Início » Nabumetona – para que serve, como usar e efeitos colaterais!

Nabumetona – para que serve, como usar e efeitos colaterais!

nabumetona

A nabumetona é indicada para o alívio dos sinais e sintomas da artrite reumatoide e da osteoartrite, pertence aos medicamentos anti-inflamatórios. Nabumetona trabalha reduzindo hormônios que causam inflamação e dor no corpo. É utilizada para tratar a dor ou a inflamação causada pela artrite. Também pode ser utilizada para outros fins não mencionados neste guia de medicação.

nabumetona
nabumetona

Usos da nabumetona:

A nabumetona é utilizada para reduzir a dor, o inchaço e a rigidez articular da artrite. Este medicamento é conhecido como um medicamento anti-inflamatório não esteroide (AINE).
Caso esteja tratando de um problema crônico, como artrite, pergunte ao seu médico sobre tratamentos não medicamentosos e/ou uso de outros medicamentos para tratar sua dor.

Como usar nabumetona:

Leia a bula da medicação fornecido pelo seu farmacêutico antes de começar e cada vez que receber uma nova remessa. Caso tenha alguma dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.

Tome este medicamento por via oral, conforme indicado pelo seu médico, geralmente uma vez ou duas vezes ao dia com um copo cheio de água(240 mililitros). Não se deite por pelo menos 10 minutos depois de tomar este medicamento. Para evitar problemas estomacais, tome com alimentos, leite ou um antiácido.

A dosagem é baseada em seu problema médico e resposta ao tratamento. Para minimizar os riscos de efeitos colaterais (como sangramento no estômago), use este medicamento na menor dose possível pelo menor período de tempo possível. Não aumente a dose nem tome com mais frequência do que o prescrito. Para problemas crônicos, como artrite, continue tomando como indicado pelo seu médico. Discuta os riscos e benefícios com o seu médico ou farmacêutico.

Em certos problemas (como artrite), pode levar até 2 semanas para seu corpo perceber a eficácia deste remédio e pele. Caso esteja tomando este medicamento “conforme necessário” (não em horários regulares), lembre-se de que os analgésicos funcionam melhor caso sejam usados nos primeiros sinais de dor. Caso espere a dor se agravar, a medicação pode não funcionar tão bem.

Informe à seu médico caso o problema piore.

Efeitos colaterais da nabumetona:

Dor de estômago, náuseas, vômitos, constipação, diarreia, gases, tontura, sonolência ou dor de cabeça podem ocorrer. Caso algum destes efeitos persista ou piore, informe o seu médico ou farmacêutico imediatamente.

Lembre-se de que seu médico receitou este medicamento porque julgou que o benefício é maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que usam este medicamento não têm efeitos colaterais graves.

Este medicamento pode elevar sua pressão arterial. Verifique a sua pressão arterial regularmente e informe à seu médico caso os resultados sejam altos.

Informe imediatamente à seu médico caso algum destes efeitos secundários pouco frequentes, mas sérios ocorram: alterações na audição (como zumbido nos ouvidos), alterações mentais e do humor, dificuldade ou dor ao engolir, sintomas de insuficiência cardíaca (como inchaço nos tornozelos ou pés, cansaço, ganho de peso incomum ou súbito).

Procure ajuda médica imediatamente caso ocorra algum destes efeitos secundários raros, mas muito graves: sinais de problemas renais (tais como alteração da quantidade de urina) e rigidez inexplicada no pescoço.

Este remédio raramente pode causar doença hepática grave (possivelmente fatal). Caso note algum dos seguintes efeitos secundários altamente improváveis mas muito graves, pare de tomar nabumetona e consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico: urina escura, náuseas, vômitos persistentes, dor abdominal, olhos ou pele amarelados.

Uma reação alérgica muito grave a este remédio é rara. No entanto, procure ajuda médica imediatamente caso note quaisquer sintomas de uma reação alérgica grave, incluindo: erupção cutânea, comichão, inchaço (especialmente da face, língua e garganta), tonturas graves e dificuldade em respirar.

Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos colaterais. Caso note outros efeitos não listados acima, contate o seu médico ou farmacêutico.

Precauções:

Antes de tomar nabumetona, informe à seu médico ou farmacêutico caso seja alérgico; ou a aspirina ou outros AINEs (tais como ibuprofeno, naproxeno, celecoxib); ou se tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico seu histórico médico, especialmente de: asma, problemas de sangramento ou coagulação, crescimentos no nariz (pólipos nasais), doenças cardíacas (como ataque cardíaco anterior), pressão alta, doença hepática, derrame, problemas de estômago, intestino ou esôfago (como sangramento, úlceras, azia recorrente).

Problemas renais às vezes podem ocorrer com o uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais, incluindo a nabumetona. Os problemas são mais prováveis caso esteja desidratado, tenha insuficiência cardíaca ou doença renal, seja um idoso ou se estiver tomando certos medicamentos. Beba muitos líquidos conforme indicado pelo seu médico para evitar a desidratação e informe o seu médico imediatamente caso tenha uma alteração na quantidade de urina.

Antes de fazer uma cirurgia, informe à seu médico ou dentista sobre todos os produtos usados (incluindo medicamentos prescritos, sem receita médica e produtos fitoterápicos).

Este remédio pode deixá-lo tonto ou sonolento. Álcool ou maconha podem deixá-lo mais tonto ou sonolento. Não dirija, use máquinas ou faça qualquer coisa que precise de atenção até poder executar com segurança. Converse com seu médico caso esteja usando maconha.

Esse medicamento pode causar sangramento estomacal. O uso diário de álcool e tabaco, especialmente quando combinado com este medicamento, pode aumentar o risco de hemorragia estomacal. Limite o consumo álcool e pare de fumar. Consulte o seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Interações:

As interações medicamentosas podem alterar o modo como seus medicamentos funcionam ou aumentar o risco de efeitos colaterais graves. Além disso, este documento não contém todas as interações medicamentosas possíveis.

Mantenha uma lista de todos os produtos que você usa (incluindo prescrição/medicamentos sem receita médica e produtos fitoterápicos) e compartilhe com seu médico e farmacêutico. Não inicie, pare ou altere a dosagem de qualquer medicamento sem a aprovação do seu médico.

Alguns produtos que podem interagir com este medicamento incluem: aliscireno, bloqueadores dos receptores da angiotensina II (como losartan, valsartan), cidofovir, corticosteróides (como a prednisona) e metotrexato.

Este medicamento pode aumentar o risco de sangramento quando tomado com outros medicamentos que também podem causar sangramento. Além disso, exemplos incluem remédios antiplaquetárias e diluentes do sangue.

Verifique cuidadosamente todos os rótulos de medicamentos com e sem receita médica, pois muitos medicamentos contêm analgésicos ou redutores da febre. Esses medicamentos são semelhantes ao nabumetona e podem aumentar o risco de efeitos colaterais quando administrados em conjunto.

No entanto, caso o seu médico tenha lhe orientado a tomar uma dose baixa de aspirina para prevenir ataques cardíacos ou derrames (geralmente em doses de 81-325 miligramas por dia), você deve continuar tomando a aspirina, a menos que seu médico lhe recomende de outra forma. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais detalhes.

Overdose:

Se alguém tiver uma overdose e apresentar sintomas graves, como desmaio ou dificuldade para respirar, ligue para o serviço de emergência. Além disso, os sintomas de sobredosagem podem incluir: dor de estômago grave, vômito que se assemelhe a pó de café, sonolência extrema, perda de consciência, respiração lenta ou superficial.

Notas:

Não compartilhe este medicamento com os outros.
Laboratório e/ou exames médicos (como pressão arterial, hemograma completo, exames de função hepática e renal) podem ser realizados periodicamente para monitorar seu progresso ou verificar se há efeitos colaterais. Consulte o seu médico para mais detalhes.

O tratamento não medicamentoso para artrite aprovado pelo seu médico (como perda de peso, exercícios de fortalecimento e condicionamento) pode melhorar sua flexibilidade, amplitude de movimento e função articular. Além disso, consulte o seu médico para instruções específicas.

Dose perdida:

Caso tenha prescrito uma dose regular deste medicamento (e não apenas “conforme necessário”) e perca uma dose, tome assim que lembrar. Se estiver perto da hora da próxima dose, pule a dose esquecida e retome o seu esquema posológico habitual. Não duplique a dose para recuperar o atraso.

Armazenamento:

Armazene em temperatura ambiente longe de luz e umidade. Não guarde no banheiro. Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais de estimação.
Não descarte os medicamentos no vaso sanitário ou em um ralo, a menos que seja recomendado. Descarte este produto adequadamente quando expirar ou não for mais necessário.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.