Nefropatia Membranosa – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que muitos desconhecem. Além disso, a Nefropatia Membranosa ocorre quando os vasos sanguíneos pequenos no rim (glomérulos), que resíduos de filtração do sangue, tornam-se inflamadas e engrossado.
Como resultado, as proteínas de vazar a partir dos vasos sanguíneos danificados na urina (proteinia). Para muitos, a perda destas proteínas, eventualmente, faz com que os sinais e sintomas conhecidos como síndrome nefrótica.
Nos casos leves, Nefropatia Membranosa pode ficar melhor por conta própria, sem qualquer tratamento. Medida que a fuga de proteínas aumenta, o mesmo acontece com o risco de danos nos rins a longo prazo.
Em muitos casos, a doença acaba por conduzir a insuficiência renal. Não há cura absoluta para Nefropatia Membranosa, mas o sucesso do tratamento pode levar a remissão de proteinúria e uma boa visão de longo prazo.
Causas da Nefropatia Membranosa: Na maioria dos casos de Nefropatia Membranosa, podem ser encontradas evidências de atividade autoimune. O sistema imunológico do seu corpo confunde alguns de seus próprios tecidos como estrangeiros e os ataca com auto-anticorpos. Estes auto-anticorpos podem danificar os sistemas de filtragem do rim (glomérulos).
Às vezes, a Nefropatia Membranosa é provocada por outras causas, nomeadamente:
- Doença auto-imune, como lúpus eritematoso
- Infecção com hepatite B, hepatite C ou sífilis
- Certos medicamentos, como sais de ouro e anti-inflamatórios não esteroides
- Tumores cancerosos sólidos ou câncer de sangue
A Nefropatia Membranosa também pode ocorrer junto com outras doenças renais, como a nefropatia diabética e a glomerulonefrite rapidamente progressiva.
Sintomas da Nefropatia Membranosa: A Nefropatia Membranosa geralmente se desenvolve gradualmente, então você não pode suspeitar que algo está errado. À medida que você perde proteínas do seu sangue, pode ocorrer inchaço nas pernas e nos tornozelos, e o aumento de peso do excesso de fluido pode ocorrer. Algumas pessoas experimentam muita inchaço desde o início da doença, e outros podem não ter sintomas graves até terem doença renal avançada.
Os sinais e sintomas da Nefropatia Membranosa incluem:
- Inchaço nas pernas e nos tornozelos
- Ganho de peso
- Fadiga
- Pouco apetite
- Urina frothy
- Níveis elevados de gordura no sangue (hiperlipidemia)
- Aumento dos níveis de proteína na urina (proteinúria)
- Diminuição dos níveis de proteína no sangue, particularmente da proteína albumina
Quando consultar um médico: Se você tem sangue em sua urina, inchaço persistente em suas pernas e tornozelos, ou aumento da pressão arterial, faça uma consulta para consultar um médico.
Tratamentos para Nefropatia Membranosa: O tratamento da Nefropatia Membranosa concentra-se na abordagem da causa da sua doença e no alívio de seus sintomas. Não existe uma cura certa.
Nos casos em que a Nefropatia Membranosa é causada por uma medicação ou outra doença – como um tumor canceroso – parar a medicação ou controlar a outra doença geralmente melhora a condição.
Com Nefropatia Membranosa, você é considerado com baixo risco de desenvolver doença renal avançada nos próximos cinco anos se:
- Seu nível de proteína de urina permanece inferior a 4 gramas por dia durante seis meses
- Seu nível de creatinina no sangue permanece no intervalo normal por seis meses
Se você estiver com baixo risco de doença renal avançada, o tratamento da Nefropatia Membranosa geralmente começa com medidas conservadoras, incluindo:
- Controlando a pressão arterial com medicamentos que bloqueiam o sistema de angiotensina II, como inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA)
Diminuição do inchaço (edema) com pílulas de água (diuréticos), que ajudam a remover o sódio e a água do seu sangue. - Controlando os níveis de colesterol com medicamentos estatinas
- Diminuição do risco de coágulo sanguíneo com uma medicação anticoagulante
- Reduzindo a quantidade de sal na sua dieta.
Até 30 por cento das pessoas com Nefropatia Membranosa têm uma resolução completa dos sintomas (remissão) após cinco anos sem qualquer tratamento e 25 a 40 por cento têm uma remissão parcial. Os médicos geralmente preferem evitar o uso de drogas fortes – e seus potenciais efeitos colaterais – no início da doença, quando há uma chance de a doença melhorar sozinha.
O seu médico pode recomendar um tratamento para Nefropatia Membranosa mais intensivo à medida que aumenta a quantidade de proteína na sua urina. Quanto maior o nível de proteína, maior o risco para sua saúde:
Risco moderado: Com Nefropatia Membranosa, você é considerado com risco moderado de doença renal avançada se seu nível de proteína de urina permanecer entre 4 e 8 gramas por dia com um nível de creatinina no sangue normal ou quase normal durante seis meses de observação. Cerca de metade das pessoas com esses sinais desenvolvem doença renal grave ao longo de cinco anos.
Alto risco: Com a Nefropatia Membranosa, você é considerado em alto risco de doença renal avançada se seu nível de proteína de urina for persistentemente maior do que 8 gramas por dia durante três meses ou se sua função renal estiver abaixo do normal ou cair abaixo do normal durante o período de observação. Cerca de 3 em 4 pessoas com esses sinais apresentam alto risco de progredir para doença renal grave ao longo de cinco anos.
Para aqueles com risco moderado a alto de desenvolver doença renal avançada, o tratamento da Nefropatia Membranosa pode incluir:
Medicamentos para suprimir o sistema imunológico: Se sua proteinúria está piorando, seu médico pode prescrever uma combinação de um medicamento com corticosteroide com um medicamento de quimioterapia para suprimir seu sistema imunológico.
Alternativamente, um tipo de medicamento chamado inibidor de calcineurina pode ser administrado se você não pode tolerar ou optar por não tomar um medicamento de quimioterapia.
Esses medicamentos podem efetivamente reduzir os níveis de proteína da urina e parar o progresso em direção à insuficiência renal. Mas os medicamentos para Nefropatia Membranosa têm efeitos colaterais significativos, eles não ajudam a todos e os sintomas retornam para muitas pessoas após o término do tratamento da Nefropatia Membranosa.
Alguns dos efeitos colaterais de medicamentos de quimioterapia – como risco de câncer de bexiga, leucemia e infertilidade – podem ocorrer muitos anos depois de tomar a droga.
Se você não responder a um primeiro curso de terapia imunossupressora, ou você tem uma recaída, você pode se beneficiar de um segundo curso de tratamento.
Rituximab (Rituxan): Rituximab mostrou eficácia em pessoas que não se beneficiaram de terapia imunossupressora. A droga mata as células B no sistema imunológico – as células que produzem anticorpos que danificam os glomérulos. No entanto, o uso desta droga ainda é experimental e rituximab é caro e geralmente não é coberto pelo seguro.