Omeprazol é um inibidor da bomba de prótons que diminui a quantidade de ácido produzido no estômago. Omeprazol é utilizado para tratar os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico ( DRGE ) e outras condições causadas pelo excesso de ácido gástrico. Também é usado para promover a cura da esofagite erosiva (dano ao esôfago causado pelo ácido gástrico). Omeprazol também pode ser administrado em conjunto com antibióticos para tratar a úlcera gástrica causada pela infecção por Helicobacter pylori (H. pylori). Over-the-counter (OTC) Omeprazol é usado para ajudar a controlar a azia que ocorre 2 ou mais dias por semana.
Este medicamento não para alívio imediato dos sintomas de azia. O medicamento OTC deve ser tomado regularmente durante 14 dias seguidos.
Informação importante sobre o omeprazol:
Como citamos acima, o Omeprazol não é para alívio imediato dos sintomas de azia. Azia é muitas vezes confundida com os primeiros sintomas de um ataque cardíaco. Procure atendimento médico de emergência se tiver dor no peito ou sensação de peso, dor se espalhando para o braço ou ombro, náusea, sudorese e uma sensação de mal-estar geral.
Você não deve tomar este medicamento se você é alérgico ao Omeprazol ou a qualquer outro medicamento benzimidazol, como albendazol ou mebendazol. Pergunte a um médico ou farmacêutico se é seguro tomar Omeprazol se você tiver doença hepática ou doença cardíaca ou baixos níveis de magnésio no sangue.
Algumas condições são tratadas com uma combinação de Omeprazol e antibióticos. Use todos os medicamentos conforme indicado pelo seu médico. Leia o guia de medicação ou instruções do paciente fornecidas com cada medicação. Não altere suas doses ou programa de medicação sem o conselho do seu médico.
Tome Omeprazol durante todo o período de tempo prescrito. Seus sintomas podem melhorar antes que a infecção seja completamente eliminada. Prilosec OTC (over-the-counter) deve ser tomado por não mais de 14 dias seguidos. Deixe pelo menos 4 meses para passar antes de iniciar outro tratamento de 14 dias.
Precauções antes de tomar este medicamento:
Não deve se deve tomar Omeprazol se tem alergia ou se você é alérgico a outros inibidores da bomba de prótons ( esomeprazol, lansoprazol, pantoprazol, rabeprazol, Dexilant, Nexium, Prevacid, Protonix, ACIPHEX , e outros); ou se você também toma medicamentos para o HIV que contêm rilpivirina (como o Complera, Edurant, Odefsey, Juluca ).
Pergunte a um médico ou farmacêutico se é seguro usar Omeprazol se tiver outras condições médicas, especialmente:
- Dificuldade ou dor ao engolir;
- Fezes ensanguentadas ou pretas, vômito que parece sangue ou borra de café;
- Azia que durou mais de 3 meses;
- Dor torácica frequente, azia com sibilância;
- Perda de peso inexplicada;
- Náusea ou vômito, dor de estômago;
- Doença hepática;
- Baixos níveis de magnésio no sangue; ou osteoporose ou baixa densidade mineral óssea ( osteopenia ).
Você pode estar mais propenso a ter um osso quebrado no quadril, no pulso ou na coluna ao tomar um inibidor da bomba de prótons. Converse com seu médico sobre maneiras de manter seus ossos saudáveis.
Não se sabe se este medicamento irá prejudicar o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar. Não utilize este medicamento sem o conselho do seu médico se estiver a amamentar. Não dê este medicamento a uma criança sem aconselhamento médico.
Como devo tomar omeprazol?
Omeprazol é geralmente tomado antes de comer (pelo menos 1 hora antes de uma refeição). Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição e leia todos os guias de medicação ou instruções. Use o medicamento exatamente como indicado. Use Prilosec OTC (over-the-counter) exatamente como indicado no rótulo, ou conforme prescrito pelo seu médico.
Leia e siga atentamente todas as instruções de uso fornecidas com o seu medicamento. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se você não entender estas instruções. Agite a suspensão oral (líquido) antes de medir uma dose. Utilize a seringa doseadora fornecida ou utilize um dispositivo de medição da dose de medicamento (não uma colher de cozinha).
Se você não conseguir engolir uma cápsula inteira, abra-a e espalhe o remédio em uma colher de suco de maçã. Engula a mistura imediatamente sem mastigar. Não o salve para uso posterior.
Você deve dissolver o Omeprazol em pó em em uma pequena quantidade de água. Esta mistura pode ser engolida ou administrada através de um tubo de alimentação nasogástrico (NG) usando uma seringa com ponta de cateter.
Tomar Omeprazol a longo prazo pode causar a deficiência de uma vitamina B12. Converse com seu médico sobre como gerenciar essa condição. Ligue para o seu médico se os sintomas não melhorarem ou se piorarem.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Algumas condições são tratadas com uma combinação de Omeprazol e antibióticos. Use todos os medicamentos conforme indicado e leia todos os guias de medicação que você recebe. Não altere a sua dose ou esquema de dosagem sem o conselho do seu médico.
Este medicamento pode afetar os resultados de certos exames médicos. Diga a qualquer médico que te trata que você está usando Omeprazol. Armazena-lo a temperatura ambiente longe da umidade e calor.
Informação de dosagem:
Dose adulta usual para úlcera duodenal: 20 mg por via oral uma vez ao dia antes de uma refeição. A maioria dos pacientes se recupera dentro de 4 a 8 semanas. Dose adulta usual para a infecção por Helicobacter pylori:
Terapêutica dupla: Omeprazol 40 mg por via oral uma vez ao dia pela manhã mais claritromicina 500 mg por via oral 3 vezes ao dia nos dias 1 a 14. A partir do 15º dia, Omeprazol 20 mg por via oral uma vez ao dia pela manhã nos dias 15 a 28.
Triplo terapia: Omeprazol 20 mg mais claritromicina 500 mg mais amoxicilina 1000 mg todos administrados por via oral duas vezes ao dia por 10 dias. Se uma úlcera estiver presente no início da terapia, continue com Omeprazol 20 mg por via oral uma vez ao dia por mais 18 dias.
Estudo (n = 294) – Canadian Adult Dispepsia Empiric Treatment-Helicobacter pylori positivo (CADET-Hp): Omeprazol 20 mg, metronidazol 500 mg e claritromicina 500 mg, duas vezes ao dia por 7 dias.
Dose adulta usual para úlcera gástrica:
40 mg por via oral uma vez ao dia antes de uma refeição por 4 a 8 semanas.
Dose adulta usual para esofagite erosiva:
20 mg por via oral uma vez ao dia antes de uma refeição. Esta dosagem pode ser aumentada para 40 mg por dia com base na resposta clínica desejada e tolerância do paciente. Os estudos foram concluídos até 12 meses para terapia de manutenção da esofagite erosiva.
Dose Adulta Usual Para a Síndrome de Zollinger-Ellison:
- Inicial: 60 mg por via oral uma vez ao dia. A dosagem deve ser individualizada para as necessidades do paciente.
- Manutenção: doses de até 120 mg 3 vezes ao dia foram administradas. Doses diárias maiores que 80 mg devem ser divididas.
Dose Adulta Usual Para a Doença do Refluxo Gastroesofágico:
- Inicial: 20 mg por via oral uma vez ao dia antes de uma refeição por 4 a 8 semanas. Esta dose pode ser aumentada para 40 mg por dia, se necessário.
- Manutenção: o tratamento a longo prazo com doses de 10 a 20 mg por dia pode ser necessário para a terapia de manutenção da doença refratária e parece ser seguro.
Dose Adulta Usual Para Adenomas Endócrinos Múltiplos:
- Inicial: 60 mg por via oral uma vez ao dia antes de uma refeição. Esta dosagem pode ser titulada com base na resposta clínica desejada e na tolerância do paciente.
- Manutenção: doses de até 120 mg 3 vezes ao dia foram administradas. Doses diárias maiores que 80 mg devem ser divididas.
Dose adulta usual para mastocitose sistêmica Inicial: 60 mg por via oral uma vez ao dia antes de uma refeição. Esta dosagem pode ser titulada com base na resposta clínica desejada e na tolerância do paciente.
- Manutenção: doses de até 120 mg 3 vezes ao dia foram administradas. Doses diárias maiores que 80 mg devem ser divididas.
- Prevenção de azia freqüente: 20 mg por via oral uma vez ao dia, antes de uma refeição, durante 14 dias.
O que acontece se eu perder uma dose?
Tome o medicamento o mais rápido possível, mas pule a dose se estiver quase na hora da próxima dose. Não tome duas doses ao mesmo tempo.
O que devo evitar enquanto estiver tomando omeprazol?
A diarreia pode ser um sinal de uma nova infecção. Se você tem diarreia que é aguada ou sangrenta, chame seu doutor antes de usar medicina de antidiarreica.
Efeitos colaterais:
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Omeprazol: urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
Pare de usar Omeprazol e chame seu médico imediatamente se você tiver: dor de estômago severa, diarreia que é aguada ou sangrenta; erupção cutânea ou dor nas articulações; dor nova ou incomum em seu pulso, coxa, quadril ou dorso; convulsão (convulsões); problemas renais urinar mais ou menos do que o habitual, sangue na urina, inchaço, ganho de peso rápido; ou sintomas de sonolência, baixa de magnésio, confusão, sensação de irritação, batimentos cardíacos acelerados, tremores, contrações musculares, cãibras musculares, dormência e formigueiro.
Que outros medicamentos afetarão?
Às vezes não é seguro usar certos medicamentos ao mesmo tempo. Algumas drogas podem afetar seus níveis sanguíneos de outras drogas que você toma, o que pode aumentar os efeitos colaterais ou tornar os medicamentos menos eficazes.
Pergunte a um médico ou farmacêutico antes de usar o Omeprazol com qualquer outro medicamento, especialmente:
- diazepam ( Valium );
- digoxina;
- metotrexato;
- micofenolato mofetil;
- tacrolimus;
- um antibiico ampicilina, amoxicilina, claritromicina, rifampina;
- medicamento antifúngico cetoconazol , voriconazol;
- Medicação para o HIV atazanavir, nelfinavir, saquinavir;
- ferro contendo medicamentos fumarato ferroso, gluconato ferroso, sulfato ferroso, e outros; ou medicamento para prevenir coágulos sanguíneos cilostazol, clopidogrel, varfarina ( Coumadin, Jantoven ).
Esta lista não está completa e muitos outros medicamentos podem afetar o Omeprazol. Isso inclui medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações medicamentosas possíveis estão listadas aqui.
Outras informações:
Lembre-se de manter este e todos os outros medicamentos fora do alcance de crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Omeprazol apenas para a indicação prescrita. Sempre consulte seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas circunstâncias pessoais.