10 benefícios da melancia para o emagrecimento e (como usar). além disso, A melancia, com sua polpa suculenta, sabor doce e refrescante, não é apenas uma fruta deliciosa para os dias quentes, mas também uma poderosa aliada para quem busca um emagrecimento saudável e sustentável.
Ao contrário de dietas restritivas e promessas milagrosas, a melancia oferece benefícios que vão além da perda de peso, contribuindo para o seu bem-estar geral e te ajudando a alcançar seus objetivos de forma natural e prazerosa. Descubra como essa fruta incrível pode te auxiliar na sua jornada:
A retenção de líquidos é o acúmulo anormal de líquidos dentro dos tecidos do organismo, levando ao inchaço das pernas, rosto ou costas, por isso, a melancia vai ajudar a eliminar estes líquidos pela urina e a emagrecer. Além de conter poucas calorias a versão in natura a melancia possui mais de 90% de água e importantes nutrientes para a manutenção da saúde e da boa forma.
O suco de melancia também é uma boa pedida. Se a ideia é incrementar outros sucos, faça o seguinte: bata a polpa da melancia no liquidificador e coloque em formas de gelo. Os cubos podem ser usados em várias bebidas. Lembrando que chás e geleias feitos com a fruta também são boas opções. Descubra por que você não deve abrir mão dessa delícia no dia a dia! Além disso, a melancia é rica em:
- Vitamina C: que ajuda na prevenção de gripes e resfriados.
- Vitamina A: que é ótima para a saúde da pele e dos olhos.
- Vitamina B6: que colabora com o organismo na retirada de energia dos carboidratos, das gorduras e das proteínas.
- Potássio: que regula o pH do sangue.
- Ferro: que ajuda no transporte de oxigênio.
- Magnésio: que favorece a queda do nível de sódio no organismo.
Benefícios da melancia para o emagrecimento
A seguir veja os principais benefícios da melancia para o emagrecimento.
Diminui os níveis de açúcar no sangue:
O Potássio e o Magnésio presentes na fruta são responsáveis pelo bom funcionamento da insulina no organismo, diminuindo assim o nível de açúcar no sangue. Já a arginina, outro componente encontrado na melancia, é muito eficaz para aumentar o impacto da insulina sobre o açúcar. Mas cuidado, a fruta possui alto índice glicêmico. Além disso, o ideal é ingerir a melancia com uma fonte de fibras, como uma colher de sopa de chia.
Aumenta o libido:
Seu poder vasodilatador foi comprovado contra a impotência sexual, segundo uma pesquisa realizada pela universidade A&M (EUA). De acordo com os estudos, a citrulina, aminoácido presente na parte branca, é convertida em arginina por enzimas que atuam na formação do óxido nítrico, que, por sua vez, relaxa os vasos sanguíneos e estimula a vascularização do corpo inteiro, incluindo os órgãos sexuais.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Efeito detox:
Graças às suas fibras, a melancia favorece o trabalho dos rins e dos intestinos, ajudando na eliminação de toxinas que emperram a perda de peso. Com o organismo livre das substâncias tóxicas, o emagrecimento acontece de forma mais eficiente.
Preveni a anemia:
A melancia é fonte de Ferro, mineral que ajuda os glóbulos vermelhos a transportarem oxigênio para todas as células do corpo. A fruta é indicada para prevenção e combate da doença. Além disso, A anemia ocorre quando a falta de Ferro prejudica a concentração de glóbulos vermelhos, e suas consequências são perda de peso, menor produtividade, apatia, etc.
Retarda o envelhecimento:
Poderosa por conter antioxidantes, a polpa da melancia é rica em betacarotenos e em Vitamina C. Já as sementes contêm grande quantidade de Vitamina E, assim como de Zinco e Selênio. Essas partes consumidas juntas em um suco, por exemplo, é possível aproveitar todos os benefícios contra o envelhecimento celular e da pele.
Fortalece o pulmão
Por conter Vitamina A, nutriente que participa dos processos regenerativos do alvéolos (atuam no intercâmbio de gases no pulmão), a fruta fortalece o órgão e ainda ajuda a combater processos inflamatórios.
Combate o inchaço
Rica em Potássio, mineral que atua juntamente com o Sódio e o cloro na promoção do equilíbrio hídrico do corpo, a melancia ajuda a eliminar a água em excesso presente no organismo e também regula o pH do sangue. “Além disso, 90% da composição da fruta é água, o que estimula os rins a trabalharem melhor e evitarem a retenção de líquidos.
Preveni o Câncer
Devido a presença do licopeno, substância que confere a cor avermelhada à melancia, seu consumo previne diversos tipos de câncer. Isso porque a substância tem comprovada a ação antioxidante, que impede que os radicais livres ataquem as células do corpo e provoquem lesões.
Regula a pressão arterial
Alguns estudos apontaram um potente efeito vasodilatador em extratos de melancia. além disso, Isso se deve à presença dos aminoácidos L-citrulina e L-arginina, que agem como vasodilatadores e ajudam a promover e a regular a pressão arterial.
Fornece energia
Por conter vitamina do complexo B, principalmente a B5 (ácido patogênico), atua no metabolismo de gorduras, proteínas e açúcares, gerando energia para as atividades do organismo e favorecendo o emagrecimento.
Lembre-se:
- Consuma com moderação: Apesar dos seus benefícios, a melancia não deve ser consumida em excesso, pois o alto teor de frutose pode prejudicar o controle glicêmico em pessoas com diabetes.
- Alimentação balanceada: A melancia deve ser combinada com uma dieta equilibrada e rica em nutrientes para um emagrecimento saudável e sustentável.
- Atividade física regular: A prática regular de exercícios físicos é fundamental para alcançar seus objetivos de forma eficaz e segura.
Consulte um nutricionista para obter um plano alimentar personalizado e individualizado, considerando suas necessidades e objetivos específicos.
Aproveite o sabor refrescante e os benefícios incríveis da melancia para alcançar seus objetivos de forma saudável e prazerosa!