Os Alimentos que Prevenir a Aterosclerose. As dicas são varias. Além disso, Aterosclerose, é uma condição em que ocorre o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias, o que restringe o fluxo sanguíneo e pode levar a graves complicações de saúde.
Suas manifestações dependem do local que a doença compromete primeiro. Entre elas estão, infarto ou angina quando acomete as artérias coronárias, dor e claudicação em membros inferiores quando acomete as pernas e, por fim, acidente vascular cerebral quando compromete as carótidas. Então, confira Os 10 Alimentos Para Prevenir a Aterosclerose:Alho Para Prevenir a Aterosclerose: O alho é conhecido como antibacteriano, adstringente e estimulante. Ajuda o sistema imunológico e, combinado ao mel e ao limão, combate os sintomas da gripe. Você também pode misturar o alho amassado com o mel para limpar as artérias, consumindo uma colher de sopa por dia ou três colheres de chá três vezes ao dia.
Suco de romã Para Prevenir a Aterosclerose: O suco de romã possui grande quantidade de antioxidantes, o que combate os radicais livres e contribui para a saúde do corpo em geral. Consuma-o regularmente, comprando frutas orgânicas de boa procedência, para melhorar também seu sistema circulatório.
Maçã Para Prevenir a Aterosclerose: A pectina e os flavonoides presentes na maçã reduzem a quantidade de colesterol “ruim” e ajudam a prevenir o enfarte e outros problemas cardiovasculares. Consuma pura ou em saladas, vitaminas e sucos, crua.
Berinjela Para Prevenir a Aterosclerose: Sempre falamos sobre as diversas propriedades benéficas da berinjela. Além disso, a água da berinjela ajuda a emagrecer e a melhorar a imunidade, entre outros benefícios.
O legume também é rico em vitamina C, que ajuda a diminuir o risco de colesterol alto. Consuma regularmente, da maneira que preferir, crua ou cozida. Apenas evite as frituras, como a berinjela empanada, por causa do alto teor de óleo da receita.
Cúrcuma Para Prevenir a Aterosclerose: A cúrcuma é da família do gengibre, raiz muito usada como remédio ou como alimento saudável, descongestionante das vias aéreas e energético. Menos famosa que seu primo, a cúrcuma possui uma substância chamada curcumina, que protege o coração e a saúde dos vasos sanguíneos.
Azeite Para Prevenir a Aterosclerose: O azeite de oliva protege o coração desde que seja consumido cru, e não em pratos quentes. Você pode usá-lo em saladas e sopas (depois de prontas), entre outros pratos.
Abacate Para Prevenir a Aterosclerose: Recomendam-se duas colheres de sopa por dia desta fruta encorpada e saborosa para obter bons resultados. Possui gordura monoinsaturada, que faz bem ao coração, além de aminoácidos e vitaminas. Consuma-o cru, em molhos, pastas e vitaminas adoçadas com mel.
Os brasileiros preferem o sabor do abacate doce misturado ao leite, então faça cremes, sorvetes e vitaminas com o ingrediente usando um leite vegetal ou desnatado. Boas opções são o leite de aveia, de arroz, de castanha (que também faz bem ao coração) ou de soja.
Tomate Para Prevenir a Aterosclerose: O tomate tem altas quantidades de licopeno, antioxidante também presente na melancia e na goiaba. Ajuda a combater os radicais livres, que causam danos às veias e artérias. Consuma cru ou cozido.
Farelo de Aveia Para Prevenir a Aterosclerose: Duas colheres de sopa de farelo de aveia por dia dificultam a absorção de gorduras pelos intestinos, fazendo com que o corpo desenvolva menos colesterol.
O farelo de aveia pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais, e também é conhecido como aliado do emagrecimento. As fibras do farelo absorvem 20 vezes seu tamanho em quantidade de água, promovendo uma sensação de saciedade duradoura.