A nicotinamida pode ser tomada pela ingestão de alimentos ricos em niacina, como aves, carne bovina, peixe e cereais fortificados, ou tomando um suplemento de niacina.
Além disso, a nicotinamida desempenha um papel essencial na produção de energia e na síntese de nutrientes. Aliás, também pode desempenhar um papel na prevenção do diabetes tipo 1 e alguns tipos de câncer.
A molécula e sua importância biológica foram descobertas no início do século passado durante os estudos dedicados ao cuidado e prevenção da pelagra. Doença causada pela má ou não absorção de ácido nicotínico (ou vitamina PP) e triptofano.
Assim, a patologia que se origina dessa deficiência é grave e, se não tratada adequadamente, pode ser fatal. Ele se manifesta com o quadro característico dos três D: demência, dermatite e diarreia.
O que é nicotinamida?
Talvez você a conheça pelo nome de vitamina B3 – é um ingrediente revolucionário no cuidado da pele e, graças aos seus muitos benefícios clinicamente comprovados, ajuda a dar à sua pele uma aparência visivelmente mais jovem.
A nicotinamida, sintetizada minimamente pelo triptofano (aminoácido essencial), vem principalmente da comida e participa de numerosas funções orgânicas e metabólicas. É decerto um mecanismo essencial de produção de energia porque está envolvido na degradação e transformação de nutrientes.
Ela também favorece a formação de células sanguíneas que contribuem para o transporte de oxigênio para as células. Conquanto a vitamina controla a síntese de hormônios, o funcionamento do sistema digestivo e a produção de neurotransmissores.
vitamina B3 é um excelente aliado para a saúde da pele, melhora a memória e também parece ser eficaz no tratamento da ansiedade. Assim, a vitamina B3 previne doenças cardiovasculares, aumentando a taxa de colesterol HDL e reduzindo os níveis de colesterol ruim no sangue, melhorando a circulação.
Para que serve a nicotinamida?
A nicotinamida traz inúmeros benefícios à sua pele, com isso, veja a seguir suas principais funções:
- Ajuda a reduzir a visibilidade de pequenas rugas e sinais de envelhecimento;
- Fortalece as defesas mais externas da pele para manter a hidratação ideal;
- Ajuda a reduzir a vermelhidão e manchas na pele;
- Aumenta a reprodução de células da pele para uma pele mais radiante;
- Inibe o processo de glicação, responsável por amarelar a pele;
- Evita o aparecimento de cravos;
- Reduz a visibilidade dos poros.
Benefícios da nicotinamida para saúde
A seguir veja, uma lista de benefícios da nicotinamida.
1. Trata a artrite
É contudo, conhecida há mais de 50 anos pelos seus efeitos benéficos no tratamento da artrite. Assim, melhora a mobilidade articular e a gravidade da artrite em geral e reduz as doses de medicamentos anti-inflamatórios;
2. Melhora os níveis glicêmicos
Em diabéticos, retarda o desaparecimento de células pancreáticas que produzem insulina, previne o dano celular e melhora a regeneração, diminui os níveis de hemoglobina glicosilada, melhora os parâmetros glicêmicos. Assim, melhora o estado de pacientes alcoólicos com pancreatite crônica;
3. Trata doenças psíquicas
Tem sido usado com niacina desde 1940 para tratar várias doenças psiquiátricas, em particular, esquizofrenia;
4. Trata inflamações
É utilizado no tratamento de várias doenças inflamatórias da pele e distúrbios da pigmentação;
5. Diminui o estresse
Diminui os efeitos psicológicos do estresse e da ansiedade; representa um potencial tratamento eficaz para distúrbios comportamentais em adolescentes;
6. Aumenta energia
Ajuda a estabilizar a proporção de ATP/ADP no cérebro e, consequentemente, o nível de energia.
7. Previne o câncer
A nicotinamida também pode desempenhar um papel na prevenção do câncer. De acordo com o Instituto Linus Pauling, o NAD pode influenciar a resposta celular aos danos no DNA e ajudar a prevenir o desenvolvimento do câncer.
Contudo, o aumento das doses de niacina com antioxidantes reduziu o câncer de esôfago, garganta e boca em 40%. No entanto, mais pesquisas são necessárias para avaliar se a ingestão tem os mesmos efeitos.
Alimentos ricos em nicotinamida
A seguir veja, uma lista de alimentos ricos em nicotinamida.
Muitos alimentos são importantes fontes de nicotinamida.
- Amendoim
- Carne branca (especialmente peru)
- Carne vermelha
- Fígado bovino
- Anchovas
- Atum
- Sardinha
- Espadarte
- Salmão
- Arroz integral
- Farinha de trigo integral
- Nozes
- Feijão
- Grão-de-bico
- Brócolis
Esses alimentos são importantes fontes de nicotinamida e contribuem para diversas funções orgânicas e metabólicas, como a produção de energia e a formação de células sanguíneas123. Além disso, a nicotinamida também é encontrada em outros alimentos como abacate, tomate, ovos e cogumelos Portobello24. Incluir esses alimentos na sua dieta pode ajudar a manter níveis adequados de vitamina B3 no corpo.
Sinais de deficiência de nicotinamida
A seguir veja, uma lista sinais de deficiência de nicotinamida.
A nicotinamida, também conhecida como niacina ou vitamina B3, é essencial para a saúde e o funcionamento do corpo humano. Sua deficiência pode levar a uma série de sintomas e condições de saúde.
- Pele irritada e inflamada (Dermatite)
- Demência
- Diarréia
- Cansaço e fadiga
- Depressão
- Dor de cabeça
- Problemas digestivos
- Feridas na boca e língua inchada
- Perda de apetite
- Sensibilidade ao sol
Esses sinais podem variar em intensidade e aparecer gradualmente. A niacina é encontrada em alimentos como carnes, peixes, nozes, sementes, grãos integrais e leguminosas.
Efeitos colaterais
Embora a nicotinamida seja mais bem tolerada do que a niacina, o consumo de quantidades elevadas pode levar à toxicidade. Aliás, os sintomas de consumo excessivo incluem vômitos, náusea e hepatite. O nível de ingestão superior recomendado para nicotinamida e niacina é de 35 mg por dia.
Tomar niacina pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue e reduzir o risco de doença cardíaca. No entanto, este efeito só é encontrado quando se consome niacina, também conhecido como ácido nicotínico, e não nicotinamida.
Contraindicações
A ingestão de niacina, entretanto, é contraindicada em pacientes que tomam estatinas, drogas hipocolesterolêmicas conhecidas, em caso de redução da função hepática, úlcera e naqueles que sofrem de gota ou diabetes.
A niacina também interage com drogas bloqueadoras de beta, causando uma redução excessiva na pressão sanguínea e reduz a eficácia dos medicamentos antidiabéticos.