Os 10 Principais Alimentos que Pioram a Gastrite estão sempre presentes no nosso dia-a-dia, e na maioria das vezes passam despercebidos. Além disso, a gastrite é uma doença que causa inflamação, infecção ou até erosão no revestimento estomacal, também conhecido como mucosa.
A mucosa do estômago é responsável por produzir ácidos e enzimas que atuam na digestão dos alimentos, quando o revestimento do estômago está inflamado, essa produção de enzimas e ácidos é reduzida, causando desconforto ao paciente.
Causas da Gastrite: Alguns fatores considerados de risco podem aumentar as chances de uma pessoa desenvolver gastrite. Então veja abaixo algumas causas para o desenvolvimento da gastrite:
Analgésicos: O uso excessivo de analgésicos prejudica a produção de uma substância que ajuda na proteção do revestimento do estômago causando assim, a gastrite.
Idade: Quanto mais velha a pessoa for, mais chances de desenvolver gastrite ela tem, pois o revestimento do estômago tende a ficar mais flácido conforme os anos vão passando.
Além disso, adultos mais velhos também têm mais chances de serem infectados por bactérias e vírus ou de desenvolver doenças autoimunes que causam danos à parede estomacal.
Alcoolismo: O consumo exacerbado de bebidas alcoólicas irrita o revestimento estomacal, o que eleva os danos causados pelos sucos gástricos produzidos pelo estômago para a digestão causando a gastrite.
Estresse: Momentos de estresse também elevam os danos causados à parede do estômago, aumentando assim o risco de uma gastrite.
Doenças Autoimunes: Quando as células de defesa atacam as células do próprio corpo, em vez de atacar e combater o organismo invasor, nós chamamos de uma doença autoimune. No caso da gastrite, os anticorpos atacam as células que compõem o revestimento do estômago.
Geralmente, esse é um problema que acomete pessoas já com distúrbios autoimunes.
HIV/Aids: Pessoas infectadas com o vírus do HIV, causador da Aids, apresentam falhas no sistema imunológico e estão mais sujeitas à ação de bactérias e outros vírus. Pacientes diagnosticados com a doença de Chron e com infecções provocadas por parasitas também estão mais sujeitos a desenvolver gastrite.
Uso de Drogas: Fazer uso de algumas drogas, como cocaína, também pode causar gastrite.
Sintomas da Gastrite: A gastrite às vezes pode passar desapercebida, mas também pode manifestar alguns sinais.
- Queimação e azia.
- Indigestão.
- Náuseas.
- Perda de apetite.
- Vômitos.
- Dores abdominais.
Em caso de sangramento da parede do estômago:
- Fezes escuras.
- Vômito de sangue ou material semelhante à borra do café.
Esses são uns dos principais sintomas da gastrite que muitos ignoram, vale ficar atento.
Como Prevenir a Gastrite: Existe alguns meios de prevenção da gastrite, por meio da mudança de hábitos e algumas regras a ser seguida, tais como:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Respeite os horários das refeições. Separar algum tempo para café da manhã, almoço e jantar tranquilos não é luxo, é necessidade.
- Prefira fazer pequenas refeições ao longo do dia a fazer uma grande refeição depois de muitas horas em jejum.
- Mastigue bem os alimentos, pois a digestão começa na boca, esse hábito sem dúvida diminuirá o risco de uma possível gastrite.
- Dê preferência a frutas, verduras e carnes magras.
- Evite tomar analgésicos, café, bebidas alcoólicas e as que contêm cafeína.
- Não exagere no consumo de bebidas alcoólicas, não fume e não utilize drogas. Substâncias tóxicas causam irritação ao estômago e podem causar gastrite.
1. Alimento que Pioram a Gastrite: Produtos ricos em corantes e conservantes, como sucos em pó e salgadinhos. Uma vez instalada a inflamação, esses condimentos tem um grande potencial de agravar ainda mais o quadro, pois causam a irritação da mucosa gástrica.
2. Alimento que Pioram a Gastrite: Gomas de mascar. Chicletes, com ou sem açúcar, também são nocivos. O estômago se prepara para receber o alimento sempre que mastigamos algo. Esse preparo envolve a produção de uma quantidade adequada de ácido para o processo digestivo. Com a chegada do alimento, esse ácido desempenha sua função e não é lesivo à parede gástrica. Mas, ao mastigar a goma de mascar, o estômago é ‘enganado’. Não ocorre a chegada de alimento na cavidade gástrica e, portanto, a quantidade de suco gástrico produzido pode ferir o estômago e fazer a gastrite atacar.
3. Alimento que Pioram a Gastrite: Frituras e embutidos, como os salgadinhos de festa, salsicha, salame e mortadela. O efeito dos embutidos está associado à quantidade de corantes e conservantes que esses alimentos contêm, causando irritação da parede do estômago. Com as frituras, o processo é muito semelhante. Preparações fritas, principalmente, de óleos reutilizados, causam grande irritação gástrica e agravam os sintomas da gastrite .
Isto acontece porque eles produzem substâncias oxidantes que agravam a irritação gástrica. Entretanto, essa irritação não se restringe apenas às frituras encharcadas. As frituras sequinhas, com aparência inofensiva, são, em geral, fritas em gordura hidrogenada ou trans. Essa qualidade de gordura é a que mais irrita o estômago e tem um potencial de aumentar ainda mais a inflamação.
4. Alimento que Pioram a Gastrite: Carnes vermelhas. O estômago é responsável apenas pela digestão de alimentos protéicos, como as carnes, induzindo ainda mais a liberação das enzimas digestivas e podendo agravar a inflamação. Segundo a nutricionista Amanda Epifânio, além das proteínas, as gorduras presentes em alguns cortes de carne, como a picanha, tornam a digestão mais lenta, deixando o alimento parado no estômago por um período maior, piorando assim os sintomas gástricos.
5. Alimento que Pioram a Gastrite: Leite e seus derivados, como iogurte, manteiga, requeijão e queijos. O Leite e seus derivados fazem parte dos alimentos protéicos, e a alteração digestiva é semelhante à das carnes. Seu consumo nunca deve ser utilizado na tentativa de melhorar a dor gástrica, pois haverá uma melhora imediata em resposta à chegada de alimento no estômago, mas o agravamento da gastrite virá logo em seguida.
6. Alimento que Pioram a Gastrite: Açúcar e doces, como bolos, biscoitos recheados, sorvete e balas. O açúcar tem uma rápida digestão, podendo aumentar a fermentação intestinal e causar o desconforto gástrico. “As balas têm função semelhante a das gomas de mascar e os sorvetes, por serem à base de Leite e ricos em gorduras, agravam ainda mais a gastrite .
7. Alimento que Pioram a Gastrite: Condimentos fortes, como pimenta, temperos prontos, molho shoyu, catchup, mostarda. Ninguém em sã consciência colocaria uma gota de pimenta em uma ferida exposta, não é mesmo? O mesmo vale para o nosso estômago. Na gastrite , há um processo inflamatório e o consumo de pimenta poderá ferir ou agravar a lesão inicial. Os demais molhos são ricos em conservantes e condimentos que também pioram o quadro.
8. Alimento que Pioram a Gastrite: Cafeína, presente no café, nos chás preto e mate e nos refrigerantes à base de cola. Esta substância é um potente irritante gástrico e deve ser evitada durante o tratamento da gastrite.
9. Alimento que Pioram a Gastrite: Frutas cítricas, como aranja, mexerica, Limão, maracujá, abacaxi e kiwi. O teor de acidez das frutas cítricas pode agravar a lesão gástrica e causar dor.
10. Alimento que Pioram a Gastrite: Bebidas alcoólicas. O álcool também é extremamente agressivo à mucosa estomacal. Ele pode causar e/ou agravar um estado de inflamação.