O óleo essencial de manjericão combate bactérias, resfriados e maus odores. Esse óleo, que é derivado da planta Ocimum basilicum, é comumente usado para melhorar o sabor de muitas receitas atualmente.
No entanto, seus usos se estendem muito além do mundo da culinária.Além disso, este óleo (às vezes chamado de “óleo de manjericão doce”) tem sido usado há séculos para tratar todos os tipos de problemas de saúde.
Como um anti-inflamatório natural, antiviral, antibiótico e diurético, o manjericão tem sido usado nas práticas tradicionais da medicina indiana e asiática há anos. Hoje, o manjericão é conhecido por seu uso em casos de espasmos estomacais, perda de apetite, retenção de líquidos, resfriados, verrugas e até infecções por vermes intestinais.
O que é óleo essencial de manjericão?
Ocimum basilicum L. (manjericão) pertence à família Lamiaceae ou hortelã, que inclui cerca de 200 espécies de diversas variedades botânicas de manjericão e formas cultivadas em todo o mundo. Com um aroma naturalmente doce, quente, picante e herbáceo, o óleo de manjericão pode ser usado de várias formas, tanto interna como topicamente.
Benefícios do óleo essencial de manjericão para saúde:
Esse óleo contém muitos benefícios para a saúde de todo organismo, os principais estão listados a seguir. Os benefícios do óleo essencial de manjericão incluem:
- Combate as bactérias;
- Combate as infecções;
- Reduz a inflamação causadora de doenças;
- Combate o vírus;
- Alivia o congestionamento;
- Aumenta a produção de urina;
- Combate os danos dos radicais livres;
- Estimula o sistema nervoso;
- Estimula o córtex adrenal.
Os benefícios do manjericão incluem também a capacidade de combater bactérias e odores nos alimentos e na pele, motivo pela qual o óleo de manjericão pode ser encontrado em alimentos, bebidas, produtos odontológicos e de saúde bucal, bem como fragrâncias.
Óleo de manjericão e óleo de manjericão sagrado (também chamado de tulsi) são diferentes na composição química, embora tenham alguns usos em comum. Assim como manjericão, o manjericão sagrado ajuda no combate à bactérias, fadiga, inflamação e infecções.
Óleo de manjericão é por vezes recomendado como um remédio de infecção natural do ouvido. Um estudo usou um modelo animal para examinar os efeitos de aplicar o óleo de manjericão nos canais auditivos de indivíduos com infecções do ouvido médio.
O que eles acharam? O óleo de manjericão “curou” mais da metade dos animais com infecções de ouvido devido à bactéria H. influenzae, comparado a uma taxa de cura de cerca de 6% no grupo placebo.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Nesse caso, esfregue algumas gotas de óleo de manjericão antibacteriano diluído em outro óleo, como coco ou amêndoa, atrás das orelhas e na “palma” dos pés. Isso pode acelerar o tempo necessário para recuperar das infecções do ouvido, além de reduzir a dor e o inchaço.
Usos e receitas de óleo essencial de manjericão:
1. Aromaticamente:
O óleo essencial de manjericão pode ser difundido em toda a sua casa usando um difusor de óleo ou vaporizador. Além disso, você também pode inalar diretamente da garrafa ou esfregar várias gotas nas palmas das mãos e, em seguida, colocar as mãos sobre o rosto para inspirar.
2. Topicamente:
O óleo de manjericão deve ser diluído com um óleo transportador como o óleo de coco em quantidades iguais antes de aplicar diretamente na sua pele. Como é um óleo potente, comece devagar e use várias gotas de cada vez.
Às vezes, o óleo de manjericão pode causar reações de pele em pessoas com pele sensível, portanto, evite usó-la em seu rosto, pescoço ou peito antes de ter certeza de que reage positivamente.
3. Internamente:
A agência de alimentos e remédios americana reconhece que o óleo de manjericão puro é seguro para o consumo, mas isso é SOMENTE em caso de óleo produzido por marcas de alta qualidade para uso terapêutico.
Nesse caso, compre seu óleo de um vendedor respeitável e verifique cuidadosamente o rótulo do ingrediente. Você deve procurar somente o óleo feito do Ocimum basilicum.
Para o consumo, você pode adicionar uma gota à água ou tomá-lo como um suplemento dietético, misturando com mel cru ou em um smoothie.
O óleo de manjericão combina bem com muitos outros óleos essenciais, incluindo óleo de bergamota, óleo de pimenta preta, óleo de cedro, óleo de funcho, óleo de gengibre, óleo de gerânio, óleo de toranja, óleo de lavanda, óleo de limão, óleo de manjerona e óleo de neroli.
Malefícios do óleo essencial de manjericão:
Óleo essencial de manjericão deve ser evitado durante a gravidez, uma vez que pode ter um impacto sobre os níveis hormonais, bem como a função muscular e nervosa. Também não é apropriado para qualquer pessoa com epilepsia.
Tal como acontece com todos os óleos essenciais, especialmente aqueles que são novos para você, sempre teste para ter ideia sobre a sensibilidade da pele antes de usá-los em áreas sensíveis ou generalizadas.
Faça um teste de contato com a pele nos pés ou no antebraço para ter certeza que não sentirá irritação, como vermelhidão, queimação, urticária ou reações alérgicas. Além disso, mantenha o óleo de manjericão longe dos olhos e do interior das orelhas ou do nariz.