A pimenta jalapeño é uma variedade de pimenta verde, de tamanho médio a grande, bastante popular na culinária mexicana. Ela possui um sabor suave e ligeiramente picante, sendo utilizada em pratos como molhos, guacamole, tacos, nachos e diversas outras receitas da culinária mexicana.
A pimenta jalapeño é conhecida por sua versatilidade e por adicionar um toque de sabor e pungência aos pratos. Ela pode ser consumida fresca, em conserva ou seca, sendo uma opção ideal para quem aprecia um leve toque de picância em suas refeições.
Valor nutricional da pimenta jalapeno
Aqui estão algumas informações nutricionais da pimenta jalapeno:
Calorias
Proteínas
Carboidratos
Gorduras
Fibra alimentar
Vitamina C
Vitamina A
Potássio
Nome científico: Capsicum annuum ‘Jalapeño’
Classificação: Pimentas.
Quais são os benefícios da pimenta jalapeno?
benefícios pimenta jalapeno
A seguir veja os principais benefícios do pimenta jalapeno para saúde são:
1. Boa para pele:
A Pimenta Jalapeno é um amontoado de nutrientes essenciais, como a vitamina C, que é um potente antioxidante solúvel em água. Ele ajuda a estimular e criar o colágeno, a principal proteína estrutural do corpo. O colágeno é necessário para manter a integridade dos vasos sanguíneos, tecidos, pele e ossos. Uma dieta rica em vitamina C estimula a imunidade e expulsa do corpo os radicais livres causadores de câncer. Também ajuda a prevenir doenças, como o escorbuto.
Pimenta Jalapeno também é uma boa fonte de antioxidantes, como a vitamina A, e flavonoides, como luteína, betacaroteno, alfa-caroteno, xantina zea e criptoxantina. Essas substâncias ajudam o corpo a se proteger dos radicais livres causadores do câncer e auxiliam na redução da pigmentação e remoção da acne.
2. Contem propriedades analgésicas
A Pimenta Jalapeno contêm um composto eficaz chamado capsaicina. A capsaicina tem muitos benefícios para a saúde e a Pimenta Jalapeno tem essas propriedades analgésicas devido à sua presença.
3. Combate a bronquite
A Pimenta Jalapeno também ajuda a aliviar os problemas inflamatórios, como bronquite e dor reumática. Elas são eficazes agentes anti-inflamatórios devido a presença de capsaicina.
4. Contra o câncer
O câncer é uma das doenças mais mortais hoje em dia, atingindo milhares de pessoas anualmente. E a Pimenta Jalapeno pode impedi-lo de se tornar uma vítima desta doença. Esta Pimenta contêm muitos compostos fitoquímicos, que são conhecidos por prevenir doenças, e até mesmo propriedades anticancerígenas. A capsaicina, composto importante presente na Pimenta Jalapeno, também ajuda a combater o câncer e elimina as células cancerosas.
5. Melhora a digestão
O consumo da pimenta jalapeno estimula a produção de enzimas digestivas, ajudando na digestão dos alimentos e prevenindo problemas como indigestão e constipação.
6. Acelera o metabolismo
A capsaicina presente na pimenta jalapeno tem a capacidade de acelerar o metabolismo, o que pode auxiliar no emagrecimento e na queima de calorias.
7. Fortalece o sistema imunológico
Devido à presença de vitaminas e minerais, a pimenta jalapeno ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo gripes, resfriados e outras doenças.
8. Reduz a inflamação
A capsaicina presente na pimenta jalapeno possui propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo e aliviar dores e desconfortos.
9. Parar a diarreia
A capsaicina é a estrela do show novamente. Provou-se que a propriedade antibacteriana se tornou um agente eficaz para reduzir e eliminar as infecções bacterianas, como estafilococos e diarreia.
10. Contra fungos e bactérias
A capsaicina também tem propriedades antimicrobianas. Um estudo descobriu que a capsaicina ajudou a afetar uma alteração de 1/200 nos níveis de micróbios de uma infecção por fungos.
11. Ajuda a controlar a pressão arterial
A Pimenta Jalapeno agem como um agente diluente e auxilia a dissolver o complexo proteínas, como a fibrina. A fibrina é uma proteína insolúvel cuja acumulação pode levar a coágulos de sangue nos vasos sanguíneos. Esses coágulos de sangue podem levar a picos de pressão arterial e muitos problemas arteriais, como artérias obstruídas e até mesmo infeções miocárdicas. As Pimenta orgânicas ajudam a dissolver esta fibrina.
12. Rica em nutrientes
A pimenta jalapeno é fonte de vitaminas C, A, K e do complexo B, além de minerais como potássio, magnésio e ferro.
13. Propriedades antioxidantes
Devido à presença de compostos como capsaicina e flavonoides, a pimenta jalapeno possui propriedades antioxidantes, que auxiliam na prevenção de doenças e no combate aos radicais livres.
14. Reduz o colesterol LDL
O colesterol é um problema que a maioria de nós enfrentamos. Apesar de usar medicamentos, às vezes, não temos os resultados desejados. Esta é hora da Pimenta Jalapeno entrar em cena. Assim como os muitos outros tipos de Pimenta, a Pimenta Jalapeno também desempenha um papel na expulsão do mau colesterol (LDL) do corpo.
A Pimenta Jalapeno é uma potência nutricional e tem inúmeros benefícios. Mas há algumas coisas a serem mantidas em mente antes de consumi-los. Comer muita Pimenta Jalapeno podem levar ao refluxo ácido, devido à presença de capsaicina. Isso pode levar a azia ou náuseas.
15. Promove melhor saúde ocular
Jalapenos têm alto teor de vitamina A, e essa vitamina é uma bênção para os olhos. O consumo de jalapenos pode promover uma melhor visão e ajudar a eliminar vários distúrbios oculares. Graças ao seu alto teor de vitamina A, também pode ser útil na cura da cegueira noturna
Receita de molho de queijo jalapeño
O molho de queijo jalapeño é um acompanhamento perfeito que vai bem com biscoitos, pães, fitters, nuggets, nachos e tachos e muitos outros petiscos.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de pimenta jalapeño bem picada
- 1 colher de sopa de farinha de milho
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal
- 1 xícara de queijo ralado
- 3/4 xícara de leite
- 1 dente de alho picado
Modo de preparo
- Em uma panela derreta a manteiga em fogo médio, adicione a farinha e bata até dissolver.
- Adicione o leite e bata bem para combinar. Para isso adicione pimenta jalapeño, alho e mexa continuamente até engrossar a mistura.
- Retire o molho do fogo e acrescente o queijo cheddar ralado e mexa bem até o queijo derreter.
Efeitos colaterais da Pimenta jalapenos
Os jalapenos estão principalmente associados a muitos benefícios visíveis à saúde; no entanto, também existem alguns efeitos colaterais potenciais. A sensação temporária de queimação na boca após comer jalapeño cru é um efeito colateral comum, que pode variar de leve a grave, dependendo do sabor picante da pimenta malagueta.
Para diminuir o picante, pode-se retirar as membranas brancas de dentro do jalapeño antes de cozinhar, pois são elas que possuem maior concentração de capsaicina. Pessoas com refluxo ácido e síndrome do intestino irritável podem limitar o uso de jalapenos, pois podem desencadear sintomas. Outros efeitos colaterais comuns da ingestão de quantidades excessivas de jalapenos incluem cólicas abdominais, queimação, cólicas e diarréia .