O óleo de prímula traz vários benefícios para nossa saúde, atualmente a medicina natural está recuperando a importância que tiveram décadas atrás. Além disso, se deve ao fato de os estudos na área mostrarem que é considerada a melhor opção quando se trata de aliviar os sintomas e do tratamento de determinadas doenças, uma vez que se apresenta como uma opção menos prejudicial, mas igualmente eficaz.
Devido a isso, o uso de plantas medicinais e óleos essenciais como o óleo de prímula são as opções solicitadas como alguns medicamentos tradicionais.
O que é o óleo de prímula?
É o óleo essencial que vem da planta de Oenothera Biennis, também chamado de planta da mulher ou grama de burro, nome dado porque seus principais benefícios são apreciados pelo sexo feminino. Além disso, este óleo é conseguido graças a um processo de prensagem das sementes da planta de Prímula.
Planta de prímula:
É uma planta perene, que tem sua origem no norte do continente americano, nos Estados Unidos especificamente, onde foi descoberta pela primeira vez pelos primeiros colonos do território, os nativos americanos.
Eles usaram a planta exclusivamente até o século 17, quando foi introduzida para a população branca, mas principalmente para fins decorativos.
Composição do óleo de prímula:
Devido aos benefícios que apresentou, os componentes e elementos que lhe conferem suas características foram profundamente estudados. Entre eles, podemos identificar ácidos graxos essenciais, certos aminoácidos, como glicina e histidina, vitamina C, cálcio, potássio, magnésio, cobre, ferro e cálcio, para citar alguns.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Benefícios do óleo de prímula para saúde:
O principal motivo de que o óleo de prímula subiu em popularidade nos últimos anos é devido às propriedades que foram descobertas, como lidar com uma variedade de problemas e desconfortos, tanto internamente como externo.
Entre as propriedades que esse óleo possui, podemos encontrar:
1. Vidro Dilatador:
O consumo desse óleo aumenta o tamanho dos vasos sanguíneos que correm pelo corpo, responsáveis pelo transporte do sangue que também transporta nutrientes e oxigênio. Esta é o motivo pelo qual o óleo reduz as chances de sofrer de doenças do sangue e coronárias, como trombos ou pressão alta.
2. Regulador:
Devido à presença de ácidos graxos essenciais, este óleo dá ao corpo elementos necessários para o seu funcionamento, como Ômega 6. Além disso, o óleo é capaz de regular os níveis de colesterol ruim no sangue e é considerado capaz de equilibrar os níveis hormonais, o que tem um efeito positivo na síndrome pré-menstrual e na menopausa.
3. Anti-inflamatório e analgésico:
Este óleo oferece a possibilidade de combater inflamações em todo o corpo, especialmente nos músculos e articulações. Além disso, o efeito do óleo de prímula atinge o sistema nervoso, sendo útil para aliviar a dor e desconforto que podem ser sofridos, especialmente quando se trata de síndrome pré-menstrual.
4. Fortalece o sistema imunológico:
Este óleo ajuda no revigoramento e melhora das defesas naturais do corpo.
5. Melhora a saúde da pele:
Este óleo é útil para aliviar e combater vários problemas da pele, ajudando a reduzir a acne e a remover as manchas da pele. Além disso, ajuda no controle da produção de gordura e contribui para o rejuvenescimento.
Este efeito é possível, graças à presença de minerais e vitaminas que ajudam no controle da perda de cabelo e que também vem como uma arma contra a caspa.
Como tomar o óleo de prímula?
A concentração e o tempo a ser utilizado devem ser levados em consideração. Além disso, para tratamentos rápidos e de alto valor, dependendo da idade, a quantidade pode ser entre 2 e 8 gramas em 24 horas, enquanto para tratamentos semipermanentes e menos concentrado, isso tende a ser 1000 ou 1500 mg por dia.
A dose de consumo do óleo de prímula deve ser sempre prescrita por um especialista, porque cada organismo é completamente diferente.