A depressão é uma doença mental que se caracteriza por tristeza mais marcada ou prolongada, perda de interesse por atividades habitualmente sentidas como agradáveis e perda de energia ou cansaço fácil. A depressão diferencia-se das normais mudanças de humor pela gravidade e permanência dos sintomas. Está associada, muitas vezes, a ansiedade e/ou pânico.
Os sintomas mais comuns são a modificação do apetite (falta ou excesso de apetite); perturbações do sono (sonolência ou insônia); fadiga, cansaço e perda de energia; sentimentos de inutilidade, de falta de confiança e de auto-estima, sentimentos de culpa e sentimento de incapacidade; falta ou alterações da concentração; preocupação com o sentido da vida e com a morte; desinteresse, apatia e tristeza; alterações do desejo sexual; irritabilidade; manifestação de sintomas físicos, como dor muscular, dor abdominal, enjoo. A depressão pode aparecer em diversas idades desde adolescentes ate idoso, e por diversos motivos.
Causas: A depressão é uma doença, diferente do que muitos pensam, que atinge diversas áreas químicas do cérebro. Os neurotransmissores é uma grande parte atingida daquelas pessoas que desenvolvem essa doença.
Sintomas: Diferente do que pensam muitas pessoas a falta de sociabilidade e interesse social não são causas da depressão e sim uma consequência da doença que já existia.
Alguns Sintomas que Podem ser Detectados São:
- Ansiedade, angustia, falta de interesse social;
- Desanimo;
- Humor depreciativo;
- Sentimentos de medo, indecisão.
A depressão poderá também Ter Sintomas Físicos, como: Dores de Barriga, má digestão, azia, flatulência, diarreia, dores de cabeça, e outras dores sem qualquer explicação cientifica.
Depressão em idosos
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Como já explicado, a depressão poderá se desenvolver em qualquer idade, estudantes desta matéria dizem que a depressão pode atingir até 15% dos idosos, sendo 2% depressão extremamente grave. O aparecimento da depressão é desconhecida, pode por um conjunto de fatores, como
- Social;
- Químico;
- Biológico.
Depressão em Adolescentes:
- A adolescência pode ser uma das fases mais difíceis da vida de algumas pessoas, ainda mais quando se desenvolve a depressão.
- A depressão entre adolescentes é extremamente difícil de ser diagnosticada, pois há uma grande variedade de humor nessa fase, podendo assim confundir muitas pessoas.
- A indicação é que os adolescentes que apresente um grau a mais de variação de humor passe por especialistas, assim com a identificação.
Depressão pós parto: A gravidez pode ser um momento extremamente difícil para algumas mulheres, a depressão pós- parto acontece logo após o nascimento do bebe. Pode ser causado pelo alteração hormonal da fim da gravidez.
- Hoje existem tratamentos que podem ser feitos logo após a identificação do quadro de depressão pós parto, sendo assim, o quão rápido a doença for identificado mais eficácia terá o tratamento.
- Tratamento: Hoje com o avanço da medicina e da tecnologia permite que os tratamentos para essa doença se tornem cada vez mais eficazes, hoje existem aproximadamente mais de 30 remédios para tratar a depressão.
- Com a internet e o aumento de informações, vem sendo cada vez mais desmitificado os mitos dos efeitos colaterais dos remédios feitos para esses tratamentos
- Tem cura? A depressão, infelizmente, é uma doença que não tem cura, tem apenas o tratamento, que deverá ser feito por toda vida, para que não haja mais, ou diminua os episódios de crises de depressão.
Efeitos Colaterais dos Remédios:
Os remédios para depressão são basicamente iguais em sua composição , mas poderá trazer para cada pessoa uma reação diferente, normalmente seus efeitos colaterais são:
- Sonolência;
- Prisão de ventre;
- Problemas urinários;
- Tontura;
- Boca seca.