Nimesulida: Como usar, para que serve e efeitos colaterais. Além disso, A nimesulida é um anti-inflamatório e analgésico indicado para aliviar vários tipos de dor, inflamação e febre, como dor de garganta, dor de cabeça ou dores menstruais, por exemplo.
Este remédio pode ser comprado sob a forma de comprimidos, cápsulas, gotas, granulado, supositórios ou pomada, e não pode ser usado como anti-inflamatório infantil, porque é contraindicado para menores de 12 anos.
O medicamento é muito conhecido com o nome de Cimelide, mas também pode ser comprado nas farmácias com os nomes comerciais Nimesubal, Nisulid, Arflex ou Fasulide, sendo produzido por laboratórios como Cimed, Sandoz, EMS ou Sigma Pharma.
A nimesulida não é um antibiótico e por isso não é indicada para tratar infecções, como a infecção urinária ou de garganta, por exemplo. Além disso, nenhum medicamento deve ser tomado sem orientação médica.
Como funciona a nimesulida e para que serve?
A nimesulida contém a substância cicloxigenase-2 que contribui para fazer a síntese de prostaglandinas relacionadas às inflamações. O medicamento também age no sistema nervoso central, anestesiando as partes cerebrais responsáveis pelo alerta de dor.
Esse remédio também é responsável por inibir a produção de radicais livres provenientes de inflamações. Além disso, é um medicamento que acumula menos substâncias nos rins, ao contrário da maioria das substâncias da mesma categoria, o que faz com que contenha menos riscos e efeitos colaterais, porém pacientes com insuficiência renal ainda devem consultar o médico para verificar qual a primeira opção de tratamento.
Além disso, a nimesulida dá efeitos muito mais rápidos que outros anti-inflamatórios. Em adultos a dor é amenizada dentro de uma média de 15 minutos após a administração do medicamento, outros remédios podem demorar de 30 a 40 minutos para iniciar os efeitos analgésicos.
Nimesulida é indicado para casos de:
- Inflamações, principalmente para inflamações de dente;
- Irritações na garganta ou dor de garganta;
- Dores de cabeça;
- Dores de dente;
- Aliviar cólicas renais;
- Fortes cólicas menstruais;
- Dores de ouvido;
- Febre;
- Aliviar os sintomas da gripe;
- Osteoartrite;
- Dismenorreia primária.
O nimesulida e todos os seus outros possíveis nomes está disponível em farmácias, para comprá-lo não é preciso de receita médica, já que é um anti-inflamatório.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Posologia do nimesulida:
- Nimesulida comprimidos: A dose recomendada é de 50 a 100 mg, o que equivale a 1/2 a 1 comprimido respetivamente, duas vezes ao dia, podendo alcançar até 200 mg duas vezes ao dia.
- Nimesulida gotas: Cada gota contém 2,5 mg de nimesulida. Administrar 1 gota, o que equivale a 2,5 mg por kg de peso, duas vezes ao dia, diretamente na boca da criança ou, se preferir, diluída em um pouco de água com açúcar. Aconselha-se administrar nimesulida após as refeições.
- Nimesulida gel dermatológico: A nimesulida gel dermatológico é para uso no local e deve-se aplicar uma camada fina sobre o local afetado duas a três vezes ao dia, massageando levemente até que a cor do medicamento desapareça. A duração do tratamento é de 7 a 15 dias.
Como tomar a nimesulida?
Por ser um remédio forte, a nimesulida deve ser tomado após as refeições, para evitar problemas nos estômago e fígado. Também é indicado que não se ultrapasse o limite de 400mg por dia. Ou seja, 4 comprimidos de 100mg. A forma de tomar vai depender do grau da sua inflamação e da quantidade de dor que está sentindo.
Em casos mais leves, são tomados 2 comprimidos por dia, de 12 em 12 horas. Em casos mais graves pode-se chegar aos de 8 em 8 horas e, até mesmo, de 6 em 6 horas. Além do comprimido, existem a nimesulida em comprimido dissolvido em água, em sachê granulado e em supositório. Todos eles seguem a mesma orientação do comprimido comum.
Efeitos colaterais da nimesulida:
Em casos raros, ele pode causar urticária, coceira, náusea, dor no estômago, perda de apetite, urina de cor mais escura, prisão de ventre, gases, suor, diarreia, tontura, vertigens e até mesmo aumento da pressão arterial. Esses efeitos são muitos raros de acontecer, normalmente só existem em casos de superdosagem ou de pessoas que fazem muito constante do medicamento. Além disso, a nimesulida, assim como qualquer outro remédio, deve ser tomado apenas durante o tratamento da doença. Após isso, é necessário que o paciente pare de ingerir as pílulas imediatamente.
Além dos efeitos colaterais, a nimesulida também tem contraindicações. Se a pessoa tiver alergia ao ácido acetilsalicílico ou a outros componentes anti-inflamatórios não esteroides, é melhor não tomar o medicamento.
Ele também precisa ser evitado por pessoas que tenham problemas intestinais graves, como úlceras e hemorragias. Além disso, grávidas e lactantes só podem ingerir o remédio com orientação médica.
Crianças apenas depois dos 12 anos, para elas existem outros medicamentos que fazem efeito parecido e são próprio para os pequenos. Nas primeiras horas após a aplicação não se deve lavar o local. O nimesulida gel dermatológico é para uso externo e não deve ser ingerido.