Alimentos saudáveis para combater depressão que é possível que você não saiba. Além disso, a morte de um ente querido, a perda de um emprego ou o fim de um relacionamento são experiências difíceis para uma pessoa suportar. É normal que sentimentos de tristeza ou tristeza se desenvolvam em resposta a tais situações. Aqueles que experimentam perda, muitas vezes podem descrever-se como sendo “deprimido”. Mas ficar triste não é o mesmo que ter depressão. O processo de luto é natural e único para cada indivíduo e compartilha algumas das mesmas características da depressão. Tanto o luto quanto a depressão podem envolver tristeza intensa e afastamento das atividades habituais.
A depressão está entre os mais tratáveis dos transtornos mentais. Entre 80% e 90% das pessoas com depressão acabam reagindo bem ao tratamento. Quase todos os pacientes ganham algum alívio de seus sintomas. Vale ressaltar que os alimentos também possuem eficácia no combate a depressão. Então, veja em detalhes os Alimentos Saudáveis Para Combater Depressão:
1. Melancia:
A melancia é uma fruta que é rica em Triptofano, um aminoácido colaborador na produção de serotonina. A melancia além de ajudar na eliminação das toxinas do corpo também é muito útil para as pessoas depressivas.
2. Salmão:
Quem sofre de depressão, normalmente acaba ingerindo menos ácidos graxos omega 3 do que o necessário. O salmão é rico em ômega 3 e vai ajudar a reduzir o inchaço e o bom funcionamento do cérebro.
3. Mel:
O mel ajuda a sair da depressão mais rápido, pois ele estimula a produção de serotonina, que é o neurotransmissor fundamental peã sensação de bem estar e prazer. Para aproveitar seus benefícios, o recomendado é consumir 2 colheres de sopa de mel por dia.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
4. Aveia:
Este cereal, considerado como o mais completo, é uma fonte rica em vitamina B1, vitamina B6 e ácido fólico, substâncias que melhoram a digestão e equilibram os níveis de açúcar no sangue para evitar recaídas.
5. Soja:
A soja é rica em magnésio que é o segundo mineral mais abundante no nosso organismo e desempenha um papel fundamental na energia das células. Sua deficiência pode resultar em falta de energia. “O magnésio ajuda a reduzir a fadiga e aumentar os níveis de energia. Esse mineral combate o estresse porque tem propriedades tranquilizantes naturais, principalmente quando combinadas com cálcio.
6. Limão:
A fruta faz bem para a saúde que pode ser considerada um alimento funcional, pois apresenta inúmeras propriedades terapêuticas. Além disso, O limão também é rico em minerais e vitamina C, entretanto, também possui substâncias em sua casca que podem trazer benefícios extras à saúde, como prevenção de câncer, induzem a eliminação de toxinas do organismo, além de ter potente atividade antioxidante.
7. Ovos:
Os ovos são uma boa fonte de tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), que colaboram com o bom humor. O recomendado é uma unidade por dia, no máximo. Quem tem colesterol alto deve se preocupar com o consumo em excesso, e evitar, principalmente a versão frita.
8. Carnes magras e peixes:
As carnes magras e os peixes são ricos em proteínas, que contém triptofano, uma substância que ajuda a combater a depressão por aumentar a produção de serotonina. Portanto, eles melhoram a dor, o estresse, o sono, e ainda proporciona bem-estar.
9. Nozes:
As nozes e outros frutos secos são uma das melhores fontes naturais de ácidos graxos monoinsaturados, que são recomendados para a saúde do sistema cardiovascular e o bom humor.
10. Chocolate:
O chocolate (consumido com moderação) pode ser bom aliado contra a depressão, pois, assim como as amoras, é cheio de antioxidantes. Além disso, contém triptofano, como o ovo. E, sim, o chocolate também é bom contra a tristeza temporária.