Nistagmo – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, o Nistagmo é uma problema ocular em que ocorrem movimentos repetitivos e involuntários dos olhos. Os movimentos podem ser tanto no sentido vertical, horizontal ou circular. Eles dificultam a visão, principalmente, o foco de algum objeto ou coisa, além de causar, muitas vezes, desequilíbrio, náuseas e vertigem.
O Nistagmo pode atingir os dois olhos ou apenas um e é quase que incontrolável. São encontrados duas formas do transtorno: a primeira chamada de Nistagmo infantil e a segunda de Nistagmo adquirido.
Essa segunda forma da doença pode ser um sinal de uma doença mais perigosa, como é o caso do traumatismo craniano, AVC, ou de toxidade, que se relaciona ao uso de drogas. É por isso que quando sentimos alguns sintomas dessa disfunção ocular, devemos ir ao oftalmologista e à profissionais especializados.
Causas do Nistagmo: O Nistagmo é causado por um problema neurológico que está presente no nascimento ou se desenvolve na primeira infância. O Nistagmo adquirido, que ocorre mais tarde na vida, pode ser o sintoma de outra condição ou doença, como acidente vascular cerebral, esclerose múltipla ou trauma.
Outras causas do Nistagmo incluem:
- Falta de desenvolvimento do controle normal do movimento ocular no início da vida;
- Albinismo;
- Erro de refração muito alto, por exemplo, miopia ou astigmatismo;
- Catarata congênita;
- Inflamação da orelha interna;
- Medicamentos como medicamentos anti-epilepsia;
- Doenças do sistema nervoso central.
Sintomas do Nistagmo: O principal sintoma do Nistagmo é o movimento rápido dos olhos que não pode ser controlado. Normalmente, o movimento está lado a lado. Também pode ser para cima e para baixo ou circular. O movimento pode variar entre lento e rápido, e geralmente acontece em ambos os olhos.
Além do movimento rápido dos olhos, os sintomas do Nistagmo incluem:
- Sensibilidade à luz;
- Tontura;
- Dificuldade em ver no escuro;
- Problemas de visão;
- Segurando a cabeça em uma posição girada ou inclinada;
- A sensação de que o mundo está tremendo.
Diagnósticos do Nistagmo: O diagnóstico do Nistagmo pode ser feito através de uma análise ocular abrangente. Testar o Nistagmo, com ênfase especial em como os olhos se movem, pode incluir:
História do paciente para determinar os sintomas que o paciente está enfrentando e a presença de problemas de saúde gerais, medicações tomadas ou fatores ambientais que possam estar contribuindo para os sintomas.
- Medições de acuidade visual para avaliar em que medida a visão pode ser afetada.
- Uma refração para determinar a potência adequada da lente necessária para compensar qualquer erro de refração (miopia, hipermetropia ou astigmatismo).
- Testando como os olhos se concentram, se movem e trabalham juntos.
Para obter uma imagem clara e única do que está sendo visto, os olhos devem efetivamente mudar o foco, mover e trabalhar em uníssono. Este teste procurará problemas que afetem o controle de movimentos oculares ou tornam difícil usar ambos os olhos juntos.
Uma vez que o Nistagmo é muitas vezes o resultado de outros problemas de saúde subjacentes, o seu optometrista pode encaminhá-lo ao seu médico de cuidados primários ou a outro especialista médico para novos testes. Usando a informação obtida a partir do teste, o seu optometrista pode determinar se você possui Nistagmo e aconselhá-lo sobre as opções de tratamento.
Tratamentos Para Nistagmo: Enquanto os óculos e as lentes de contato não corrigem o próprio Nistagmo, podem às vezes melhorar a visão. O uso de livros de grande porte, dispositivos de aumento e iluminação aumentada também podem ser úteis.
Alguns tipos de Nistagmo melhoram ao longo da infância. Raramente, a cirurgia é realizada para mudar a posição dos músculos que movem os olhos. Embora esta cirurgia não cure o Nistagmo, isso pode reduzir o quanto uma pessoa precisa virar a cabeça para uma melhor visão.
Se outro problema de saúde está causando o Nistagmo, seu optometrista freqüentemente trabalhará com seu médico de cuidados primários ou com outros especialistas médicos para tratar essa causa subjacente.