Os Benefícios da Espinheira Santa Para Saúde são diversos, pois a Espinheira Santa possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. A Maytenus ilicifolia, ou espinheira santa como é popularmente conhecida, é uma planta que pertence à família Celastraceae. É uma planta originária da América do Sul muito presente na região sul do Brasil.
É conhecida por esse nome por suas folhas terem o formato de espinhos e por ser considerada um medicamento natural ou, como falam, um santo remédio.
Essa planta também pode ser conhecida por outros nomes como espinheira divina, espinho-de-deus, salva-vidas, maiteno, sombra-de-touro, cangorça, erva-cancerosa, cancerosa, cancorosa, cancorosa-de-sete-espinhos, limãozinho, pau-josé, entre outros.
A espinheira santa é uma planta muito utilizada para ornamentação podendo atingir alguns metros de altura. Porém, essa erva é mais utilizada para fins medicinais desde os povos antigos. A indicação de uso para esse fim é para tratar e principalmente prevenir problemas gastrintestinais, afecções de pele e câncer.
A espinheira santa possui vários nutrientes e os que se apresentam em maior quantidade são as substâncias antioxidantes, principalmente os taninos. Os principais nutrientes presentes nessa planta são:
- Antioxidantes: taninos, carotenoides e antocianinas;
- Sais minerais: cálcio, ferro, sódio e enxofre;
- Outros: ácidos, terpenos, cafeína, óleo essenciais, mucilagens, resinas, açúcares, beta-sisterol, esteróis, maiteno, entre outros.
Podendo ser utilizada como chá ou em cápsulas, as indicações de espinheira santa são várias. Os usos clássicos são para úlceras gástricas e intestinais, gastrite, dispepsia, indigestão, constipação e problemas no fígado. Outras indicações incluem anemia, câncer e como contraceptivo.
Na medicina natural da Argentina, também faz-se uso de espinheira santa para quadros de infecções urinárias e respiratórias, diarreia, asma e para induzir a menstruação.
Muitos estudos têm sido realizados para identificar a ação da espinheira santa contra o câncer. Os fitoquímicos presentes na espinheira santa e que são os responsáveis pelas suas atividades biológicas no organismo humano são terpenos, triterpenos, taninos e alcaloides. Então, confira Os 10 Benefícios da Espinheira Santa Para Saúde.
Benefícios da Espinheira Santa Para Problemas Gastrointestinais: A espinheira santa oferece vários benefícios à saúde e o principal, comprovado cientificamente, é no tratamento de doenças relacionadas ao trato digestivo porque os nutrientes dessa erva exercem efeito protetor das mucosas estomacal e intestinal.
Essa planta ajuda a combater problemas gastrointestinais devido ao conjunto de propriedades nutricionais que possui, especialmente os fitoquímicos, substâncias antioxidantes que regulando o meio ácido aumentando o seu PH. Isso ocorre à mediada que essas substâncias reduzem a secreção do ácido clorídrico do estômago.
Benefícios da Espinheira Santa Para Problemas de Pele: Essa planta também é utilizada como cicatrizante e anti-inflamatória de afecções de pele, entre elas: acne, herpes, ferimentos, eczemas, dermatites, úlceras, afecções com pus, entre outras. É utilizada também para tratar o câncer de pele através do uso tópico do extrato das folhas.
Benefícios da Espinheira Santa Para Combate o Câncer: A espinheira santa tem se mostrado eficaz no combate de doenças como o câncer. Algumas pesquisas realizadas conseguiram comprovar a eficácia no retrocesso de tumores já instalados.
Essa ação anticancerígena ocorre devido às propriedades antioxidantes que essa planta possui que ajudam a combater e a prevenir o câncer de estômago e intestino e outras doenças.
Benefícios da Espinheira Santa Para Alivia os Gases: Eles também têm o poder de paralisar as fermentações de gases o que traz alívio para a pessoa que sofre com o problema.
Benefícios da Espinheira Santa Para o Útero: Tem sido feitos diversos estudos que indicam a ação do consumo do extrato de Espinheira Santa como um contraceptivo natural. As substâncias presentes na planta “bloqueiam” a fixação do óvulo no útero.
Mais atenção! Os efeitos contraceptivos de planta não são 100% comprovados para que isto aconteça muitos estudos são necessários. Por esta razão você deve buscar pelos métodos contraceptivos convencionais como os anticoncepcionais e o uso de preservativos.
Outros Benefícios da Espinheira Santa Para Saúde: Muitos outros estudos estão sendo feitos para comprovar os benefícios da Espinheira Santa para outros tipos de problemas do organismo como;
- Retenção líquida devido sua ação diurética;
- Ação anti-inflamatória;
- Propriedades desintoxicantes eliminando do sangue todas as toxinas prejudiciais ao seu corpo.
Formas de Preparo e Consumo da Espinheira Santa: A espinheira santa pode ser encontrada nas formas de sachê para chá, folhas desidratadas e cápsulas.
As partes dessa planta que podem ser utilizadas são as folhas, as cascas e as raízes que são utilizadas para chás. O chá pode ser consumidos até 3 vezes no dia.
- Chá por infusão: adicione 1 colher de sopa das folhas em 1 xícara de chá de água fervente e deixe descansar por, pelo menos, 10 minutos. Coe e tome quente ou gelado.
- Chá Por Decoção: adicione 1 xícara de cascas ou raízes com 1 xícara de chá de água em uma panela e deixe ferver. Coe e tome quente ou gelado.
Efeitos Colaterais da Espinheira Santa: Em um estudo envolvendo 43 pacientes ingerindo o dobro da quantidade recomendada do chá de espinheira santa por 14 dias não foram relatados ocorrência de nenhum efeito colateral grave, apenas sensação de boca seca, náuseas, e dores no estômago, que desaparecem com o tempo.
Além disso, a incidência desses efeitos foi igual entre os grupos teste e placebo, o que sugere que a ocorrência desses efeitos seja realmente muito baixa.
Estudos em animais ingerindo doses altíssimas, de até 1 g por quilo de peso corporal, muito maiores que as recomendadas para os seres humanos também não apresentaram nenhuma complicação. Nenhum estudo toxicológico foi igualmente capaz de demonstrar efeitos sobre os indicadores sanguíneos, de atividade do fígado ou ainda teratogenicidade.
Assim, a espinheira santa é um fitoterápico extremamente seguro nas doses recomendadas, bastando atenção às contraindicações já citadas.