O óleo de rícino, também conhecido como óleo de mamona é um óleo que vem da planta “Ricinus Communis”, cuja composição tem quase 50% de óleo. A origem desta planta reside na Índia, mas também é cultivada em muitas outras regiões cujo clima é quente, já que o Ricinus Communis não tolera baixas temperaturas. Um dos aspectos mais pesquisados desta planta é a sua toxicidade.
As sementes da mamona são tóxicas e seu consumo é proibido. De qualquer forma, esse fato não afeta o óleo que é extraído do vegetal, portanto, o óleo de rícino é totalmente inofensivo; é mais, contém propriedades muito benéficas. O óleo extraído da planta tem um longo caminho para trás, porque, desde os tempos antigos, ele tem sido usado medicinalmente como um remédio para a constipação, ajudar a aliviar a artrite, pele anti-irritação, anti-eczemas e antibacteriano.
Hoje, o uso que este óleo adquiriu são maiores e se espalhou por toda a América, África e em toda a Europa pela sua reputação como um cosmético e presença em vários campos, tais como têxteis, alimentos, seu cabelo e uso dermatológico e seus benefícios como laxante.
Benefícios:
Os vários benefícios do óleo de rícino incluem:
- Estimula o suprimento de sangue para o couro cabeludo.
- Ativa a restauração dos folículos pilosos.
- Fornece nutrição e hidratação, o que melhora a aparência do cabelo em poucas semanas.
- Elimina o ressecamento produzido pelo fungo da caspa.
- Dá brilho e volume aos cabelos.
- Fortalece e estimula o crescimento do cabelo.
- Ele reduz progressivamente os danos causados pelo uso de produtos comerciais de baixa qualidade, uma vez que elimina pontas duplas e cabelos quebradiços.
- Ele reduz a perda de cabelo.
- É hidratante.
- Desembaraça os nós.
- Diminui o efeito de frizz.
Por que aplicar no cabelo?
O óleo de rícino tem propriedades germicidas, inseticidas e fungicidas, por isso é um tratamento natural muito comum para tratar problemas no couro cabeludo que causam a perda de cabelo, como micose e foliculite. Este produto contém ácidos graxos que nutrem e hidratam o couro cabeludo e o cabelo. Como hidratante, o óleo de rícino penetra na haste capilar do cabelo para hidratá-lo, enquanto o fecha para evitar que a umidade escape. Usar o óleo de rícino como um hidratante regularmente melhora a aparência do cabelo seco e ajuda a neutralizar os danos causados por tratamentos químicos. Este produto também aumenta o brilho e reduz o frizz. Agora, veja As 5 Formas de Usar Óleo de Rícino no Cabelo:
1. Como usar no cabelo para o crescimento:
O óleo de rícino é muitas vezes esquecido para usos na pele e cabelo, devido à sua consistência muito espessa e pegajosa. No entanto, se você estiver procurando por um remédio natural e barato para vários problemas comuns de pele e cabelo, em geral, então o óleo de rícino é definitivamente vale a pena.
- Aplique 10 gotas de óleo de rícino no couro cabeludo e massageie bem por alguns minutos.
- Se necessário, adicione mais óleo para que ele alcance bem em toda a área.
- Cubra com uma tampa ou toalha e deixe por 15-20 minutos.
- Então vamos lavar o cabelo com shampoo, como de costume.
2. Para neutralizar a perda de cabelo:
- Com os dedos, aplique óleo de rícino de alta qualidade nas raízes e no couro cabeludo.
- Certifique-se de que o óleo seja distribuído uniformemente no couro cabeludo.
- Depois de aplicar no couro cabeludo, cubra o cabelo com uma tampa de plástico e envolva-o em uma toalha.
- Deixe o óleo permanecer no cabelo por pelo menos 15 minutos.
- Lave com shampoo após a remoção do óleo de rícino.
- Faça isso uma vez por semana durante 6-8 semanas para ver os resultados.
3. Combater pontas duplas:
Embora já tenhamos dito que o óleo de rícino seja um ótimo regenerador para cabelos danificados, se você sofre especialmente de pontas duplas nós fornecemos alguns passos a seguir que, certamente, serão de grande ajuda:
- Uma das coisas que você pode fazer é misturar algumas gotas de óleo de rícino com o xampu habitual (a quantidade dependerá do conteúdo do xampu, geralmente entre 6 e 10 gotas no máximo).
- Com isso, toda vez que você lavar o cabelo, o óleo atuará sobre ele e o hidratará sem que você precise realizar nenhum outro tratamento, por isso é muito confortável para o uso diário.
- Outra coisa que você pode fazer é usar o óleo de rícino como uma máscara. Para isso, você só terá que aplicar algumas gotas nas pontas dos cabelos e deixar agir como se fosse uma máscara convencional, entre 5 e 10 minutos.
- Isso fará com que seu cabelo fique mais brilhante, mas você tem o perigo de lubrificar o cabelo se ele não estiver muito seco ou muito fino.
4. Dar mais volume:
O óleo de rícino no cabelo também é usado muitas vezes para adicionar muito mais volume ao cabelo do que o normal.
- O segredo é usá-lo de uma maneira diferente de como é usado antes de tomar banho. Para conseguir cabelos grossos, muitas mulheres despejam algumas gotas de óleo de rícino em uma pré-mistura, feita com óleo de amêndoas e fragrâncias naturais.
- O resultado é embalado em uma garrafa de plástico com spray e depois refrigerado. Quando usá-lo? Após o banho, quando você está na frente do espelho, você procura o atomizador e aplica alguns sprays na área frontal e na parte de trás da cabeça. Você verá alguns resultados inesperados!
- Esta maneira de usar o óleo de rícino para o cabelo é o segredo mais bem guardado de celebridades e estrelas do show que mostram um cabelo lindamente frondoso. Agora você sabe como conseguir esse aspecto de luxo.
5. Evitar a queda:
O uso de óleo de rícino para evitar a queda de cabelo é muito simples, pois não é necessário fazer uma formulação especial.
- Apenas pegue um pouco de óleo na palma de sua mão e trabalhe seu cabelo da raiz às pontas da mesma maneira para aplicar óleo regularmente e massagear bem.
- Certifique-se de não usar muito óleo, pois tem a densidade mais espessa e seria difícil de lavar.
- Deixe o óleo no cabelo por 15 a 20 minutos antes de enxaguar com água morna e xampu.
- Por outro lado, aplique o óleo antes de ir dormir e deixe durante a noite. Lave seu cabelo na manhã seguinte.
- Para manter a cama mancha de óleo cobrir a cabeça com uma toalha ou um pano de algodão limpo.
- Você pode misturar o óleo de rícino com outros óleos como estimulantes de hortelã-pimenta antes de usar para o efeito adicional.