Os Alimentos que fortalecem o sistema imunológico são fundamentais na prevenção e no desenvolvimento de algumas doenças e ajudando o corpo a reagir àquelas que já se manifestaram. O sistema imunológico é um complexo de sistemas diferentes que funcionam de maneira coordenada para defender o organismo de infecções. Esse mecanismo de defesa é composto por inúmeros órgãos, como complementa o especialista.
São múltiplos órgãos: gânglios linfáticos, medula óssea – onde são produzidos os leucócitos – glóbulos brancos, fígado, baço e outros onde existem representantes locais do sistema imune, como o cérebro. Em cada órgão existem células com funções diversas: umas reconhecem que existem patógenos (bactérias, fungos e vírus, por exemplo), outras fazem a resposta contra os mesmos.
A palavra imunidade (do inglês immunity) é originada do termo em latim que significa “isento” ou “livre”, neste sentido refere-se aos mecanismos utilizados pelo organismo como proteção contra agentes do ambiente estranho ao corpo. mas afinal o que é Sistema Imunológico?
- O que é: É o sistema responsável pelo reconhecimento e pela resposta contra antígenos potencialmente patogênicos. Mantem a homeostasia (equilíbrio), juntamente com os sistemas Nervoso e Endócrino.
- Como atua: Reage a partículas por meio das reações imunes, as quais seriam, portanto, definidas como reações a substâncias estranhas e a pequenas substâncias químicas.
É essa resposta imune que determina a aquisição ou não de uma determinada doença, e a duração da mesma. O sistema imunológico pode ser dividido basicamente em três linhas de defesa que se complementam, com o intuito de conferir proteção ao nosso organismo. Abaixo podemos observar as características de cada uma delas.
Primeira linha de defesa: A primeira linha de defesa é responsável por bloquear mais de 85% dos patógenos, sua ação é primordial para que os patógenos não atinjam a corrente sanguínea. Nesta linha estão inclusas moléculas de secreção, componentes celulares e barreiras anatômicas, como por exemplo a pele, mucosas, unhas e secreções (Lágrima, Saliva e Suco Gástrico), peristaltismo, oscilação dos cílios bronco-pulmonares, etc.
Como Funciona o Sistema Imunológico?: Explicando de uma forma simplificada, esse mecanismo de defesa funciona como uma verdadeira barreira, cujos elementos participantes (Células, órgãos, entre outros) entram em ação com a função de proteger o corpo por meio do combate e expulsão dos mecanismos invasores que querem danificar algum tecido ou função do corpo.
O sistema é extraordinariamente complexo e funciona com barreiras contra a penetração de organismos estranhos, como pele e mucosas. Há a presença de células capazes de engolir e digerir elementos estranhos e fatores derivados de outras células que circulam pelo sangue, como os anticorpos, que são proteínas que reconhecem e se ligam a micro-organismos. Depois, um outro sistema, denominado complemento, destrói esses micro-organismos
Qual é o Papel do Anticorpos?: Como o próprio nome já sugere, essas proteínas são produzidas pelo organismo com a função de combater os “corpos estranhos” que tentam se instalar, impedindo a sua multiplicação e ação no organismo. Anticorpos são proteínas produzidas em linfócitos e plasmócitos, células da medula óssea e do sangue, capazes de reconhecer e se ligar a micro-organismos que nos invadem. A função é exatamente se ligar a estes, sozinhos ou com auxílio de complemento e células, e matar esses micro-organismos.
1. CHÁ VERDE: O Chá Verde é um dos principais chá que Fortalecem o Sistema Imunológico. Pois, ele é rico em flavanoides que estimulam o funcionamento do sistema imunológico, deixando o organismo mais forte contra infecções causadas por vírus e bactérias.
Além disso, Ele apresenta uma substância chamada epigalocatequina galato, ou EGCG, e esta substância pode combater as bactérias e evitar os vírus de se multiplicarem. De acordo com pesquisas recentes, a ECGC pode ser capaz de controlar o desenvolvimento de câncer.
2. LARANJA: A Laranja além do delicioso suco que é possível obter por meio da fruta, ela também é fonte de Vitamina C, nutriente essencial para o sistema imunológico e para o emagrecimento. A Vitamina C funciona como antioxidante, barrando algumas doenças, como resfriados e tumores.
Os benefícios da laranja não param por aí. Ela ainda é rica em fibras e Potássio: a primeira ajuda o intestino funcionar com regularidade e o segundo auxilia no controle da pressão arterial.
3. LIMÃO: O Limão é um dos principais Alimentos que fortalecem o sistema imunológico. Pois, ele é uma fonte de Vitamina C assim como a laranja, o limão, além de ser um escudo contra doenças, também contém geraniol, substância que é capaz de inibir a multiplicação de células cancerosas.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
A fruta ainda possui limoneno, uma substância encontrada em sua casca que promove grandes benefícios à saúde. Ele penetra com facilidade em todos os tecidos e células do nosso organismo e é um poderoso solvente das toxinas e gorduras, com isso, dissolve cálculos renais e ajuda a desentupir veias.
4. GENGIBRE: O Gengibre tem um papel essencial na defesa do organismo, fortalecendo o sistema imunológico e garantindo uma verdadeira ação bactericida. O alimento também conta com altas taxas de Vitamina C. A recomendação é consumir o gengibre em sucos ou chás diariamente.
5. AMÊNDOAS: As Amêndoas são ricas em gorduras monoinsaturadas, e ajudam a combater o colesterol ruim (LDL). Também são ricas em Potássio e pobres em sódio, contribuindo para a manutenção da pressão arterial. Selênio, Manganês, Vitamina E e outros antioxidantes presentes na amêndoa fornecem proteção contra os danos pelo excesso de radicais livres. E tem mais: essas delícias são ricas em fibras que ajudam no processo digestivo e saciedade, ajudando-a no processo de emagrecimento.
6. MEL: Seus compostos antioxidantes bloqueiam as enzimas necessárias para multiplicação dos germes, funcionando como um escudo do organismo. O Mel ainda inibe a bactéria causadora da tosse. Como se não bastasse, o doce possui ação antioxidante, que combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele e por outras doenças como o câncer.
Além disso, o alimento auxilia no funcionamento intestinal e na melhora de problemas respiratórios em geral. Além disso, O mel tem polifenóis, substâncias antioxidantes que vão proteger o corpo contra as doenças do coração e de alguns tipos de câncer. Sendo assim, ele ajuda a deixar a imunidade um pouco melhor.
7. MAMÃO: Famoso por ajudar a regular o intestino, o Mamão tem muitos outros benefícios. A fruta possui licopeno substância responsável por sua cor avermelhada e pelo seu poder antioxidante, capaz de prevenir o câncer de próstata.
Também é fonte de betacaroteno, importante para a saúde dos olhos. Além disso, O mamão foi consagrado pela sabedoria popular como um santo remédio para Prisão de ventre por conter papaína, enzima que facilita a digestão. Ele ainda ajuda a tratar de: doenças respiratórias, calos, feridas, prisão de ventre, problemas digestivos, anemia, verminoses e verrugas.
8. ACEROLA: Por conter boa quantidade de Vitamina C, a Acerola estimula, e muito, a produção de anticorpos, protegendo o corpo contra bactérias que podem causar diversas doenças. A fruta ainda pode ser considerada um escudo contra o câncer.
Além disso, A acerola possui carotenoides e flavinoides. Estes compostos associados à Vitamina C dão à fruta um excelente potencial bloqueador dos radicais livres, o que pode explicar sua fama de planta que previne o câncer.
9. ALHO: O Alho é capaz de acabar com micro-organismos nocivos e espantar males como resfriado, tosse e até mesmo bronquite.
Ele também dá um chega pra lá nas inflamações e ajuda a controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol. A alicina, presente no alho, age como um potente antioxidante, protetor contra doenças inflamatórias e cardiovasculares.
Além disso, A substância ainda é a responsável pelo odor presente no alimento. Se não bastassem os benefícios citados acima, o alho, além de ser diurético (por atuar nos rins e aumentar a quantidade de urina), também é um grande aliado na luta contra o câncer. O ideal é consumi-lo fresco.
10. COUVE: Tradicional acompanhante da feijoada, a couve merece mais espaço no cardápio. Isso porque possui vitaminas como A e C, ao lado de substâncias que estimulam a produção de enzimas que ajudam o corpo a se proteger de tumores.
Além disso, suas folhas têm propriedades anti-inflamatórias que amenizam a irritação das mucosas do estômago, aliviando os sintomas da gastrite, por exemplo. Além disso, A Couve protege contra câncer de pulmão e contra a gripe. Ela é rica em Vitamina A e Vitamina C e também ajudam a melhorar a cicatrização, sendo fator de proteção da pele.
Além de incluir os alimentos sugeridos, outra boa sugestão de como fortalecer o sistema imunológico é manter uma alimentação variada, montando pratos bem coloridos.
Quanto mais cores, maior é a diversidade de vitaminas e minerais da refeição. Além disso, O ideal é manter essas dicas em prática constantemente e não só no inverno ou quando o corpo der os primeiros sinais de que algo não vai bem. Não se esqueça de que a defesa é sempre o melhor ataque.