Os Alimentos que Podem Causar Diarreia pode ser um sintoma de intolerância à lactose ou de doença celíaca. Alem disso, pode ser evitada se ingerir determinados alimentos por um tempo que pode ajudar a determinar o que vem provocando a condição, assim como a trata-la. Por exemplo, pessoas com doença celíaca devem evitar o consumo de glúten, que é encontrado na cevada e no centeio. Já os pacientes com intolerância à lactose não devem beber leite e nem os seus derivados, de forma a evitar um quadro de diarreia .
Por que Temos Diarreia: Na grande maioria das vezes as diarreia são provocadas por infecções virais ou pela presença de algum parasita no organismo. A presença destes parasitas deixa os órgãos do sistema gastrointestinal irritados, o que leva ao desenvolvimento dos sintomas característicos. Intoxicações alimentares também podem provocar diarreia, assim como o uso de certos medicamentos, especialmente laxantes.
A doença de Chron, síndrome do intestino irritável e colites ulcerosas também podem levar à condição, da mesma forma que a doença celíaca e a intolerância à lactose. Além disto, alguns fatores são considerados de risco para tanto como consumir bebidas alcoólicas em excesso, fumar, beber muito café ou ingerir água e alimentos contaminados.
Estes Alimentos Podem Provocar a Diarreia:
- Frituras em geral;
- Embutidos;
- Café;
- Álcool;
- Itens muito temperados;
- Saladas mal lavadas;
- Carnes cruas;
- Frutos do mar;
- Vegetais não cozidos;
- Frutas com casca.
Estes são alguns dos alimentos que mais que Podem Causar Diarreia, devendo ser evitados por pessoas que sofrem com a condição. Além disto, é fundamental beber somente água filtrada.
O que não Pode Comer na Diarreia:
- Alimentos com muitas fibras como cereais integrais, vegetais de folhas verdes escuras como espinafres e frutas com casca porque aumentam a mobilidade do intestino e não ajudam a parar a diarreia;
- Alimentos de difícil digestão como frituras, embutidos, leite e derivados, chocolate, bolos, biscoitos.
- Alimentos que provocam gases e desconforto abdominal como feijão, ervilhas, repolho ou brócolis, por exemplo. Saiba mais em: Alimentos que causam gases.
- Além disso, as bebidas alcoólicas, café e bebidas com cafeína como chá preto, chá verde e refrigerantes com cafeína, também devem ser evitadas quando se está com diarreia porque são diuréticos e estimulam o intestino, podendo levar à desidratação.
Álcool: o álcool relaxa o corpo e, por isso, também relaxa o esfíncter esofágico, o que pode causar refluxo e azia. Ingerir álcool também pode impedir que nutrientes sejam absorvidos pelo organismo, além que Podem Causar Diarreia.
No entanto, se você não tem problemas gastrointestinais, doses moderadas de álcool não devem causar problemas do tipo. A sugestão é dois drinques por dia para os homens e um para s mulheres.
Chocolate: um estudo de 2005 sugere que o chocolate pode ser um problema para quem sofre da síndrome do intestino irritável. Mas o chocolate em si pode não ser o vilão, afinal, para quem tem intolerância à lactose, o verdadeiro problema é a quantidade de leite que o produto contém. Além disso, chocolate também traz cafeína, que pode causar inchaço abdominal, e que Podem Causar Diarreia.
Sintomas de Diarreia: Os sintomas da diarreia costumam ser os mesmos, embora variem de intensidade. O principal sinal da doença é a presença de fezes líquidas na evacuação. O paciente também pode manifestar dores na região abdominal e uma vontade constante de ir ao banheiro.
Adoçantes Artificias: como é o caso do sorbitol, que pode ser encontrado em bebidas dietéticas, doces e pastilhas, e que foi identificado como causador de diarreia. Este é fracamente absorvido pelo intestino delgado e atrai água do organismo para o interior do intestino, o resultado são fezes moles ou aquosas, vulgarmente conhecidas por diarreia. Basta a ingestão de quantidades relativamente pequenas de sorbitol para que haja sintomas gastrointestinais, como gás, inchaço e cólicas abdominais.