A Escarola é uma verdura da mesma família da a alfaces e é caracterizada por grandes folhas verde-escuras que têm um sabor amargo e textura crocante. A escarola é uma verdura semelhante à alface, porém suas folhas são mais duras, escuras e possuem sabor amargo. Ela Pertence à família das Asteráceas é era conhecida e consumida pelos antigos romanos, gregos e egípcios. Inicialmente foi utilizada mais na medicina que na culinária.
O que é escarola?
A escarola é um tipo de vegetal de folhas verdes que faz parte da família das plantas da chicória. Está intimamente relacionado com vários outros tipos de verduras, incluindo escarola , escarola belga e frisée .
Valor nutricional
A escarola é uma excelente fonte de nutrição ao corpo, principalmente por ser rica em Vitamina A, Vitaminas do Complexo B, Vitamina B2, vitamina B5, Vitamina C e os minerais cálcio, ferro, Potássio, Fósforo, Magnésio, Selênio e Zinco, além de possuir alto teor em fibras, sendo excelente aliada para um emagrecimento saudável. Pois, possuir um alto valor funcional e com poucas calorias.
Usos para escarola
O sabor acentuado da escarola torna-a um complemento saboroso para saladas. Faça uma salada murcha cobrindo a escarola picada com ovo cozido fatiado, pimentão vermelho assado e limão aquecido e vinagrete de azeite. Refogue a escarola picada com alho, azeite e pimenta-do-reino para fazer um acompanhamento saudável, ou cozinhe com feijão romano, linguiça magra fatiada, cebola e caldo de galinha para uma sopa farta. Alternativamente, combine escarola murcha e picada com macarrão de trigo integral, tomates picados salteados e peito de frango grelhado fatiado como prato principal.
Quais são os benefícios da escarola?
benefícios da escarola
A seguir veja os principais benefícios da escarola para saúde são:
1. Boa para o trato intestinal
A Escarola é rica em fibras, a raiz da escarola tem uma substância chamada inulina, de efeito pré-biótico, que estimula a produção de bactérias benéficas que vivem no trato intestinal.
2. Contra os radicais livres
Os carotenóides da escarola são substâncias com propriedades antioxidantes, que têm a capacidade de proteger as células do corpo contra a ação dos radicais-livres. Por isso, estão associadas à prevenção ou diminuição do risco de certas doenças, especialmente as cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
3. Bom para os ossos
A Escarola é um Alimento rico em ferro e cálcio, estes nutriente são fundamentais para a formação dos ossos e manutenção da massa óssea no decorrer da vida; além de prevenir doenças relacionadas a eles, como osteoporose.
4. Melhorar o sistema imunológico
A Escarola é uma rica fonte em betacaroteno, além de contém grandes quantidades de sais minerais. Entre eles, está o ferro, essencial para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue e prevenção de anemia. Já a vitamina C da escarola, ajuda na absorção deste ferro, promovendo sua eficácia. Além disso, vitamina por si só já estimula as defesas imunes do organismo.
5. Previne doenças cardiovasculares
A Escarola é rica em carotenoides, agentes associados à proteção das células do corpo contra a ação dos radicais livres. Por isso, o consumo regular da verdura ajuda a diminuir os riscos de certas doenças, como as cardiovasculares. Outro antioxidante presente no vegetal é o betacaroteno, aliado do sistema imunológico.
6. Ajuda na prevenção do câncer de cólon
A Escarola possui uma substância chamada de inulina, que facilita o trânsito intestinal e protege contra o câncer de cólon. Ela também promove o a melhor absorção de nutrientes e sais minerais no intestino. Além de ser uma excelente fonte em fibras.
7. Reduz a inflamação
Os antioxidantes presentes na escarola ajudam a reduzir a inflamação no corpo, prevenindo doenças crônicas e promovendo a saúde geral.
8. Aumenta a energia
O consumo regular de escarola pode ajudar a aumentar os níveis de energia, devido ao seu conteúdo de vitaminas e minerais essenciais para o corpo.
9. Melhora a saúde hormonal
A escarola é rica em vitamina K, que é essencial para a saúde hormonal e ajuda a regular os níveis de hormônios no corpo.
10. Melhora a função cerebral
Os antioxidantes presentes na escarola podem ajudar a melhorar a função cerebral, promovendo a memória e a concentração.
11. Reduz a pressão arterial
A escarola é uma fonte de potássio, um mineral que ajuda a regular a pressão arterial, prevenindo problemas como a hipertensão.
12. Melhora a saúde da pele
Os antioxidantes presentes na escarola ajudam a promover a saúde da pele, prevenindo o envelhecimento precoce e contribuindo para uma pele mais saudável e radiante.
Outros Benefícios da Escarola Para Saúde
- A escarola é rica em beta caroteno, ela tem ação antioxidante e de preservação da saúde dos olhos, além de ajudar o sistema de defesas do organismo, prevenindo infecções.
- A escarola é uma excelente fonte em vitaminas do complexo B garantem a produção de energia pelo organismo e o bom funcionamento do sistema nervoso, entre outras funções.
- A escarola é uma boa fonte de Vitamina B9, conhecida como folato ou ácido fólico, é essencial para a produção do material genético e previne más-formações fetais.
- A escarola é rica em Potássio, que atua como regulador da pressão e do pH sanguíneos e auxilia os processos digestivos e as contrações musculares após atividades físicas muito intensas, a reposição de potássio no organismo ajuda na recuperação dos músculos.
Como usá-la (em receitas)
Quer saber onde comprar escarola e como adicioná-la à sua dieta?
- Este ingrediente incrivelmente versátil está amplamente disponível na maioria dos supermercados, mercados agrícolas e lojas de produtos naturais.
- Pode ser encontrada na seção de hortifrutigranjeiros, geralmente ao lado de outras verduras, como couve, alface e alface romana .
- Com sua cor viva e sabor único, existem várias maneiras de saborear este vegetal vibrante.
- Pode ser consumido cru, seja em salada de escarola ou acompanhado de frutas, como maçãs e peras.
- Também pode ser cozido e utilizado em receitas de escarola de alface, como massas, ensopados e acompanhamentos.
Receita da escarola refogada no alho e óleo
Ingredientes
- 1 maço de escarola
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola média picada
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- Sal e pimenta a gosto
- 1 colher de sopa de vinagre
- 1/2 xícara de água
Modo de preparo
- Lave bem a escarola em água corrente e corte em pedaços grandes.
- Em uma panela, refogue o alho e a cebola no azeite até ficarem dourados.
- Adicione a escarola na panela e mexa bem, deixando cozinhar por alguns minutos.
- Tempere com sal, pimenta e o vinagre, mexendo bem para incorporar os temperos.
- Adicione a água na panela, misture bem e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando.
- Quando a escarola estiver macia, retire do fogo e sirva quente como acompanhamento de carnes ou como recheio de tortas e salgados.
A escarola tem alguma desvantagem?
A escarola geralmente oferece um benefício líquido para a maioria dos indivíduos que a incorporam em suas dietas.
No entanto, contém níveis relativamente elevados de oxalato (ácido oxálico). Para aqueles suscetíveis a pedras nos rins, os alimentos com alto teor de oxalato podem contribuir potencialmente para a formação de pedras nos rins, formando cristais quando se ligam ao cálcio no corpo.