A noz da índia é uma castanha usada milenarmente pela medicina homeopática oriental para tratar vários problemas gastrointestinais. Seu óleo possui propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e emolientes e é tradicionalmente usado no tratamento de diferentes doenças e para a saúde da pele e dos cabelos. Em algumas partes do mundo, a noz da índia é usada na culinária.
Nas últimas décadas, no entanto, esta semente tem sido amplamente explorada como um poderoso emagrecedor natural com poder para perder peso e queimar gordura rapidamente. Sua vendas dispararam em quase todo mundo. Algumas pesquisas alertam, no entanto, que o seu consumo pode ser potencialmente perigoso para a saúde.
A Noz contêm substâncias tóxicas como saponinas e forbol e o seu consumo cru ou em grandes quantidades pode causar efeitos colaterais como diarreia, vômitos violentos, suor excessivo e fortes cólicas estomacais.
Propriedades da noz da índia:
A noz da índia contém muitos saponinos, flavonoides e polifenóis, substâncias comprovadamente benéficas para a saúde, mas que possuem variações que podem ser altamente tóxicas dependendo da quantidade e da forma como são consumidas. Ela contém proteínas, gorduras e carboidratos, além dos minerais: potássio, fósforo, magnésio, ferro, zinco, cobre e selénio. O cálcio é o mineral dominante na noz da índia.
Pesquisas que defendem os Benefícios da noz da índia como substância emagrecedora afirmam que aproximadamente 50% da castanha é gordura insaturada, capaz de reduzir os níveis de LDL e de prevenir coágulos sanguíneos que causam ataques cardíacos e derrames.
Para que serve?
As pessoas que utilizam da noz da índia dizem que ela não só emagrece, mas tem muitos outros benefícios, sendo este o motivo pelo qual tem sido muito consumida de uns anos para cá. E alguns desses outros benefícios são:
- Diminuição da celulite;
- Limpeza do organismo;
- Diminui a cada de cabelo;
- Diminui o apetite.
Além de muitos outros benefícios. Porém temos que lembrar que cada organismo é de um jeito, ou seja, você não necessariamente vai ter os mesmos benefícios que outras pessoas. Hoje em dia existem várias formas dessa semente no mercado, o mais indicado é a semente inteira e sem manchas.
Noz da índia emagrece mesmo?
Primeiramente é preciso alertar que existem muitos produtos sendo comercializados atualmente como noz da índia, porém existe um deles que é muito tóxico para o organismo. Essa noz falsa possui o nome de Thevetia peruviana e quando associada com determinados medicamentos pode acabar gerando graves consequências para a saúde, levando até mesmo à morte.
A verdadeira noz da índia tem a cor esbranquiçada, a casca aveludada e felpuda com um pequeno talo na ponta. Esse é o verdadeiro produto que oferece o benefício do emagrecimento e age diretamente na gordura localizada, evitando ainda que a gordura dos alimentos se acumulem no tecido adiposo. Dessa forma, a gordura que não foi armazenada acaba sendo eliminada nas fezes.
Noz da índia é toxica?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a venda da noz da índia, mas muitas pessoas acabam encontrando a semente pela internet. De acordo com o órgão de saúde, a noz da índia é tóxica quando consumida oralmente, e seu uso pode levar ao óbito.
Além de diarreia e aumento da frequência urinária, a ingestão de noz da índia faz mal porque pode causar intoxicação grave, uma vez que a planta contém toxialbumina e saponina, dois princípios ativos tóxicos.
Mas os asiáticos não utilizam a semente para curar uma série de problemas de saúde? Na realidade, a medicina ayurvédica propõe o uso das sementes cozidas, e ainda sim em pequena quantidade. Para as condições de pele e tratamento do cabelo o uso é tópico, através da aplicação do óleo diretamente sobre a área a ser tratada.
Já no Brasil as pessoas têm consumido a semente crua – e muitas vezes em grande quantidade – para acelerar a perda de peso. Quando utilizada desta maneira, a noz da índia pode levar à morte.
Como usar a noz da índia?
Ela se parece com a macadâmia, e é vendida em saquinhos com 8, 12, 30 ou mais unidades. A recomendação de uso é de 1/8 ou 1/4 da semente, tomada diariamente com bastante água.
Efeitos colaterais:
Como pouco se sabe sobre o uso da semente ainda crua, os efeitos colaterais conhecidos até o momento são de fato relatos de quem já utilizou o alimento para emagrecer.
De acordo com os usuários da semente, os efeitos colaterais mais comuns são:
- Forte diarreia;
- Flatulência;
- Dores de estômago;
- Inchaço nas pernas;
- Enjoo;
- Taquicardia;
- Problemas respiratórios;
- Desidratação;
- Dor de cabeça.
Como é diurética, a noz da índia também pode causar dores musculares, hipotensão (pressão baixa) e sensação de fadiga.