A nifedipina pertence a um grupo de medicamentos chamados bloqueadores dos canais de cálcio. Funciona relaxando os músculos do coração e dos vasos sanguíneos. A Nifedipina é utilizada para tratar a hipertensão (tensão alta) e angina (dor no peito).
A Nifedipina também pode ser usada para fins não relacionados neste guia de medicação. Você não deve usar Nifedipina se tiver doença arterial coronariana grave ou se tiver tido um ataque cardíaco nas últimas 2 semanas.
Antes de tomar Nifedipina, informe o seu médico se você tem doença renal ou hepática, um bloqueio no trato digestivo (estômago ou intestinos), uma história de cirurgia do estômago, doença arterial coronariana, hipoatividade, diabetes ou insuficiência cardíaca congestiva.
Se você precisar de cirurgia, diga ao cirurgião antes do tempo que você está usando Nifedipina. Você pode precisar parar de usar o medicamento por um curto período de tempo. Não pare de tomar Nifedipina sem falar primeiro com o seu médico, mesmo que se sinta bem.
Parar repentinamente pode piorar sua condição. A pressão arterial elevada muitas vezes não tem sintomas. Você pode precisar usar medicação de pressão arterial para o resto da sua vida.
Como devo tomar?
Tome Nifedipina exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição. O seu médico pode, ocasionalmente, alterar a sua dose para garantir que obtém os melhores resultados. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.
Pode ser necessário tomar um comprimido de liberação prolongada com o estômago vazio. Siga as instruções do rótulo do seu medicamento para tomar este medicamento com ou sem alimentos. Não esmague, mastigue nem quebre um comprimido de liberação prolongada de Nifedipina. Engula tudo.
Sua pressão arterial precisará ser verificada com frequência e você pode precisar de outros exames de sangue no consultório do seu médico. Algumas formas de comprimido de Nifedipina são feitas com uma casca que não é absorvida ou derretida no corpo.
Se você precisar de cirurgia, diga ao cirurgião antes do tempo que você está usando Nifedipina. Você pode precisar parar de usar o medicamento pelo menos 36 horas antes da cirurgia. Você pode ter pressão arterial muito baixa enquanto estiver tomando este medicamento. Ligue para o seu médico se estiver com vômitos ou diarreia, ou se estiver suando mais do que o normal.
Se também estiver a tomar um bloqueador beta (atenolol, carvedilol, labetalol, metoprolol, nadolol, nebivolol, propranolol, sotalol e outros) não deve parar de utilizar o bloqueador beta de repente ou poderá ter problemas cardíacos graves que não serão prevenido pela Nifedipina. Siga as instruções do seu médico para reduzir a dose do seu beta-bloqueador.
Você não deve parar de usar Nifedipina de repente. Parar repentinamente pode piorar sua condição. Se você estiver em tratamento para pressão alta, continue usando este medicamento mesmo que se sinta bem. A pressão arterial elevada muitas vezes não tem sintomas. Você pode precisar usar medicação de pressão arterial para o resto da sua vida.
Dosagem:
Confira a seguir a dosagem recomenda de Nifedipina:
Dose Adulta Usual de Nifedipina Para Hipertensão:
Dose inicial:
- Comprimidos de libertação prolongada: 30 a 60 mg por via oral uma vez por dia A.
- dose pode ser aumentada gradualmente a cada 7 a 14 dias.
Dose máxima:
- Adalat (R) CC: 90 mg / dia
- Procardia XL (R): 120 mg / dia
Dose Adulta Usual Para a Profilaxia da Enxaqueca:
Dose inicial:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Comprimidos de libertação prolongada: 30 mg por via oral uma vez por dia
- Cápsulas de libertação imediata: 10 mg por via oral 3 vezes ao dia
Dose Adulta Usual de Nifedipina Para Profilaxia da Angina de Peito:
Dose inicial:
- Comprimidos de libertação prolongada: 30 a 60 mg por via oral uma vez por dia
- Cápsulas de libertação imediata: 10 mg por via oral 3 vezes por dia A
- Dose pode ser aumentada gradualmente de 7 em 7 a 14 dias.
Dose de manutenção:
- Cápsulas de libertação imediata: 10 a 30 mg por via oral 3 a 4 vezes por dia
Dose máxima:
Comprimidos de libertação prolongada:
- Adalat (R) CC: 90 mg / dia
- Procardia XL (R): 120 mg / dia
- Cápsulas de libertação imediata: 180 mg / dia
Dose Adulta Usual Para Insuficiência Cardíaca Congestiva:
Dose inicial:
- Procardia XL (R): 30 a 60 mg por via oral uma vez ao dia
- Adalat (R) CC: 30 mg por via oral uma vez ao dia
Dose Adulta Usual de Nifedipina Para Trabalho de Parto Prematuro:
As propriedades tocolíticas da Nifedipina foram avaliadas em vários estudos. As doses utilizadas nestes estudos variaram de 10 a 40 mg como dose inicial “uma vez”. Dosagens subseqüentes variaram de 10 a 20 mg a cada 6 a 8 horas, conforme necessário, e toleradas para retardar o parto.
Dose Pediátrica Usual Para Emergência Hipertensiva:
Crianças:
- Cápsulas de libertação imediata: 0,25 a 0,5 mg / kg / dose (máximo 10 mg / dose) repetidas a cada 4 a 6 horas, se necessário.
- Dose máxima: 1 a 2 mg / kg / dia
Doses iniciais inferiores ou iguais a 0,25 mg / kg / dose pode resultar em uma redução menos dramática da pressão arterial e ser mais seguro do que doses iniciais maiores. Alguns centros usam doses iniciais de 0,1 mg / kg / dose.
Dose Pediátrica Usual Para Hipertensão:
Comprimidos de libertação prolongada:
Crianças:
- 0,25 a 0,5 mg / kg / dia em 1 a 2 doses divididas; dose deve ser titulada para o efeito.
Dose máxima:
- 3 mg / kg / dia até 120 mg / dia (ou 180 mg / dia em alguns centros).
Adolescentes:
- Dose inicial: 30 mg por via oral uma vez ao dia.
Dose Pediátrica Usual Para Cardiomiopatia Hipertrófica:
Crianças:
- 0,6 a 0,9 mg / kg / 24 horas em 3 a 4 doses divididas.
O que acontece se eu perder uma dose?
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose em falta se já estiver quase na hora da próxima dose agendada. Não tome remédio extra para compensar a dose esquecida.
O que devo evitar tomando a nifedipina?
Toranja e sumo de toranja podem interagir com Nifedipina e levar a efeitos colaterais indesejados. Discuta o uso dessa fruta com o seu médico. Evite levantar-se muito rápido de uma posição sentada ou deitada, ou você pode se sentir tonto. Levante-se devagar e mantenha-se firme para evitar uma queda.
Contra indicações:
Não deve tomar este medicamento se for alérgico à Nifedipina, se sofrer de doença coronária grave ou se tiver tido um ataque cardíaco nas últimas 2 semanas. Para se certificar de que a Nifedipina é segura para si, informe o seu médico se tiver:
- DPOC grave (doença pulmonar obstrutiva crónica);
- Doença renal;
- Insuficiência cardíaca congestiva; ou
- Se você tomar outros medicamentos.
Especialmente um antibiótico ou antifúngico, um antidepressivo, um remédio para pressão arterial ou cardíaca ou medicamentos para tratar HIV / AIDS ou hepatite C. Não se sabe se a Nifedipina irá prejudicar o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar enquanto estiver a utilizar este medicamento.
A Nifedipina pode passar para o leite materno e prejudicar o bebê em amamentação. Informe o seu médico se estiver a amamentar um bebé. O comprimido de Nifedipina de libertação prolongada pode conter lactose. Converse com seu médico antes de usar esta forma de Nifedipina se tiver intolerância à galactose, ou problemas graves com a lactose (açúcar do leite).
Efeitos colaterais:
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver algum sinal de reação alérgica à Nifedipina: urticária; dificuldade respiratória; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta. Ligue para o seu médico imediatamente se você tiver:
- Agravamento da angina;
- Tontura, como se você fosse desmaiar;
- Batimentos cardíacos tremulando em seu peito;
- Dor no peito ou sensação de peso;
- Dor espalhando-se no maxilar ou no ombro;
- Náuseas, sudorese, mal-estar geral;
- Inchaço nos seus tornozelos ou pés;
- Dor de estômago superior, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos).