O Colo do útero é a porção inferior estreita do útero, que se abre na vagina. O Vírus do Papiloma Humano (HPV), na maioria das vezes, faz com que apareça de câncer do colo do útero, que é uma infecção comum transmitida sexualmente. As estimativas mostram que cerca de 14 milhões de novas infecções ocorrem a cada ano. No entanto, a maioria das pessoas que têm infecções por HPV não sente quaisquer sintomas e muitos casos desaparecem sem tratamento.
No entanto, certas estirpes do vírus podem infectar células e causar problemas, tais como verrugas genitais ou câncer. O câncer cervical costumava ser o câncer líder em morte em mulheres americanas, mas agora é considerado o câncer feminino mais fácil de prevenir. Testes regulares, vacinas contra o HPV e teste de HPV tornaram mais fácil de prevenir o câncer cervical. Conhecer os sintomas do câncer do colo do útero também pode levar à detecção precoce e tratamento mais rápido.
Sintomas do Câncer do Colo do Útero: As pessoas raramente têm sintomas de câncer cervical em seus estágios iniciais. Por isso que é tão importante fazer um teste Pap regular para garantir a detecção e tratamento de lesões pré-cancerosas cedo. Os sintomas tipicamente só aparecem quando as células cancerosas crescem através da camada superior de tecido do colo do útero para o tecido abaixo dela. Isto ocorre quando as células pré-cancerosas são deixadas sem tratamento e o progresso de câncer cervical invasivo. Neste ponto, as pessoas às vezes confundem sintomas comuns como sendo benigno, como sangramento vaginal irregular e corrimento vaginal.
Sangramento Irregular: A hemorragia vaginal irregular é o sintoma mais comum de câncer cervical invasivo. O sangramento pode ocorrer entre períodos menstruais ou depois do sexo. Às vezes, ele mostra como corrimento vaginal manchado de sangue, o que muitas vezes fica descartada como manchas. O sangramento vaginal também pode ocorrer em mulheres na pós-menopausa que já não têm períodos menstruais. Isso nunca é normal e pode ser um sinal de alerta do câncer cervical ou outro problema grave. Você deve ir ao médico se isso acontecer.
Corrimento Vaginal: Junto com sangramento, muitas pessoas também começam a experimentar corrimento vaginal anormal. A quitação pode ser:
- Branco.
- Claro.
- Aguado.
- Castanho.
- Mau cheiro.
- Tingida de sangue.
Sintomas Avançados: Enquanto sangramento e descarga podem ser sinais precoces de câncer cervical, sintomas mais graves irão desenvolver em etapas posteriores. Os sintomas do câncer cervical avançado podem incluir:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Dor nas costas ou pélvica
- Dificuldade para urinar ou defecar
- Inchaço de uma ou ambas as pernas
- Fadiga
- Perda de peso
HPV e Câncer do Colo do Útero: HPV é transmitido por contato sexual. A transmissão ocorre quando a pele ou membranas mucosas de uma pessoa infectada entra em contato físico com a pele ou as mucosas de uma pessoa que não está infectado. Na maioria dos casos, a infecção não causa sintomas, o que o torna fácil de transferi-lo para uma outra pessoa inadvertidamente.
Quem Está em Risco/Fatores de Risco: Conhecendo os sinais de alerta, bem como seus riscos aumenta suas chances de detecção precoce do câncer do colo do útero e HPV antes que progrida. Os fatores de risco para o câncer do colo do útero incluem:
Infecção por HPV de alto Risco:
- Uso oral de longo prazo de pílulas anticoncepcionais
- Um sistema imunitário enfraquecido
Fatores de Risco Para HPV Incluem:
- Um elevado número de parceiros sexuais
- Primeira relação sexual em uma idade jovem
- Um sistema imunitário enfraquecido
Prevenção do HPV e Câncer do Colo do Útero: A vacinação contra o HPV é a melhor medida preventiva a tomar contra o câncer cervical. Para as mulheres que não receberam a vacinação, exames de Papanicolau são os meios fundamentais para a prevenção do câncer cervical. O exame de Papanicolau ou esfregaço, é um dos testes de despistagem de câncer mais confiáveis disponíveis. Estes testes podem detectar células anormais e alterações pré-cancerosas no colo do útero.
A detecção precoce permite que estas células anormais e alterações sejam tratada antes que eles se transformar em câncer. O seu médico pode realizar um exame de Papanicolaou durante um exame ginecológico de rotina. Trata-se de raspagem do colo do útero para coletar células para exame sob um microscópio. O médico pode também fazer um teste de HPV ao mesmo tempo, eles fazem um teste de Papanicolaou. Isto envolve a raspagem do colo do útero, em seguida, após exame das células para a evidência do DNA de HPV.
Vacinação: A vacinação contra o HPV é aconselhável para o sexo feminino com idades entre 9-26 para a prevenção da infecção por HPV, câncer do colo do útero, bem como verrugas genitais. Ele só é eficaz quando administrado em pessoas antes de se infectar com o vírus. A vacina protege contra os dois tipos de alto risco de HPV mais comuns, a tensão 16 e 18. Estas duas estirpes são responsáveis por 70 por cento dos cânceres cervicais. Ele também protege contra a estirpe 6 e 1, que causam 90 por cento das verrugas genitais.