apetite, tontura, cansaço ou fraqueza.
Que outras drogas afetarão a morfina:
A medicação narcótica (opióide) pode interagir com muitos outros medicamentos e causar efeitos colaterais perigosos ou morte. Portanto, certifique-se de que seu médico saiba se você também usa:
- Outros medicamentos narcóticos – remédio para dor opioide ou remédio para tosse prescrita;
- Drogas que deixam você com sono ou retardam a respiração – uma pílula para dormir, relaxante muscular, sedativo, tranquilizante ou medicamento antipsicótico; ou
- Drogas que afetam os níveis de serotonina em seu corpo – remédios para depressão, doença de Parkinson, enxaquecas, infecções graves ou prevenção de náuseas e vômitos.
Está lista não está completa. Outras drogas podem interagir com morfina, incluindo medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas neste guia de medicação.
Lembre-se de manter este e todos os outros medicamentos fora do alcance de crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Morfina somente para a indicação prescrita. Sempre consulte seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas circunstâncias pessoais.