O óleo de copaíba ou Bálsamo de copaíba é um produto resinoso que apresenta diferentes aplicações e benefícios para o organismo. Incluindo para o sistema digestivo, intestinal, urinário, imunológico e respiratório.
Além disso, este óleo pode ser extraído a partir da espécie Copaífera Oficializais, uma árvore também conhecida por Copaíba ou Copaibeira que cresce América do Sul e que pode ser inclusive encontrada no Brasil na região do Amazonas. No Brasil existem no total 5 espécies diferentes de Copaíba, sendo esta uma árvore rica em óleos essenciais, com potente ação germicida e cicatrizante.
O Óleo de Copaíba tem sido popularmente usado por milhares de pessoas ao redor do mundo. A maioria das pessoas usa-o para o revestimento. Os terpenos, um hidrocarboneto que pode ter um impacto significativo no funcionamento do corpo, é um componente ativo presente no Óleo de Copaíba.
Para que Serve o Óleo de Copaíba?
O Óleo de Copaíba serve para tratar problemas no organismo relacionados com as vias urinárias e respiratórias, assim como serve para desinfectar e cicatrizar feridas ou problemas de pele. Este óleo depois de extraído pode ser usado puro, na forma de cápsulas, em diversas pomadas e cremes anti-inflamatórios e cicatrizantes.
Além disso, assim como em loções, shampoo anti-caspa e para tratamento de problemas no couro cabeludo, produtos para cuidado oral, produtos para o acne, sabonetes, espumas de banho e produtos para higiene íntima. Além disso, este óleo também serve para fixar perfumes e fragrâncias na industria.
De uma forma simples, o óleo de copaíba é indicado e serve para os seguintes casos:
- Alívio e relaxamento de dores musculares;
- Além disso, ativação da circulação sanguínea;
- Anti-inflamatório para as mais variadas inflamações do corpo, aliviando inchaços por exemplo;
- Além disso, antibiótico natural poderoso;
- Tratamento rejuvenescedor da pele e cabelo;
- Além disso, laxante natural e também eficiente diurético;
- Combate a irritação da pele;
- Além disso, tratamento de artrite.
Como Usar Óleo de Copaíba:
O Óleo de Copaíba é muito usado para combater problemas de pele como irritação, feridas, erupções, dermatites, psoríase, picadas de inseto e eczema. Além disso, é usado também para tratar problemas digestivos como úlceras.
Também pode ser utilizado em problemas respiratórios como expectorante e até mesmo como uma ajuda terapêutica para a bronquite, para isso misture quatro gotas do óleo com mel e tome pela manhã, quando usado como gargarejo ajuda definitivamente no tratamento de amigdalite e dor de garganta.
De uma forma geral é indicado para infecções e inflamações, sendo muito eficaz para ajudar nos processos de cicatrização. Entre suas propriedades estão ação anti-inflamatória, antisséptica, hipotensor a, diurética, antimicrobiana, relaxante muscular, cicatrizante, desinfetante, antibacteriana, expectorante, anticancerígena, antitumoral, adstringente, antibiótica, emoliente, energizante, cicatrizante, estimulante, laxante e tônica.
Contraindicações:
O Óleo de Copaíba está contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando e para pacientes com sensibilidade ou problemas gástricos. Além disso, alguns estudos indicam também que o Óleo de Copaíba apresenta propriedades que têm demonstrado ser eficazes no tratamento de diferentes tipos de câncer e da tuberculose.