Neuralgia do Trigêmeo – Causas, Sintomas e Tratamento que não devemos ignorar. Alem disso, a Neuralgia do trigêmeo é uma condição de dor crônica que afeta o nervo trigeminal, que traz sensação do seu rosto ao seu cérebro. Se você tem neuralgia do trigêmeo, mesmo a estimulação suave do seu rosto como de escovar os dentes ou colocar maquiagem pode desencadear uma sacudida de dor insidiosa.
Você pode inicialmente sofrer ataques curtos e suaves. Mas a neuralgia do trigêmeo pode progredir e provocar crises mais longas e freqüentes de dor abrasadora. A neuralgia do trigêmeo afeta as mulheres com mais freqüência do que os homens, e é mais provável que ocorra em pessoas com mais de 50 anos.
Devido à variedade de opções de tratamento disponíveis, ter neuralgia do trigêmeo não significa necessariamente que você está condenado a uma vida de dor. Os médicos geralmente podem gerenciar efetivamente a neuralgia do trigêmeo com medicamentos, injeções ou cirurgia.
Causas da Neuralgia do Trigêmeo: Na neuralgia do trigêmeo, também chamada tic douloureux, a função do nervo trigeminal é interrompida. Normalmente, o problema é o contato entre um vaso sanguíneo normal neste caso, uma artéria ou uma veia e o nervo trigeminal na base do seu cérebro. Este contato pressiona o nervo e faz com que ele funcione mal.
A neuralgia do trigêmeo pode ocorrer como resultado do envelhecimento, ou pode estar relacionada à esclerose múltipla ou a uma doença semelhante que danifica a bainha de mielina que protege certos nervos. Menos comumente, a neuralgia do trigêmeo pode ser causada por um tumor que comprime o nervo trigeminal.
Algumas pessoas podem experimentar neuralgia do trigêmeo devido a uma lesão cerebral ou outras anormalidades. Em outros casos, lesões cirúrgicas, acidente vascular cerebral ou trauma facial podem ser responsáveis pela neuralgia do trigêmeo. Os Sintomas da neuralgia do trigêmeo Pode incluir um ou mais Desses Padrões.
- Episódios de dor severa, tiroteira ou dolorida que pode se sentir como um choque elétrico;
- Ataques espontâneos de dor ou ataques desencadeados por coisas como tocar o rosto, mastigar, falar e escovar os dentes;
- Batida de dor que dura de alguns segundos a vários minutos;
- Episódios de vários ataques que duraram dias, semanas, meses ou mais algumas pessoas têm períodos em que não experimentam dor
- Constante dor, sensação de queimação que é menos intensa do que a dor do espasmo;
- Dor nas áreas fornecidas pelo nervo trigeminal, incluindo a bochecha, mandíbula, dentes, gengivas, lábios ou menos frequentemente o olho e a testa;
- Dor que afeta um lado do rosto de cada vez, embora raramente possa afetar ambos os lados do rosto;
- A dor focada em um ponto ou se espalhou por um padrão mais amplo;
- Ataques que se tornam mais frequentes e intensos ao longo do tempo;
Diagnóstico de Nevralgia do Trigêmeo: O médico poderá fazer o diagnóstico de neuralgia do trigêmeo baseando-se principalmente na descrição da dor feita pelo paciente. Para isso, ele segue três critérios principais.
- Tipo: a dor relacionada à neuralgia do trigêmeo é súbita, breve e semelhante a um choque elétrico;
- Localização: o médico poderá comprovar se trata-se mesmo de um caso de neuralgia do trigêmeo a partir das partes do rosto que são afetadas pela dor;
- Gatilhos: a dor relacionada à neuralgia do trigêmeo geralmente é causada por estimulação externa ou por simples ações do dia a dia, como comer, falar ou expor-se à brisa e ao vento;
Além disso, o especialista pode realizar muitos exames para diagnosticar a neuralgia do trigêmeo e determinar as causas subjacentes para esta condição, como:
- Exame neurológico: ao examinar o rosto do paciente, o médico é capaz de determinar exatamente onde a dor está ocorrendo e, caso o diagnóstico por neuralgia do trigêmeo ser confirmado, quais ramos do nervo do trigêmeo foram afetados;
- Ressonância magnética: o médico pode pedir um exame de ressonância magnética da cabeça para determinar se a neuralgia do trigêmeo é causada por algum problema mais grave, como esclerose múltipla ou um tumor;
O diagnóstico preciso é essencial para neuralgia do trigêmeo, pois a dor facial pode ser causada por diversas condições. Caso seja necessário, o médico solicitará alguns exames complementares para descartar outras possíveis causas.
Tratamento de Nevralgia do Trigêmeo: O tratamento para neuralgia do trigêmeo geralmente começa com o uso de medicamentos anticonvulsivos e antiespasmódicos. Em muitos casos, não é necessário tratamento adicional.
No entanto, ao longo do tempo, algumas pessoas com essa condição podem parar de responder aos medicamentos ou, então, passam a ter efeitos colaterais desagradáveis. Para essas pessoas, injeções e cirurgia podem ser opções viáveis.
Agora, se a neuralgia do trigêmeo for causada por outro problema mais grave, o médico deverá tratar a doença subjacente específica.