O Whey Protein Realmente Funciona? Essa é uma dúvida muito comum, pois todos já ouviram falar do Whey Protein ao menos uma vez. Além disso, apesar do nome diferente, quem é que nunca ouviu falar em Whey Protein?
Ele é o queridinho dos frequentadores de academia e também um dos mais populares suplementos alimentares prescritos por profissionais de saúde. A fama não é por acaso, já que, se consumido corretamente, a saúde só tem a ganhar. Além disso, esse produto auxilia na perda peso, ganho de massa magra e definição em curto e médio prazo. Conheça mais sobre esse pozinho poderoso e intenda se O Whey Protein Realmente Funciona!
O que é o Whey Protein?: O Whey Protein nada mais é que um composto feito com o soro do leite, extraído durante o processo de transformação do leite de vaca em queijo. Com a coagulação da caseína, elemento encontrado no líquido fresco, e a adição de ácidos e enzimas, ele se torna riquíssimo em proteínas, porém mais digestivo. Essa substância apresenta baixo peso molecular, o que a torna uma alimento de fácil digestibilidade e alta absorção pelo organismo. O Whey Protein é rico em aminoácido essenciais com alta concentração de glutamina e BCAA com altíssimo valor biológico.
Conheça os Três Tipos de Whey Protein: O Whey Protein é um dos produtos mais usados em meio os praticantes de fisiculturismo e pessoas que frequentaram a academia. E todos eles conhecem as três variações do Whey Protein.
- Whey Protein Concentrado: Significa que o Whey Protein, além de ter a proteína, também tem carboidrato, gordura, etc.
- Whey Protein Isolado: É o mais próximo do puro, Por exemplo, quando o Whey Protein é 100% isolado, ele só tem proteína em sua composição.
- Whey Protein Hidrolisado: Esse tipo de Whey Protein já está pronto para ser absorvido pela corrente sanguínea, sem precisar dos processos de digestão para metabolizar o alimento.
Os Benefícios do Whey Protein: Por ser tratar de um suplemento hiperproteico, o principal benefício do Whey Protein para o organismo é a estruturação celular, fundamental para a formação de células e tecidos, sendo base das fibras musculares, cabelos, ossos, dentes e pele. O Whey Protein estimula reações bioquímicas intra e extracelulares, regula o metabolismo por ser parte de diversos hormônios – entre eles a insulina -, além de atuar no sistema imunológico, ajudando a prevenir e combater infecções e alguns tipos de doenças.
Além das propriedades funcionais, como ações antioxidantes, fortalecimento do sistema imunológico, o Whey Protein também reduz os sintomas de avertraining, um problema que ocorre quando se faz mais exercícios do que o corpo é capaz de se recuperar.
Quem Pode Usar o Whey Protein: O Whey Protein é indicado para diversos perfis em diferentes faixas etárias, ms é melhor aproveitado em grupos que necessitam mais de proteínas, como atletas. Também é utilizado em casos de quem sofre carência alimentar como, por exemplo, pessoas desnutridas em função de doenças catabólicas (câncer, politraumatismo e aids) e pacientes pós- cirúrgicos que sofreram cirurgias de grande porte, uma vez que a proteína ajuda na cicatrização.
Os Cuidados ao Usar o Whey Protein: Contudo é importante que qualquer pessoa, independente de ser praticante de atividade física ou não, antes de fazer uso de um suplemento alimentar, como o Whey Protein, procure um profissional de saúde, nutricionista ou médico, para ser criteriosamente avaliado quanto as suas reais necessidades nutricionais, biotipo, estado de saúde e tipo de treinamento.
Pois o consumo do alimento é contraindicado para pessoas com doenças hepáticas e renais, para que não sobrecarregue os órgãos, já debilitados. Indivíduos com intolerância à lactose também devem se atentar, já que a ingestão pode aumentar processos alérgicos.
Atenção: Outra questão que deve ser analisada antes de começar a consumir p suplemento é a quantidade, já que muitas vezes, o Whey Protein é altamente concentrado. Alguns suplementos fornecem, em apenas poucas cápsulas, uma porcentagem de proteínas que só poderia ser encontrada em quilos de carnes ou ovo. Para que entrem na alimentação sem oferecer riscos à saúde, o ideal é que tenha acompanhamento nutricional, para o uso ou não do Whey Protein.
E não pense que o alimento é capaz de substituir outras fontes de proteína. Essa não deve ser sua proposta e o seu objetivo nutricional. O ideal é que a alimentação seja balanceada e composta por diversos grupos de alimentos, contendo macro e micronutrientes fundamentais para manter a qualidade e saúde do organismo.