Nevralgia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos mais indicados para esta doença. Além disso, a Nevralgia, que também pode ser chamada de neuralgia, é conhecida pela dor intensa, incessante e aguda que pode ocorrer em um ou em mais nervos do corpo humano.
Essa dor ocorre por conta de irritações ou danos que acontecem nos nervos que causam a Nevralgia. A Nevralgia pode ser caracterizada em duas formas: a central e a periférica. A primeira acomete a medula espinhal ou cerebral, enquanto a segunda ocorre nas áreas em torno (periferia) das centrais.
O que é : Chama-se Nevralgia (ou neuralgia) a um conjunto de sintomas dolorosos associados a lesões de nervos periféricos, entre os quais predomina uma dor aguda, intensa e incessante que é sentida ao longo do trajeto do nervo periférico envolvido e que ocorre devido a irritações ou danos a esse nervo.
É uma dor aguda localizada no trajeto de um nervo, causada por irritação do nervo devido a pancadas ou falta de circulação sanguínea. A dor é um dos sintomas mais desconfortáveis e incapacitantes que se tem conhecimento.
Ela traz sofrimento físico e psicológico levando a imediata mudança de comportamento, protegendo o indivíduo em algumas situações, mas trazendo impacto na qualidade na qualidade de vida em outros.
Tipos: Há possíveis mecanismos causadores dessa dor: Mal funcionamento dos acessos ao canal iônico, ou seja, as fibras nervosas tornam-se Nevralgia funcionalmente sensíveis demais, criando sinais ectópicos. Os tipos de dor causadas pela Nevralgia podem ser:
- Nevralgia central: Onde o foco da dor se encontra na medula espinhal ou cerebral.
- Nevralgia periférica: Como o nome já diz, ocorre nas áreas periféricas das centrais.
Existem diversos tipos de Nevralgias que podem acometer as pessoas as Nevralgias mais comuns são:
- Nevralgia occipital;
- Nevralgia pós- herpética;
- Nevralgia glossofaríngea;
- Braquialgia (dos membros superiores);
- Nevralgia do trigêmeo (ou facial);
- Nevralgia do nervo ciático;
- Costalgia (na área das costelas).
Causas: Todas as causas que irritem os nervos periféricos podem causar Nevralgia (irritação química, infecções, medicamentos, doenças como a porfiria, pressões internas ou externas sobre os nervos, trauma, etc.), mas a Nevralgia pós-herpética e a neuralgia do trigêmeo são os dois tipos mais comuns.
No caso da Nevralgia do trigêmeo, a causa do problema está ligada quase sempre a uma compressão da raiz do nervo. Outras vezes as dores são devido à desmielinização do nervo (o nervo perde a sua “capa” externa de proteção). Mais raramente as causas da Nevralgia são tumorações ou problemas arteriais.
As Nevralgias são mais comuns em idosos, mas podem ocorrer em qualquer idade. As Nevralgias herpéticas e infecciosas acontecem com maior frequência em pessoas imunodeprimidas.
Dentre as possíveis causas de Nevralgia, estão:
- Uso de alguns medicamentos;
- Diabetes;
- Insuficiência renal crônica;
- Em muitos casos, a causa da Nevralgia é desconhecida;
- Porfiria;
- Pressão nos nervos por ossos, ligamentos, vasos sanguíneos ou tumores próximos;
- Trauma (incluindo cirurgia);
- Infecções, como herpes zoster, HIV, doença de Lyme e sífilis.
Sintomas: Os principais sintomas são dores constantes e, quando tocadas, pioram. Além disso, há a sensação de queimação. O nervo afetado se torna mais sensível, causando fraqueza ou até mesmo paralisia dos músculos inervados pelo nervo afetado.
Dependendo do nervo, dores nos dentes, na testa e até mesmo no globo ocular podem surgir. Os sintomas abaixo são os mais comuns de surgirem:
- Ausência de lesão visível no local da dor;
- Ausência da sudorese;
- Perda de massa muscular;
- Dor em choques/fincada/queimação;
- Resposta ruim aos analgésicos;
- Inchaço;
- Dor aguda e intensa;
- Perda de reflexos tendinosos;
- Sensibilidade aumentada;
- Vermelhidão.
Tratamentos: O tratamento depende muito da causa do problema. De modo geral as Nevralgias não respondem bem aos analgésicos e anti-inflamatórios comuns. Como a natureza do sintoma é neurológica, os medicamentos devem ser específicos para agir no próprio nervo, seja para prevenir, seja para remediar a dor após o seu início.
Quando a causa é determinada o tratamento deve ser movido para a causa do problema. Existem opções de cirurgia em casos selecionados, principalmente nas compressões. O ideal é uma avaliação com especialista para personalizar o melhor tratamento caso a caso.
O objetivo do tratamento para a Nevralgia é a reversão do quadro e o controle da dor. Conforme a causa, um tratamento específico é administrado. Se não houver a descoberta da causa, a situação por si pode vir a melhorar e até desaparecer com o tempo.
Por vezes se faz necessária a intervenção cirúrgica para a desobstrução de algum elemento ou fator que esteja provocando alguma pressão sobre o nervo, ossos, ligamentos, vasos sanguíneos ou até mesmo tumores que existem na área periférica.
Podem ser Indicados Para Nevralgia: Analgésicos de venda livre; analgésicos narcóticos para o alívio de dores muito intensas; anticonvulsivos; antidepressivos; cremes tópicos. injeções locais para alívio da dor; fisioterapia; ablação com radiofrequência, calor, balão de compressão; injeção para diminuir a sensibilidade local. Outras alternativas como o estímulo do córtex motor (MCS). Um eletrodo é colocado sobre uma parte do cérebro e conectado a um gerador de pulsos sob a pele.