A foliculite ou espinhas são apenas uma das maneiras em que a condição da pele chamada acne é comumente conhecida, e pode ser tratada facilmente. Este é um problema que afeta jovens e adultos, em todas as partes do corpo onde há folículos pilosos.
É uma infecção na qual os folículos pilosos, os sacos nos quais o pelo cresce, ficam inflamados. Aparece frequentemente, causada por infecções bacterianas ou fúngicas. Geralmente afeta o couro cabeludo, extremidades, regiões paranasais e periorais, axilas e virilhas.
A foliculite, inicialmente, se manifesta como pequenos inchaços vermelhos ou whiteheads ao redor dos folículos pilosos. Se a infecção não for tratada, ela pode se espalhar para se tornar úlceras escamosas que podem não ter cicatrização. Aqueles que sofrem de diabetes, leucemia crônica e HIV são especialmente suscetíveis a essa patologia. Também é comum em pacientes com acne e dermatite.
Felizmente, é uma doença em que a vida não é ameaçada, embora possa causar dor e forte coceira. Nos piores casos, uma infecção avançada pode causar perda permanente de cabelo e cicatrizes. Os sintomas associados à foliculite são os seguintes:
- Grupos de whiteheads ou pequenas saliências vermelhas se formaram ao redor dos folículos pilosos;
- Bolhas cheias de pus. Estes, mais tarde, podem abrir e formar crostas;
- Spiciness forte ou queimando na pele;
- Sensibilidade da pele ou dor;
- Crescimento de um nódulo inchado na pele.
Por que a foliculite é formada?
Principalmente, parece devido à bactéria Staphylococcus aureus, que causa uma infecção dos folículos pilosos. Embora também possa aparecer devido a fungos, inflamações por pelos encravados ou vírus.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
No caso dos fungos, a infecção é chamada de foliculite fúngica e é contagiosa. Outras causas incluem lesões ou danos ao folículo piloso por atrito com roupas apertadas, por obstrução do folículo piloso ou pelo barbear.
É importante diferenciar entre foliculite e pseudo. Este último consiste em inflamação perifolicular por um fio embebido na pele, onde o corpo reage ao cabelo. Isso causa inflamações e cicatrizes.
Prevenção da foliculite:
Primeiro, para evitar o aparecimento de foliculite, as seguintes dicas preventivas podem ser seguidas :
- Evite roupas apertadas, a fim de reduzir o atrito entre a pele e a roupa;
- Além disso, se você usar luvas de borracha regularmente, seque-as bem após cada uso;
- Evite barbear o máximo possível. Especialmente no caso de homens que têm a pseudo;
- Além disso, trate a pseudo através da depilação a laser, para que o cabelo seja removido completamente, eliminando assim o problema;
- Preste especial atenção ao uso de jacuzzis e piscinas aquecidas. Da mesma forma, é importante manter o seu próprio limpo e condicionado;
- Além disso, se piorar, procure um profissional.
Tratamento da foliculite:
A seguir, explicamos qual é o tratamento que seria aplicado caso isso fosse necessário. Primeiro, nos casos em que a foliculite:
- Ocorreu em uma área específica do corpo;
- O paciente não teve foliculite antes;
- Foi causado por causas como esfregar roupa ou transpiração excessiva.
Um antisséptico ou um antibiótico tópico seria aplicado, o que seria tratamento suficiente. No entanto, é necessário ir a um dermatologista no caso em que a foliculite apareceu em áreas extensas ou recorrentes do corpo.
O tratamento mencionado, geralmente, requer o uso de sabonetes antissépticos, como a iodopovidona. Além disso, da mesma forma, antissépticos tópicos, como clorexidina, devem ser aplicados. Além disso, cremes antibióticos são muito úteis, que devem se estender através da área afetada.
Antibióticos orais são aplicados caso a foliculite seja extensa e a infecção tenha adquirido alguma gravidade. Se a foliculite não for tratada adequadamente, a doença pode piorar, resultando em furúnculos. No pior dos casos, chegando a precisar de um dreno para a remoção do pus acumulado.
Deve ser mencionado que, se já existe predisposição para o aparecimento de folículos, a prevenção é altamente recomendada através do uso de sabonetes iodados. Além disso, da mesma forma, a aplicação após a depilação de loções com clorexidina é recomendada.