Omeprazol – Para que Serve, Como Tomar e Efeitos Colaterais. Além disso, Omeprazol é indicado no tratamento de casos em que ocorra uma produção excessiva de ácido no estômago, como úlceras no estômago e intestinos, refluxo gastroesofágico ou doença de Zollinger-Ellison, e no tratamento de úlceras associadas a infecções causadas pela bactéria Helycobacter pylori, em adultos e crianças. Além disso, também é indicado no tratamento da dispepsia e pode ser utilizado para prevenir sangramento do trato gastrintestinal superior em pacientes gravemente doentes.
Como Funciona Omeprazol: Omeprazol é um composto que atua no organismo inibindo uma enzima localizada na parede do estômago, diminuindo assim a quantidade de ácido produzida. Deste modo, Omeprazol pode ser utilizado no tratamento de casos ou doenças onde ocorra uma produção excessiva de ácido no estômago.
Como Tomar Omeprazol: Geralmente, a dose recomendada de Omeprazol varia entre os 10 mg e os 20 mg, administrados antes do café da manhã e durante um período que pode ir da toma única até as 4 semanas de tratamento. A dose recomendada e a duração do tratamento devem ser indicadas pelo seu médico, pois vão depender do problema a tratar e da idade e resposta individual do paciente.
As cápsulas de Omeprazol devem ser engolidas juntamente com um copo de água, imediatamente antes das refeições e de preferência logo pela manhã. Caso seja necessário, as cápsulas podem ser abertas, e o seu conteúdo pode ser misturado com água ou suco para facilitar a ingestão do remédio. De acordo com indicação médica, Omeprazol pode ser administrado sozinho ou em conjunto com outros remédios antiácidos.
Para que Serve Omeprazol: Como já referido, o Omeprazol está indicado para o tratamento das doenças do estômago, duodeno ou esôfago que estejam relacionadas com a acidez gástrica. De forma mais específica, o Omeprazol pode ser utilizado nos pacientes com os seguintes problemas:
- Gastrite
- Úlcera péptica (estômago ou duodeno)
- Refluxo gastroesofágico
- Tratamento auxiliar na erradicação do H.pylori
- Dispepsia funcional
- Esofagite.
- Síndrome de Zollinger-Ellison.
- Hemorragia digestiva alta.
- Prevenção da úlcera péptica nos pacientes que fazem uso crônico de anti-inflamatórios
- Prevenção da úlcera péptica nos pacientes internados e sob estresse, tais como nos quadros de sepse, doenças da coagulação ou durante os pós-operatórios.
O Omeprazol ajuda a proteger a parede do estômago ou do duodeno, já que a inibição da acidez facilita o processo de cicatrização de úlceras, erosões ou infamações.
Nomes Comerciais do Omeprazol: O Omeprazol é um medicamento que já pode ser encontrado sobre a forma de medicação genérica, tanto no Brasil quanto em Portugal. Entre as nomes comerciais, as marcas mais famosas são:
- Gastrium.
- Loprazol.
- Losec (Brasil e Portugal).
- Loseprel.
- Meprazan.
- Neprazol.
- Novoprazol.
- Omenax.
- Omepramed.
- Omeprazin.
- Omeprotec.
- Omezolan (Portugal).
- Oprazon.
- Peprazol.
- Proton (Portugal).
- Teutozol.
- Victrix.
- Uniprazol.
Preço do Omeprazol: O preço de uma cartela com 7 cápsulas de 20mg de Omeprazol é de, aproximadamente, R$ 12. A caixa de Omeprazol de 40 mg com 7 cápsulas pode custar entre R$ 10 e 30.
Composição do Omeprazol: Cada cápsula de liberação retardada contém:
- Omeprazol: 10 mg, 20 mg ou 40 mg
- Excipientes q.s.p.: 1 cápsula (amido, carbonato de magnésio, polimetacrilicocopoliacrilato de etila, dióxido de silício, dióxido de titânio, fosfato de sódio dibásico, hidróxido de sódio, hiprolose, hipromelose, polissorbato 80, macrogol, sacarose, talco).
Efeitos Colaterais do Omeprazol: Alguns dos efeitos colaterais de Omeprazol mais comuns podem incluir dor de cabeça, diarreia, prisão de ventre, dor abdominal, náusea, gases, vômito, refluxo, infecção respiratória, tontura, erupção na pele, fraqueza excessiva, dor nas costas ou tosse.
Contraindicações do Omeprazol: É contraindicado em casos de hipersensibilidade (alergia) ao Omeprazol ou a qualquer componente da fórmula.