Neuropatia Diabética – O que é, Causas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Neuropatia Diabética é uma complicação grave e comum de diabetes tipo 1 e tipo 2. É um tipo de dano nervoso causado por altos níveis de açúcar no sangue descontrolados. Você não pode inicialmente apresentar quaisquer sintomas. A condição geralmente se desenvolve lentamente, às vezes ao longo de várias décadas.
Se você tem diabetes e está passando por entorpecimento, formigamento, dor ou fraqueza de suas mãos ou pés, fale com o seu médico. Estes são os primeiros sintomas da neuropatia periférica. Nos casos de neuropatia periférica grave ou prolongada, você pode sofrer lesões ou infecções em suas extremidades.
Em alguns casos, estes podem levar à amputação. Os danos a outros nervos do corpo podem causar outros sintomas. É por isso que é importante monitorar regularmente seus níveis de açúcar no sangue e entrar em contato com seu médico se tiverem sintomas de neuropatia.
Sintomas da Neuropatia Diabética: É comum que os sintomas da Neuropatia Diabética aparecem gradualmente. Em muitos casos, o primeiro tipo de dano nervoso a ocorrer envolve os nervos dos pés. Isso pode levar a sintomas como a sensação de pinos e agulhas em seus pés.
Os sintomas variam dependendo dos nervos afetados. Os sinais e sintomas comuns da Neuropatia Diabética incluem:
- Sensibilidade ao toque
- Perda de senso de toque
- Dificuldade de coordenação ao caminhar
- Dormência ou dor nas extremidades
- Fraqueza muscular ou desperdício
- Náusea e indigestão
- Diarreia ou constipação
- Tonturas ao se deparar
- Suor excessivo
- Secura vaginal em mulheres e disfunção erétil em homens
Os sintomas podem variar de acordo com o tipo de neuropatia que você está enfrentando.
Causas da Neuropatia Diabética: A Neuropatia Diabética é causada por altos níveis de açúcar no sangue sustentados durante um longo período de tempo. Outros fatores podem levar ao dano nervoso, como:
- Danos aos vasos sanguíneos, tais como danos causados por níveis elevados de colesterol
- lesões mecânicas, como lesões causadas pela síndrome do túnel do carpo
- Fatores de estilo de vida, como fumar ou usar álcool
Baixos níveis de vitamina B-12 também podem levar à neuropatia. Metformina ( Glucophage ), um remédio comum usado para administrar os sintomas do diabetes, pode causar menores níveis de vitamina B-12. Converse com seu médico se estiver preocupado com a deficiência de vitaminas. Um exame de sangue simples pode identificar eventuais deficiências vitamínicas.
Diagnósticos da Neuropatia Diabética: Seu médico e equipe de saúde pode ajudar a diagnosticar e tratar os problemas de nervos que você esteja experimentando. Durante sua consulta, seu médico perguntará sobre seus sintomas e histórico médico. Você também terá um exame físico.
Durante o exame físico, seu médico verificará seus reflexos e nível de sensibilidade para vibração, temperatura e toque. Eles também verificarão sua freqüência cardíaca, pressão arterial e tônus muscular.
Seu médico pode fazer um teste de filamento para testar a sensibilidade em seus pés. Durante este teste, seu médico usará uma fibra de nylon para verificar seus membros por qualquer perda de sensação. Um diapasão pode ser usado para testar seu limite de vibração. Seu médico também pode testar seus reflexos de tornozelo.
Tratamentos da Neuropatia Diabética: Não há cura para a Neuropatia Diabética, mas o tratamento pode retardar a progressão da condição. O tratamento também pode ajudá-lo a gerenciar sintomas, como dor e indigestão.
Desacelerar o Progresso da Doença: Manter seus níveis de açúcar no sangue dentro de um intervalo saudável pode retardar a progressão da neuropatia. Também pode aliviar alguns sintomas. Parar de fumar e exercer regularmente também pode ser parte de um plano de tratamento abrangente.
Sempre fale com seu médico ou equipe de saúde antes de começar uma nova rotina de fitness.
Gestão da Dor: Medicamentos podem ser usados para tratar dor causada por Neuropatia Diabética. Converse com seu médico sobre os medicamentos disponíveis e seus possíveis efeitos colaterais. Você também pode querer considerar terapias alternativas, como a acupuntura. Algumas pessoas acham que as terapias alternativas proporcionam algum alívio quando usadas em conjunto com medicação.
Gerenciar Complicações: Se você tiver problemas com a digestão como resultado de sua neuropatia, seu médico pode sugerir que você coma pequenas refeições com mais freqüência e limite a quantidade de fibra e gordura em sua dieta.
Se você é uma mulher que sofre de secura vaginal, seu médico pode dar-lhe lubrificantes. Se você é um homem com disfunção erétil, eles podem prescrever medicamentos para gerenciar seus sintomas.
Prevenções da Neuropatia Diabética: A Neuropatia Diabética é evitável se você gerencia seus níveis de açúcar no sangue adequadamente. Para fazer isso, seja consistente em:
- Monitorar seus níveis de glicose no sangue
- Tomar seus medicamentos conforme prescrito
- Gerenciar sua dieta
- Ser ativo
Manter seu diabetes sob controle é a melhor maneira de prevenir a Neuropatia Diabética. Se você desenvolver Neuropatia Diabética, trabalhe em estreita colaboração com seu médico e siga suas recomendações para gerenciar e retardar a progressão de sua condição. Isso pode ajudá-lo a reduzir o dano aos seus nervos.