Os Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir A trajetória de nove meses à espera de um bebê aspira cuidados que vão garantir a saúde da mãe e da criança durante muito tempo. Alem disso, manter uma alimentação saudável ao longo da gravidez é um importante recurso para dar maior segurança não só na hora de dar a luz, mas, principalmente, na recuperação do parto e na produção de leite materno.
O Ciclo Vivo elaborou uma lista com nove alimentos, cada um recomendado para cada mês da gestação. Para Gabriela, nutricionista do Centro de Incentivo à Nutrição e Qualidade de Vida, é um mito antigo dizer que a “grávida come por dois”, e que precisa ser quebrado o mais rápido possível. “A alimentação da mulher grávida deve ser igual à de uma mulher adulta normal, porém, existe a necessidade de se balancear os nutrientes, assim como de se preocupar com o aporte energético nesta fase da vida”, diz a nutricionista. Então, confira agora Os 10 Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir.
Brócolis: O brócolis é um alimento rico em ácido fólico (vitamina do complexo B), presente em outras folhas verde-escuras, como a couve-manteiga e o espinafre, e também no aspargo, nas frutas cítricas e na gema de ovo. Um dos Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir, o brócolis oferece uma boa dose de antioxidantes, fibras, cálcio e vitaminas. A mulher precisa duplicar o consumo de ácido fólico a partir das primeiras semanas de gestação, pois a propriedade ajuda nas primeiras formações do corpo do bebê.
Banana: Rica em carboidratos, a banana contém vitamina B6, que, se ingerida no início da gravidez, auxilia na formação do feto e ainda diminui os enjoos. A vitamina B6 que a fruta possui também pode ser encontrada em diversos alimentos, como legumes, peixes e carnes magras por isso é um dos Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir
Abacate: Neste período da gestação, a orientação é comer bastante abacate – a fruta é rica em magnésio, que ajuda a combater as câimbras e também as contrações uterinas antes da hora. Gabriela aponta, ainda, outra vantagem da propriedade. “O magnésio na gravidez ajuda a combater o cansaço e a fadiga”, explica. Na lista do magnésio, também marcam presença os cereais integrais, feijões, ervilhas, soja, nozes, cacau e água de coco sem duvidas essa é um dos Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir.
Acerola: Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir são ricos em vitamina C, como a acerola, aumentam a imunidade, ajudando na prevenção de infecções, gripes e resfriados. Além disso, melhoram a absorção de ferro no corpo, importante propriedade obtida nas carnes, verduras escuras e no feijão.
Figo: O figo é uma importante Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir e fonte vegetal de cálcio. Uma porção de 8 figos secos contém um quarto do cálcio necessário diário e 5 gramas de fibra. Figos são ricos em minerais como potássio, magnésio e fósforo, que são úteis para a formação dos ossos e dentes de uma criança, juntamente com a vitamina K, 8 figos secos contêm 23 microgramas desta vitamina. Mesmo figos frescos fazem bem na gravidez, mas a sua versão seca tem uma maior concentração de nutrientes.
Feijão: O feijão é uma importante Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir, cobre e fósforo. Estes sais minerais são úteis para a formação de células sanguíneas e para garantir o transporte de oxigênio pelas células vermelhas do sangue. Cálcio e fósforo asseguram que os dentes e os ossos da criança se desenvolvam adequadamente. O seu teor elevado de fibra ajuda a combater a náusea típica da gravidez.
Alcachofras: Alcachofras são uma fonte de ferro e ácido fólico. Uma alcachofra de tamanho médio contém 100 microgramas de ácido fólico e 12% da dose diária recomendada de ferro. Estes nutrientes são Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir e para prevenir má-formação congênita. Alcachofras também são ricas em fibras, que ajudam a resolver problemas com prisão de ventre na gravidez.
As Sementes de Abóbora: As sementes de abóbora ajudam a aumentar a ingestão diária de proteína através dos Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir. A proteína é necessária para ajudar a desenvolver os músculos do bebê e para fortalecer o sistema muscular da mãe. Elas também contêm potássio, de cálcio e de fósforo e um elevado teor de zinco e magnésio, o que ajuda o corpo a queimar gorduras, proteínas e hidratos de carbono como fonte de energia.
Creme de Gergelim: O creme de gergelim, também é um dos Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir e é conhecido como taine ou Tahmina, conserva todos os nutrientes saudáveis encontrados em sementes de sésamo e é rico em ácidos graxos essenciais, que são necessários para a integridade das células nervosas e para o correto funcionamento do sistema imunitário.
O bom desenvolvimento das glândulas para a produção do leite da mamãe, o útero e a placenta, dependem de uma ingestão adequada de ácidos graxos essenciais no corpo. O creme de gergelim é também uma boa fonte de fósforo, cobre e magnésio. Porção recomendada durante a gravidez: 2 colheres de sopa por dia.
Manjericão: É uma boa fonte de Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir, riboflavina e fibras. Também contém vitaminas E, A e C. Ajuda na absorção de sais minerais, tais como fósforo, potássio, cobre, zinco, ferro e magnésio. O manjericão fresco possui uma maior oferta de nutrientes úteis na gravidez. Quantidades recomendadas: 10 colheres de sopa de folhas de manjericão fresco por dia.