A nidação é a implantação do óvulo fecundado na parede uterina. Além disso, ocorre nas tubas uterinas, inicia-se a divisão celular e o embrião, chamado de zigoto nesse estágio, se move até o útero. No útero o embrião com 10. m está pronto para se fixar no endométrio, camada que recobre a parede uterina com grande concentração de progesterona.
Com a nidação se inicia a formação da placenta e a produção do hormônio gonadotrofina coriônica humana HCG, o hormônio da gravidez, e se tem a confirmação da gestação. Do momento da fecundação até o início da nidação pode transcorrer de 5 a 12 dias, variando de acordo com cada organismo, sendo o tempo comumente considerado pelos ginecologistas de sete dias. A fixação completa do embrião na parede do útero leva cerca de 13 dias.
O que é nidação?
A nidação é um estado natural, caracterizado pela implantação do embrião no útero da mulher. Ela ocorre uma semana após o período ovulatório, sendo a fase inicial da gestação. O sistema reprodutor feminino é composto pelos ovários (que geram os óvulos), as tubas uterinas (que transportam os óvulos que atravessaram a superfície do ovário até a cavidade uterina), o útero (que recebe o óvulo fecundado, propiciando-lhe as condições necessárias para seu desenvolvimento), vagina e vulva.
O útero é um órgão vazio com paredes musculares espessas. Além de abrigar o embrião, o útero possui uma passagem que permite que o espermatozoide chegue à tuba uterina. O embrião, por sua vez, corresponde à fase de desenvolvimento que dura até a 08ª semana de gestação.
Sintomas de nidação mais comuns:
Pequenos sangramentos da cor amarronzada, rosado ou aguado, durando no máximo 3 dias; sem fluxo de cor viva e intenso.
- Cólicas parecidas com as menstruais;
- Leves pontadas no baixo ventre.
Os sintomas de nidação podem aparecer entre 7 e 15 dias após o período fértil se a fecundação do óvulo aconteceu. Portanto, só se tem a nidação se o embrião se fixar e acontecer a gravidez.
Quando ocorre a nidação?
Uma vez fertilizado, o óvulo deve viajar para o útero. Esse processo leva em média de 6 a 7 dias e corresponde ao dia 20 a 24 do ciclo feminino. Durante esse período, o endométrio sofre algumas modificações que o preparam para o assentamento. Isso se deve à ação hormonal, bem como à presença na superfície do embrião de uma série de moléculas que lhe permitem aderir ao endométrio.
É essencial que durante este processo o embrião seja colocado no endométrio e penetre o mesmo atingindo os vasos sanguíneos da mãe. Nestino geralmente ocorre no aspecto posterior da cavidade uterina. Durante esse processo, não há sintoma ou desconforto que a mulher possa evidenciar.