Olho Preguiçoso – Sintomas, Causas e Tratamentos que não devemos ignorar. Além disso, o Olho Preguiçoso também é conhecido como Amblyopia. O Olho Preguiçoso é uma condição da primeira infância em que a visão de uma criança em um olho não se desenvolve como deveria.
O problema é geralmente em apenas um olho, mas às vezes pode afetar ambos. Quando um paciente tem ambliopia, o cérebro se concentra em um olho mais do que o outro, praticamente ignorando o Olho Preguiçoso. Se esse olho não for estimulado adequadamente, as células cerebrais visuais não amadurecem normalmente.
Nos EUA e no Reino Unido, a ambliopia afeta aproximadamente 2% a 3% de todas as crianças. É a causa mais comum de cegueira parcial ou total em um olho (cegueira monocular) nos EUA. O termo Olho Preguiçoso é impreciso, porque o olho não é preguiçoso. Na verdade, provavelmente seria mais preciso dizer cérebro preguiçoso , porque é um problema de desenvolvimento no cérebro e não um problema orgânico no olho.
Causas de Olho Preguiçoso: Qualquer coisa que faça com que os olhos de uma criança atravessem ou se voltem para fora, ou algo que entupir sua visão pode provocar olhos preguiçosos. Abaixo estão exemplos de algumas possíveis causas:
Um desequilíbrio nos músculos que posicionam o olho, estrabismo fazendo com que eles cruzem ou se desenhem. O desequilíbrio muscular enfraquece a capacidade dos dois olhos de rastrear objetos juntos (se movem em harmonia um com o outro, de forma sincronizada, para serem alinhados). O estrabismo pode ser herdado, Pode ser o resultado de uma visão prolongada ou curta, uma doença viral ou uma lesão.
Ambliopia anisometrópica é um erro refractivo ocorre devido a miopia (miopia), hipermetropia (visão longa) ou astigmatismo (a superfície da lente é desigual, causando visão turva). Um erro de refração significa que a luz muda de direção depois de passar pela lente de forma diferente em cada olho. Uma criança com ambiopia anisometrópica será mais mentira ou míope em um olho do que a outra, resultando em desenvolvimento de ambliopia no olho que é mais afetado.
Ambliopia da privação de estímulo – esta é a forma mais incomum de ambliopia. Um olho (ou às vezes ambos) é impedido de ver e torna-se preguiçoso. Isso pode ser devido a:
- Uma úlcera da córnea, uma cicatriz ou alguma outra doença ocular.
- Uma catarata congênita (bebê nasce com turvação da lente).
- Ptosis (tampa do olho droopy).
- Glaucoma.
- Lesão ocular.
- Cirurgia ocular.
Sintomas de Olho Preguiçoso: Uma criança com olhos preguiçosos não poderá se concentrar adequadamente com um dos olhos. O outro olho irá compensar o problema, tanto que o olho afetado sofre como resultado. O olho com visão prejudicada (ambliopia) não receberá imagens claras. O cérebro não receberá dados claros e eventualmente começará a ignorá-lo.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Em muitos casos, o cérebro e o bom olho compensam o déficit tão bem que a criança não percebe que ele / ela tem um problema. É por isso que o Olho Preguiçoso geralmente é detectado pela primeira vez após um exame ocular de rotina.
Os sintomas de um Olho Preguiçoso podem incluir:
- Visão embaçada.
- Visão dupla.
- Pobre percepção de profundidade (de visão).
- Os olhos não parecem trabalhar juntos.
- Um estrabismo (para cima, para baixo, para fora ou para dentro).
É importante que uma criança tenha um controle de visão. Na maioria dos países, o primeiro exame ocular ocorre aos 3 a 5 anos de idade. É especialmente importante ter uma verificação ocular precoce se houver história familiar de olhos cruzados, cataratas de infância ou outras condições oculares. Os pais que vêem os olhos de seus filhos vagando depois de terem algumas semanas devem contar ao médico.
Tratamentos de Olho Preguiçoso: Um oftalmologista e uma ortopedista geralmente tratam crianças com olhos preguiçosos. O tratamento tende a ser mais eficaz quanto for menor a criança. Depois que uma criança tem oito anos de idade, a probabilidade de tratamento efetivo cai significativamente. No entanto, a evidência de que as regiões do cérebro responsáveis pela visão que são capazes de se adaptarem em adultos oferecem uma nova esperança para aqueles com olhos preguiçosos.
Existem duas abordagens para o tratamento do Olho Preguiçoso:
- Tratando um problema de olho subjacente.
- Obtendo o olho afetado para o trabalho para que a visão possa se desenvolver.
- Tratamento de problemas oculares subjacentes.
Muitas crianças que têm visão desigual anisometropia, não sabem que têm um problema ocular porque o bom olho e o cérebro compensam o déficit. Infelizmente, o mau entendimento sofre progressivamente e a ambliopia (cegueira) se desenvolve.
Um Menino com Óculos Lendo um Livro: Uma criança com miopia (miopia) ou hipermetropia (visão larga) serão prescritos óculos. A criança terá que usá-los o tempo todo para que o especialista possa monitorar o quão eficaz eles são para melhorar a ambliopia (problemas de visão no Olho Preguiçoso).
Os óculos também podem se livrar de um estrabismo. Às vezes, os óculos podem resolver a ambliopia e não é necessário mais tratamento. Não é incomum que as crianças se queixem de que sua visão é melhor quando eles não usam os óculos. Eles precisam ser encorajados a usá-los para que o tratamento seja efetivo. As cataratas podem ser removidas cirurgicamente com anestesia local ou geral.