Os Benefícios da Alfarroba Para Saúde são variados. Pois, a Alfarroba possui grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. A alfarrobeira é uma árvore selvagem, nativa da costa do Mediterrâneo. A alfarroba é sua vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado, utilizada pela indústria de alimentos na produção de gomas e espessantes.
O pó ou farinha de alfarroba derivado da polpa da vagem torrada e moída é utilizado para substituir o cacau. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose), em torno de 38 a 45%.Na Europa, principalmente na Espanha e recentemente em Portugal, a alfarroba já é acrescentada a vários doces. É uma vagem comestível, de cor escura (entre o castanho e negro), que pode ter entre 10 e 25 cmde comprimento e demora um ano a amadurecer. Lá dentro encontram-se 10 a 16 sementinhas de cor parda, os quilates, que eram utilizadas pelos mercadores da Antiguidade, devido ao seu pouco peso e uniformidade, para avaliar o peso das jóias – daqui as palavras «Karat» e «Kilat».
A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1– colaboradora para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e melhora na atitude mental e o raciocínio – tanto quanto o aspargo ou morango, a mesma quantidade de niacina (mantém a boa condição da pele) do feijão fava, lentilha e ervilha, e mais vitamina A, que é essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da pele e saúde da visão, do que a berinjela, o aspargo e a beterraba. Possui ainda alto teor de vitamina B2 (responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos no nosso corpo), cálcio, magnésio e ferro, bem como um correto balanceamento de potássio e sódio.
A alfarroba não possui qualquer agente alergênico ou estimulante tais como a cafeína e teobromina presentes no cacau. Embora apresente um alto teor de açúcares possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos (gorduras) e alta quantidade de fibras naturais.
O efeito benéfico dessas fibras naturais na flora intestinal se dá pela proteção da membrana mucosa do intestino, bem como pela redução significativa da incidência de diarréias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras. A alfarroba, também designada por “chocolate saudável” é utilizada em vários processos industriais, nomeadamente na cosmética, alimentar e farmacêutica, sendo nesta última empregada apenas como espessante para dar forma a alguns comprimidos.
Estudo recentes mostraram que a alfarroba não contém glúten e possui potencial antioxidante muito elevado, semelhante ao do azeite e superior ao do vinho, o que leva os investigadores a acreditarem que os compomentes do fruto pode ser úteis no combate aos radicais livres e doenças crônicos-degenerativas.
Também reduz efetivamente a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol, devido ao seu teor e qualidade das fibras. Seu poder na redução do colesterol do sangue é o dobro de outras fibras. Algumas composição química da alfarroba:
- Proteína bruta – 4,7%
- Proteína digestível – 1,6%
- Fibra bruta – 9,2%
- Cinzas – 3,5%
- Cálcio – 0,38%
- Fósforo – 0,09%
- Gordura – 0,6%
- Açucares totais – 43,85%
- (glicose, sacarose e frutose)
- Não contém glúten, lactose e cafeína
A alfarroba pode ser usada como substituto do chocolate mas devido às suas propriedades medicinais, ela pode ser indicada como aliada no controle do colesterol, para baixar os triglicerídeos, para cessar vômitos e diarreia, sendo útil também contra indigestão e azia.
Além disso, tem ação anti-refluxo sendo uma boa opção para ser usada em fórmulas infantis. A alfarroba é um fruto da árvore Ceratonia siliqua e bastante conhecida como um substituto saudável do chocolate. Então, confira agora Os 10 Benefícios da Alfarroba Para Saúde:
Benefícios da Alfarroba Para Controlar a Diabetes: A Alfarroba ajuda a retardar a digestão, ou seja, evita que o açúcar chegue com tudo na corrente sanguínea após uma refeição. Ele é ótima fonte de gorduras boas, mas isso o torna calórico, sendo necessária certa moderação na hora do consumo. A Alfarroba controlar a diabetes por ter baixo índice glicêmico.
Benefícios da Alfarroba Durante a Gravidez: O magnésio presente na Alfarroba é um dos elementos vitais para garantir uma gravidez saudável. A ingestão adequada da Alfarroba durante a gravidez é extremamente benéfica para a redução do risco de osteoporose e aumento do nível de tolerância à dor, resultando assim num processo de entrega lisa e uma otimização da pressão arterial.
Benefícios da Alfarroba Para Prevenir Doença Cardíaca: A proteína presente na Alfarroba ajuda a diminuir o nível de colesterol LDL no corpo, isso, por sua vez, pode diminuir as chances de doença cardíaca drasticamente. Se você quiser manter seu coração saudável, certifique-se de que sua dieta consiste em proteína. Alfarroba não só ajudará a reduzir o colesterol ao longo do tempo, mas também irá deixar as veias mais saudáveis e melhorar o fluxo sanguíneo para o coração.
Benefícios da Alfarroba Para Tratar Problemas Nervosos: As vitaminas B1 e B2 presente na Alfarroba ajuda a tratar problemas nervosos e a manter as células saudáveis em nosso corpo. Seus benefícios estão ligados a seu papel no desempenho de vários processos do corpo. Converter os carboidratos em glicose é o que ajuda a produzir energia, também tem um impacto na redução da fadiga no corpo.
Benefícios da Alfarroba Para Digestão: A Alfarroba é um poderoso aliemnto que é ao mesmo tempo que deixa o corpo saciado, ele estimula uma digestão saudável e desintoxica o organismo. Devido ao seu alto teor de fibras, Alfarroba tem efeito de limpeza em nosso trato digestivo, especialmente no intestino. Ele atua como um laxante natural, limpar as paredes do intestino e prevenir toxinas cancerígenas de se estabelecer no cólon.
Benefícios da Alfarroba Para Diminui o Colesterol: A Alfarroba combate os efeitos nocivos da gordura com gordura pode parecer estranho, mas é isso que fazem controlar o colesterol. A Alfarroba é rica em gordura poli-insaturada, considerada boa para o organismo. Se consumidas em excesso, a Alfarroba pode fazer mal, portanto o ideal é moderar a ingestão para absorver seus benefícios por inteiro.
Benefícios da Alfarroba Para Pele: A Alfarroba contém altos níveis de vitamina A e C, poderoso antioxidante que repõe os nutrientes na pele, promove a produção de colágeno e ajuda a manter a pele macia e firme. O consumo regular da Alfarroba ajuda a hidratar a pele. A Alfarroba também combate os radicais livres e envelhecimento pela presença dos antioxidantes polifenóis (o mesmo presente no cacau).
Benefícios da Alfarroba Para Tratar dor nas Costas: O magnésio presente na Alfarroba ajuda a tratar as pessoas com dores nas costas grave, relaxando os músculos das costas, estresse renal e tensão muscular. Os sintomas de câimbras nas pernas, bem como a fadiga geral, são sintomas tradicionais de deficiência de Magnésio. Portanto, a ingestão adequada da Alfarroba atua como uma cura para o problemas crônicos e câimbras nas pernas.
Benefícios da Alfarroba Para Hipertensos: A Alfarroba é rica em magnésio e potássio, dois nutrientes que ajudam a diminuir a pressão arterial. Além disso, ela possui fibras que fazem bem à saúde, contribuindo com o sistema digestivo e a saciedade do organismo. A Alfarroba Pode ser consumido por pessoas com hipertensão.
Benefícios da Alfarroba Para Sistema Imunológico: A vitamina A presente na Alfarroba aumenta a imunidade do corpo contra infecções, aumentando as respostas dos linfócitos contra antígenos que causam doenças. Mantem-se as membranas mucosas úmidas para assegurar uma melhor imunidade e também aumenta a atividade de células brancas do sangue.
Ela não só impede os germes de entrar em seu corpo, mas também ajuda a combater as infecções uma vez que os germes ganham a entrada no sistema do corpo, garantindo assim um duplo núcleo de proteção.