A cafeína é uma substância química encontrada no café, chá, cola, guaraná, mate e outros produtos.
A cafeína é mais comumente usada para melhorar o estado de alerta mental, mas tem muitos outros usos.
A cafeína é usada por via oral ou retal em combinação com analgésicos (como aspirina e paracetamol ) e uma substância química chamada ergotamina para o tratamento de enxaquecas .
Também é usado com analgésicos para dores de cabeça simples e na prevenção e tratamento de dores de cabeça após anestesia peridural. a cafeina tem muitos outros benefícios para a saúde surpreendentes.
Origens da cafeína
A cafeína ocorre naturalmente nas folhas, sementes ou frutos de mais de 60 espécies de plantas, incluindo:
- grãos de café
- folhas de chá e botões
- nozes dola
- grãos de cacau
- sementes de guaraná
- folha de erva-mate
A cafeína nas plantas atua como um pesticida natural. Ele paralisa e mata os insetos que tentam se alimentar deles.
Para que serve a cafeína?
A cafeína atua estimulando o sistema nervoso central (SNC), o coração, os músculos e os centros que controlam a pressão arterial.
A cafeína pode aumentar a pressão arterial, mas pode não ter esse efeito em pessoas que a usam o tempo todo.
A cafeína também pode agir como uma “pílula de água” que aumenta o fluxo de urina. Mas, novamente, pode não ter esse efeito em pessoas que usam cafeína regularmente. Além disso, beber cafeína durante exercícios moderados provavelmente não causa desidratação.
Benefícios da cafeína
A seguir veja os principais benefícios da cafeína para saúde.
1. Melhora a função cerebral
A cafeína inibe a ação da adenosina enquanto aumenta a liberação de neurotransmissores como dopamina e norepinefrina, substância que gera sentimentos de felicidade e satisfação, desperta o corpo, auxilia na função de processamento cerebral, melhora a concentração e a cognição, e também diminui a fadiga.
Segundo o estudo, a cafeína também pode diminuir a depressão e o risco de desenvolver distúrbios cerebrais, como doença de Alzheimer , doença de Parkinson e acidente vascular cerebral .
2. Estimula o metabolismo
A cafeína estimula o sistema nervoso central e aumenta a taxa metabólica e a queima de gordura. Segundo o estudo, beber 300 mg de cafeína durante um dia pode aumentar a queima de calorias em até 79 kcal. Além disso, a cafeína também pode ajudar na prevenção de hepatite, câncer de fígado e diabetes tipo 2 .
3. Melhora o desempenho nos exercícios
A cafeína aumenta o metabolismo dos carboidratos e gorduras armazenados. O estimulante também auxilia no armazenamento de glicogênio nos músculos a longo prazo, o que pode atenuar a fadiga e prolongar a duração do exercício.
Significativamente, a cafeína também estimula a liberação de adrenalina durante o exercício, o que permite que o sistema circulatório, o coração e os vasos sanguíneos funcionem em níveis elevados, ao mesmo tempo que relaxa os músculos e fortalece o músculo cardíaco.
4. Diminui o risco de desenvolver diabetes
Segundo estudos, beber uma xícara de café com cafeína pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em 7%, embora não cure o diabetes. No entanto, os entusiastas da cafeína devem ter cuidado com o açúcar ou a gordura adicionados às bebidas com cafeína para evitar possíveis complicações.
5. Diminui a dor física
A cafeína é usada medicinalmente para tratar várias doenças físicas, incluindo enxaquecas, estresse e dores de cabeça. Além disso, os médicos normalmente administram cafeína por via intravenosa para tratar sintomas pós-operatórios, como dores de cabeça, etc.
6. Aumento energético
Esta pode ser a vantagem mais óbvia da Cafeina. É exatamente isso que faz do café ser um alimento básico da manhã. A Cafeína é um perfeito estimulante e pode até motivá-lo a se exercitar.
Dormir é a maneira mais saudável de reabastecer o corpo. Nenhuma quantidade de Cafeína pode substituir uma boa noite de descanso. No entanto, em pequenas doses, a Cafeina pode ajudá-lo a começar o dia perfeitamente.
7. Bom para cérebro
Os benefícios energéticos do consumo de Cafeína também aumenta a concentração. Nos jovens, a Cafeína melhora a conectividade funcional do cérebro. Também é mais fácil fazer algumas tarefas, como escrever papéis ou fazer atividades.
Estes Benefícios da Cafeína também ajudam os idosos. Uma baixa dose aumentou a comunicação entre diferentes partes do cérebro. O resultado disso é uma melhor capacidade da atenção e memória.
A Cafeina pode ser útil para as mulheres na pós-menopausa, que muitas vezes relatam uma concentração difícil.
8. Melhorar o humor
Além do pensamento mais claro, a Cafeína também o tornará mais feliz. As baixas doses estão ligadas a níveis reduzidos de ansiedade, estresse e nervosismo. Tudo graças à influência positiva da Cafeína sobre dopamina e serotonina, dois neurotransmissores associados ao bom humor.
Esses efeitos são mais proeminentes em pessoas mais velhas e cansadas, mas outras pessoas também podem aproveitar esses Benefícios da Cafeína. Para um melhor efeito, a cafeína deve ser consumida pela manhã.
9. Dor de cabeça
Quando você não dorme a quantidade suficiente, as dores de cabeça são mais prováveis, elas podem acontecer devido ao estresse ou tensão. Então, por que não saborear um pouco de café ou chá? A Cafeina nessas bebidas irá aumentar o nível de receptores da adenosina, que desempenham um papel no alívio da dor.
Tomar Cafeina com ibuprofeno também exibirá efeitos mais fortes. No entanto, tenha em mente que a Cafeína pode ser útil para pequenas dores de cabeça.
10. Perder peso
O controle do peso leva tempo e paciência. Mas a Cafeína pode acelerar as coisas. A Cafeína possui a capacidade de aumentar a termogênese, a quantidade de calor que seu corpo produz. Este processo queima calorias, até mesmo quando você está em repouso. Ao mesmo tempo, a Cafeína demonstrou a supressão do apetite, reduzindo o consumo de energia.
Entre o aumento da termogênese e a diminuição do apetite, você tem um método perfeito para a perda de peso.
Os Benefícios da Cafeina também incluem a quebra de gordura. Isso é conhecido como oxidação lipídica, e tem um maior impacto em indivíduos obesos.
Alimentos ricos em cafeína
A seguir veja a lista dos alimentos ricos em cafeína.
1. Café
É a fonte mais conhecida de cafeína, com uma xícara de café normalmente contendo entre 95 e 165 miligramas da substância. Além de fornecer um impulso de energia, o café é apreciado por seu aroma e sabor distintos.
2. Chá preto
O chá preto contém cafeína em quantidades menores que o café, mas ainda assim fornece um estímulo. Uma xícara de chá preto pode conter cerca de 40 a 70 miligramas de cafeína.
3. Chá verde
Embora contenha menos cafeína que o chá preto, o chá verde ainda é uma fonte de energia, com aproximadamente 20 a 45 miligramas de cafeína por xícara. Além disso, é rico em antioxidantes benéficos para a saúde.
4. Chá oolong
Este tipo de chá tradicional chinês fornece uma quantidade moderada de cafeína, cerca de 30 a 50 miligramas por xícara. Ele também possui um sabor único e é valorizado por suas propriedades de queima de gordura.
5. Chocolate Amargo
O chocolate amargo contém cafeína, embora em quantidades menores em comparação com o café e o chá. Além disso, é uma fonte de antioxidantes e pode ter benefícios para a saúde cardiovascular.
6. Guaraná
Uma fruta nativa da região amazônica, o guaraná contém naturalmente cafeína em quantidades significativas. É frequentemente usado em bebidas energéticas e suplementos para aumentar a energia e a concentração.
7. Kombuchá
Este chá fermentado é uma bebida popular para a saúde intestinal. Assim como o iogurte e o kimchi, o kombuchá contém probióticos. Mas também contém cafeína, o que pode causar sofrimento a algumas pessoas com problemas gastrointestinais.
8. Energéticos
Estas bebidas são formuladas especificamente para fornecer um impulso de energia rápido, contendo cafeína em combinação com outros ingredientes estimulantes, como taurina e vitaminas do complexo B.
9. Cacau em pó
O cacau em pó natural, não processado, contém uma quantidade modesta de cafeína. Além disso, é rico em antioxidantes e pode ter efeitos positivos na saúde cardiovascular e cerebral.
10. Chiclete de menta
Alguns chicletes de menta contêm cafeína para proporcionar uma sensação de alerta e refrescância. É uma opção conveniente para obter um impulso energético durante o dia.
11. Bebidas de café gelado
Essas bebidas, populares em climas mais quentes, são feitas com café frio ou gelado e frequentemente contêm cafeína em níveis semelhantes aos do café quente.
12. Barras de chocolate
Certas barras de chocolate, especialmente aquelas feitas com chocolate ao leite, podem conter cafeína em quantidades modestas. No entanto, as barras de chocolate amargo tendem a ter teores mais elevados de cafeína.
13. Iogurtes e sorvetes com sabor de café
Alguns produtos lácteos, como iogurtes e sorvetes, vêm em sabores de café e podem conter cafeína, embora em quantidades menores.
14. Bebidas de cacau
Bebidas quentes ou frias feitas com cacau em pó podem conter uma pequena quantidade de cafeína, proporcionando um sabor rico e indulgente.
15. Suplementos de perda de peso
Alguns suplementos dietéticos destinados a promover a perda de peso podem conter cafeína, pois ela é conhecida por aumentar o metabolismo e a queima de gordura.
Quem deve evitar ou limitar a cafeína?
A cafeína é um ingrediente comum em uma variedade de bebidas e alimentos. A tolerância individual ao limite de consumo de cafeína depende da sua composição genética e condição física. Se não tiver certeza, limite ou evite a cafeína ou consulte um médico para orientação. Indivíduos com o seguinte devem evitar cafeína:
- Gravidez, pois a cafeína passa da placenta para o feto.
- Nas mães que amamentam, uma pequena quantidade de cafeína pode passar do leite materno para os bebês.
- Distúrbios do sono, dificuldade em adormecer ou insônia.
- Enxaquecas ou dores de cabeça crônicas
- Ansiedade
- Doença do refluxo ácido (DRGE) ou úlceras
- Frequências cardíacas elevadas ou arritmia cardíaca
- Pressão alta
- Aqueles que tomam certos medicamentos ou suplementos, incluindo estimulantes, certos antibióticos, medicamentos para asma e medicamentos para o coração .
- Crianças ou adolescentes devem limitar a cafeína diária e não consumir tanta cafeína quanto os adultos, pois as crianças são mais sensíveis aos efeitos da cafeína.
Cuidados com a cafeína
A ingestão excessiva de Cafeina é outra história. Pode ter efeitos colaterais desagradáveis como tremores, ansiedade, depressão, desidratação e problemas para dormir. Ao longo do tempo, pode parar a absorção de cálcio e contribuir para a osteoporose.
As mulheres grávidas e em amamentação também devem evitar o consumo excessivo de Cafeína. Uma ingestão de 300 mg ou mais por dia pode contribuir para aborto espontâneo. Caso esteja lidando com estresse intenso ou problemas para dormir, pule a Cafeína. Isso pode tornar esses problemas mais difíceis.