Neuroblastoma – O que é, Causas e Tratamentos que não devemos ignorar. Além disso, a Neuroblastoma é um tipo raro de câncer que afeta principalmente bebês e crianças pequenas. Desenvolve-se a partir de células nervosas especializadas (neuroblastos) deixadas por trás do desenvolvimento de um bebê no útero. O Neuroblastoma que ocorre com maior frequência em uma das glândulas adrenais situada acima dos rins, ou no tecido nervoso que corre ao longo da medula espinhal no pescoço, tórax, barriga ou pelve.
Pode se espalhar para outros órgãos como a medula óssea, osso, linfonodos, fígado e pele. Isso afeta cerca de 100 crianças por ano no Reino Unido e é mais comum em crianças menores de cinco anos. A causa é desconhecida. Existem casos muito raros em que as crianças da mesma família são afetadas, mas geralmente o Neuroblastoma não é administrado em famílias. Então, confira agora Neuroblastoma – O que é, Causas e Tratamentos:As Principais Causas da Neuroblastoma: As causas da maioria dos Neuroblastoma são desconhecidas. Mas os pesquisadores descobriram diferenças importantes entre as células do Neuroblastoma e os neuroblastos normais a partir dos quais eles se desenvolvem. Eles também encontraram diferenças entre os Neuroblastomas que tendem a responder ao tratamento e aqueles com pior prognóstico. Estas diferenças são úteis na escolha do melhor tratamento para alguns pacientes.
As células nervosas e as células da região medular da glândula suprarrenal se desenvolvem a partir das células do feto denominadas neuroblastos. Os Neuroblastomas se desenvolvem quando os neuroblastos fetais normais não se tornam células nervosas maduras ou células da medula suprarrenal, e mesmo assim continuam a crescer e a se dividir.
Os Principais Sintomas da Neuroblastoma: Os sintomas do Neuroblastoma variam dependendo de onde o câncer é e se ele se espalhou. Os primeiros sintomas podem ser vagos e difíceis de detectar e podem ser facilmente confundidos com as condições de infância mais comuns.
Os Sintomas Podem Incluir:
- Uma barriga dolorida inchada, às vezes em associação com constipação e dificuldade em urinar:
- Falta de ar e dificuldade em engolir:
- Um nódulo no pescoço:
- Pedaços azulados na pele e contusões, particularmente ao redor dos olhos:
- Fraqueza nas pernas e uma caminhada instável, com entorpecimento na parte inferior do corpo, constipação e dificuldade em urinar:
- Fadiga, perda de energia, pele pálida, perda de apetite e perda de peso:
- Dor óssea, irritabilidade leve e geral:
- Raramente movimentos musculares oculares e musculares:
Tratamento e Perspectivas Para Neuroblastoma: Os principais tratamentos para Neuroblastoma são:
- Cirurgia para remover o câncer – às vezes isso pode ser tudo o que é necessário:
- Quimioterapia (onde a medicação é usada para matar células cancerosas) – este pode ser o único tratamento necessário ou pode ser administrado para encolher o câncer antes da cirurgia:
- Radioterapia (onde a radiação é usada para matar células cancerosas) – isso às vezes pode ser usado após a cirurgia para destruir as células cancerosas restantes na área afetada:
- Quimioterapia de alta dose seguida de um transplante de células estaminais – onde as células-tronco do seu filho são coletadas, congeladas e armazenadas antes da quimioterapia intensiva, e são devolvidas a elas posteriormente:
- Imunoterapia – onde é administrada uma medicação que direcione diretamente as células do Neuroblastoma, embora isso não seja usado rotineiramente ainda:
Alguns bebês e bebês com menos de 18 meses de idade, com qualquer etapa L1 ou Ms Neuroblastoma que não apresentam sintomas podem não precisar de nenhum tratamento, pois o câncer às vezes pode desaparecer por conta própria.