O que comer para impulsionar o sistema imunológico nesse período que estamos todos em casa e combater possíveis doenças que podem prejudicar seu bem estar. Alem disso, os probióticos são considerados as bactérias “boas” em seu intestino. Esses microrganismos vivos benéficos são a primeira linha de defesa para qualquer coisa que você ingere e protegem todos os outros órgãos do seu corpo antes que algo possa circular pela corrente sanguínea. Alimentos ricos em probióticos incluem iogurte, kefir, kombucha, missô e chucrute.
A comida deve sempre vir em primeiro lugar, mas se você optar por tomar um suplemento probiótico, verifique se está tomando o medicamento certo. As proteínas de fontes animais magras e versões vegetais (como grão de bico, feijão, lentilha e ervilha ) também podem aumentar a imunidade, regulando as células existentes e gerando novas.
Fontes de proteína à base de plantas, como nozes e sementes, também fornecem antioxidantes, enquanto a carne, frutos do mar e legumes fornecem zinco, o mineral que ajuda a manter as células do sistema imunológico e a curar feridas.
A água é da maior importância, esteja você tentando evitar ficar doente ou já lutando contra um resfriado.
A ingestão de sucos de frutas quando você estiver com mau tempo só levará a uma queda de açúcar no sangue, fazendo você se sentir pior.
Como as necessidades de fluidos do nosso corpo aumentam quando combatemos infecções, beber mais dois copos de água mais o seu mínimo diário pode alimentar a regeneração das células linfáticas que combatem o sistema imunológico, para que seu corpo se sinta mais forte.
Sopas e ensopados (que fornecem aminoácidos e minerais que estimulam o sistema imunológico) podem ser calmantes, enquanto o calor ajuda a abrir o congestionamento. A sopa de galinha também fornece mais proteína mais H2O.
Quais vitaminas podem aumentar o sistema imunológico:
A vitamina C é o que muitos de nós associamos ao aumento da imunidade e por boas razões. A vitamina C pode ajudar a proteger seu corpo contra infecções e até estimular a formação de anticorpos para combater doenças.
O único problema é que seu corpo não pode produzir vitamina C, por isso deve vir dos alimentos que você come diariamente.
Frutas cítricas, como laranjas e toranjas , são conhecidas por seu alto teor de vitamina C. Acredite ou não, os alimentos que têm ainda mais vitamina C do que as frutas cítricas incluem pimentão vermelho e morangos.
A vitamina A ajuda seu corpo a regular seu sistema imunológico e pode proteger contra infecções. Alguns exemplos de alimentos ricos em vitamina A incluem batata doce, brócolis, pimentão vermelho e cenoura.
Além disso, a fibra pré-biótica de vegetais e frutas suporta os probióticos que vivem no trato gastrointestinal, ajudando-os a crescer e prosperar.
A vitamina E é um antioxidante e ajuda a neutralizar os radicais livres no corpo. A pesquisa sugere que a vitamina E pode até ajudar a proteger o corpo contra várias doenças infecciosas.
Tente incorporar amêndoas, avelãs, e manteiga de amendoim em sua dieta para colher os benefícios da vitamina E. Vegetais verdes, incluindo espinafre e brócolis , também fornecem vitamina E.
Atenção: Embora seja altamente improvável que você tenha muitas vitaminas em fontes alimentares, vitaminas lipossolúveis – vitamina A, D, E e K – podem ser prejudiciais em altas doses.
As pesquisas ainda estão em andamento, mas a ciência apóia consistentemente o fato de que as vitaminas em forma de suplemento podem fazer mais mal do que bem.
Os nutrientes são sempre mais bio disponíveis na sua forma natural de alimento. Além disso, os benefícios à saúde desses alimentos geralmente vêm da relação sinérgica e da combinação de todos os nutrientes nos alimentos que são difíceis de extrair em uma pílula.