Onicomicose – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos Muitos Sofrem desse Fungo. Alem disso, A Onicomicose é uma infecção por fungos das unhas ou unhas que podem envolver qualquer componente da unha, incluindo a matriz, a cama ou a placa. A Onicomicose pode causar dor, desconforto e desfiguração e pode produzir graves limitações físicas e ocupacionais, bem como reduzir a qualidade de vida.
O que e a Onicomicose: Como já explicado na introdução deste artigo, a Onicomicose é uma infecção da unha dos pés ou das mãos causada por fungos.
As infecções fúngicas das unhas são geralmente causadas por um fungo que pertence a um grupo denominado dermatófitos, que também pode causar infecções nos pelos do corpo e na pele, como no caso da frieira (pé de atleta). Outro grupo de fungos que também pode causar micose de unha são as leveduras. Em geral, as leveduras causam Onicomicose nas mãos e os dermatófitos provocam Onicomicose nas unhas dos pés.
Sintomas da Onicomicose: A micose de unha não costuma produzir nenhum sintoma além das alterações cosméticas das unhas. Em casos mais graves, porém, ela pode causar dor. Em pacientes diabéticos ou imunossuprimidos a Onicomicose pode servir como porta de entrada para bactérias, favorecendo o surgimento de infecções secundárias
Tratamento da Onicomicose:: A micose de unha é uma infecção difícil de tratar porque as unhas crescem lentamente e recebem pouco suprimento de sangue. Até um passado recente, os medicamentos utilizados para o tratamento da Onicomicose não eram muito eficazes e os resultados eram frequentemente decepcionantes. Na última década, porém, os os tratamentos para pacientes com onicomicose melhoraram substancialmente, principalmente por causa da introdução de medicamentos antifúngicos orais mais eficazes.
- Estudos recentes mostram que medicamentos por via oral como Terbinafina e Itraconazol apresentam taxas de cura mais altas que a Griseofulvina e o Cetoconazol, as drogas mais usadas antigamente.
- O tratamento com Terbinafina com comprimidos por via oral deve ser feito com 1 comprimido de 250 mg por dia por 6 semanas para Onicomicose das mãos ou 12 semanas para onicomicose dos pés.
- O tratamento tópico da micose de unha com esmaltes, como o Ciclopirox, não costuma funcionar sozinho, mas pode ser usado como complemento do tratamento com Terbinafina ou Itraconazol por via oral.
- Uma vez curada a micose de unha, se o paciente não tiver cuidado a taxa de reinfecção pode chegar a 50%. Portanto, é preciso ter cuidado com os pés para que a unhas não voltem a ficar colonizadas por fungos.
Cuidados Para Onicomicose:
- Higienizar diariamente os pés, secando-os muito bem;
- Utilizar sempre chinelos nos balneários, piscinas e locais públicos e onde possa existir água parada;
- Não partilhar calçado;
- Não cortar as cutículas;
- Não fazer auto tratamentos;
- Não protelar/adiar tratamentos;
- Manter sob vigilância a pele ou pelo do animal de estimação, porque pode ser uma fonte de contaminação;
- Consultar o podologista assim que notar alguma alteração nas unhas.