Obstrução Intestinal – O que é, Sintomas e Tratamentos desta doença. Além disso, uma Obstrução Intestinal é uma condição grave que os intestinos são bloqueados. O bloqueio pode ser parcial ou completo, ocorrendo em um ou mais locais.
Tanto o intestino delgado como o intestino grosso, chamados de colon, podem ser afetados. Quando ocorre um bloqueio, alimentos e bebidas não podem passar pelo corpo. As obstruções são graves e precisam ser tratadas imediatamente. Eles podem até requerer cirurgia.
Uma obstrução pode ocorrer em qualquer segmento do intestino delgado ou grosso e pode ser parcial ou completa. A parte do intestino acima da obstrução continua a funcionar. Esta parte dilata-se à medida que vai se enchendo de alimentos, líquido, secreções digestivas e gases.
O revestimento mucoso torna-se inchado e inflamado. Se esse distúrbio não for tratado, o intestino pode sofrer ruptura, vazando o seu conteúdo na cavidade abdominal, causando inflamação e infecção (peritonite).
Sem tratamento, as partes bloqueadas do intestino podem morrer (necrose), levando a problemas graves. No entanto, com cuidados médicos imediatos, a Obstrução Intestinal muitas vezes pode ser tratada com sucesso.
Causas da Obstrução Intestinal: Existem várias causas de Obstrução Intestinal. Estes podem incluir:
- Tecido cicatricial no abdômen;
- Torção dos intestinos;
- Objetos engolidos.
Às vezes, pode não haver obstrução real, mas as entranhas se comportam como se estivessem obstruídas. Isso é chamado de pseudo-obstrução. Entre as suas causas potenciais estão:
- Infecções.
- Distúrbios do sistema nervoso.
Um bloqueio intestinal pode ser uma emergência, especialmente se o intestino é torcido, porque pode cortar o suprimento de sangue e causar a morte do intestino. A desidratação também pode ser uma complicação perigosa e pode levar a falência de órgãos, choque e morte.
Sintomas da Obstrução Intestinal: A Obstrução Intestinal causa uma ampla gama de sintomas incômodos, incluindo:
- Inchaço severo;
- Dor abdominal;
- Diminuição do apetite;
- Náusea;
- Vômito;
- Incapacidade de passar gás ou banquinho;
- Prisão de ventre;
- Diarréia;
- Cólicas abdominais severas;
- Inchaço abdominal.
Alguns dos sintomas podem depender da localização e duração da obstrução. Por exemplo, o vômito é um sinal precoce de obstrução do intestino delgado. Isso também pode ocorrer com uma obstrução do intestino grosso, se estiver em curso. Uma obstrução parcial pode resultar em diarreia, enquanto uma obstrução completa pode resultar na incapacidade de passar gás ou fezes.
Obstrução intestinal também pode causar infecção e inflamação graves da sua cavidade abdominal, conhecida como peritonite . Isso ocorre quando uma porção do intestino se rompeu. Isso leva à febre e ao aumento da dor abdominal. Esta condição é uma emergência com risco de vida que exige cirurgia.
Tratamentos da Obstrução Intestinal: O tratamento depende da localização e da gravidade da obstrução.
Para obstruções parciais ou um íleo, pode ser possível tratar simplesmente descansando os intestino e dando líquidos intravenosos (IV). O descanso intestinal significa que você não receberá nada para comer, ou limpar líquidos apenas, durante esse período.
Tratar a desidratação é importante. Os líquidos intravenosos podem ser iniciados para corrigir o desequilíbrio eletrolítico. Um cateter pode ser inserido na bexiga para remover o fluido.
Um tubo pode precisar ser passado pelo nariz e para baixo na garganta, estômago e intestino para aliviar:
- Pressão;
- Inchaço;
- Vômito.
Se o seu problema é devido ao uso de medicamentos contra a dor narcótica, seu médico pode prescrever medicamentos que reduzam o efeito dos narcóticos nos intestinos.
A cirurgia será necessária se essas medidas falharem.