A Rutabaga, também conhecida como nabos suecos e repolho enraizado, é um membro da Cruciferae. A palavra “Rutabaga” vem do “rotabagge”, palavra sueca que significa raiz grossa. Esta raiz vegetal pode ter originado em Bohemia no século 17 como um híbrido entre o nabo e repolho selvagem.
Não deve ser confundido com seu parente o nabo; nabos são na verdade maior, mais densa e mais elevada em muitos nutrientes essenciais.
O que é uma rutabaga?
Rutabaga ( Brassica napus) é um vegetal crucífero conhecido em todo o mundo como “sueco”, mas é chamado de rutabaga principalmente na América do Norte. É uma raiz vegetal, que é um cruzamento entre repolho e nabo . Rutabaga é conhecida por muitos outros nomes em todo o mundo, incluindo nabos amarelos ou neeps. Suas origens ainda são questionáveis, mas a maioria das pessoas acredita que seja nativo da Escandinávia e da Rússia.
Foi amplamente introduzido na Inglaterra no século 19, mas havia evidências de rutabagas sendo colhidas na América do Norte também no início do século 19, sugerindo possíveis origens escandinavas e que cresceu no Canadá e depois se espalhou por todo o continente.
Valor nutricional
A rutabaga é um vegetal nutritivo e com baixo teor de calorias. Cada 100 gramas de rutabaga crua contém aproximadamente:
- Calorias
- Carboidratos
- Fibra
- Açúcar
- Proteína
- Colesterol
- Sódio
- Vitamina C
- Potássio
- Manganês
- Fósforo
A rutabaga também é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, tais como vitamina C, potássio e folato. Este vegetal é conhecido por ser rico em antioxidantes e possuir propriedades anti-inflamatórias. Além disso, a rutabaga é uma boa fonte de fibras, o que ajuda na digestão e no controle dos níveis de açúcar no sangue. Incorporar rutabaga na sua dieta pode contribuir para uma alimentação saudável e equilibrada.
Quais são os benefícios da rutabaga?
benefícios da rutabaga
A seguir veja os principais benefícios da rutabaga para saúde são:
1. Ajuda a prevenir o câncer
Rutabaga consistem em maior quantidade de compostos antioxidantes que são potencial para tratamento do câncer natural. Os glucosinolatos são compostos contendo enxofre, que mostraram ter efeitos para reduzir o crescimento do câncer. Várias pesquisas têm demonstrado que glucosinolatos são protetores contra o câncer dos pulmões e do trato alimentar.
O risco de desenvolver câncer aumenta com a idade; no entanto, pode ocorrer em qualquer idade. Uma dieta rica em gordura é uma das razões mais comuns para desenvolver câncer de próstata enquanto os vegetais crucíferos, como couve-nabo, couve, couve-rábano, couve de Bruxelas, agrião e mostarda são as melhores opções para reduzir o risco de câncer de próstata.
2. Acelera o metabolismo
A rutabaga é uma das grandes opções para muitos vegetarianos, pois proporciona uma proteína completa, algo que a maioria dos vegetarianos lutam para adquirir quando eles não consomem carne. Proteínas e aminoácidos são realmente os blocos de construção de novas células e são essenciais para incentivar o bom desenvolvimento, o crescimento, a cura, a reprodução, a contração muscular e dezenas de outros processos corporais importantes.
3. Melhora a digestão
Assim como outros vegetais crucíferos, a rutabaga é naturalmente muito rica em fibras. Um copo de rutabaga tem mais de 8,42% de sua necessidade diária de fibras, tornando-se um dos alimentos ricos em fibras mais densas. A fibra dietética melhora a digestão e também a evacuação, por isso elas podem proporcionar alívio para constipação.
Vários estudos sugerem que a obtenção de mais fibras na sua dieta pode desempenhar um papel no tratamento de condições tais como a doença gastrointestinal, acidente vascular cerebral (AVC), as hemorroidas, o colesterol elevado, diabetes, doença cardíaca e algumas formas de câncer.
4. Bom para os ossos
A Rutabaga é um depósito de diversos minerais importantes, como o Zinco, Cálcio, Magnésio, Manganês, Fósforo, todos os quais desempenham um papel importante na criação e na manutenção do tecido ósseo. A osteoporose afeta milhões de pessoas em todo o mundo, por isso manter os ossos fortes e saudáveis à medida que envelhecemos ajudará a evitar esta comum desordem relacionada com a idade.
5. Rico em potássio
A Rutabaga é um vegetal de raiz comum que é uma boa fonte de Potássio. O Potássio é um mineral importante para o funcionamento adequado de todas as células, tecidos e órgãos no corpo humano. É a Rutabaga também é rica em eletrólito, uma substância que conduz eletricidade no corpo, juntamente com o Sódio, cloreto, Cálcio e Magnésio.
Para um funcionamento adequado do coração, o Potássio é crucial e desempenha um papel fundamental na contração do músculo esquelético, tornando-se importante para o sistema digestivo e função muscular. As pessoas que consomem o Potássio em suas dietas têm um menor risco de acidente vascular cerebral, especialmente acidente vascular cerebral isquêmico.
6. Tem propriedades enzimáticas
O Zinco presente na rutabaga é um componente chave de muitas funções enzimáticas em todo o corpo, sem a qual nossos processos corporais tornam-se ineficientes, resultando em problemas de saúde mais perigosos. As quantidades moderadas de Zinco encontrados em rutabagas são altamente elogiados por este motivo.
7. Fortalece o sistema imunológico
Na rutabaga estão presente um quantidade considerável de Vitamina C, que é extremamente importante para muitos processos corporais, como a estimulação do sistema imunitário para a produção de glóbulos brancos, que combatem as bactérias e a infecção. A Vitamina C ajuda a melhorar o resultado de infecções de pneumonia, malária e diarreia. Em geral, a Vitamina C desempenha um papel importante na função imune e a modulação da resistência a agentes infecciosos. Ao aumentar a sua ingestão de rutabaga, você pode melhorar seus níveis de Vitamina C.
8. Normaliza a pressão sanguínea
a Rutabaga contem uma quantidade impressionante de Potássio, que ajuda a reduzir a pressão sanguínea, reduzindo a tensão e a contração dos vasos sanguíneos. Isto permite a passagem fácil de sangue, aumenta a oxigenação de órgãos e sistemas vitais e uma menor chance de coagulação. Combine o Potássio com o teor de fibra em rutabaga, e reduza os níveis de colesterol, assim como previne a aterosclerose, efetivamente reduzindo o risco de ataques cardíacos e derrames.
9. Melhora o humor
As quantidade impressionante de Vitamina B6 presente na rutabaga, está envolvida na produção da hormona no cérebro, que pode ser eficaz no tratamento de perturbações de humor e certas doenças cerebrais que podem desenvolver-se como um resultado de deficiências na função de neurotransmissor. Uma pesquisa sugere que os pacientes que tomam suplementos de Vitamina B6 pode ajudar a levantar o seu humor, sentir menos dor e evitar a falta de energia e concentração.
10. Reduz o envelhecimento
A rutabaga auxilia na geração de células saudáveis, retardando assim o processo de envelhecimento. Também ajuda a manter uma boa visão.
11. Ajuda na digestão
A grande quantidade de fibras ajuda a regularizar os movimentos intestinais. Os nutrientes da Rutabaga também ajudam a melhorar o metabolismo do corpo. A rutabaga também é conhecida por prevenir a constipação e outros problemas gastrointestinais no corpo. É um vegetal de baixa caloria e rico em nutrientes essenciais. O consumo deste vegetal promove a perda de peso.
12. previne osteoporose e fraqueza óssea
A rutabaga é conhecida por ser rica em minerais zinco , cálcio , magnésio , manganês e fósforo. Esses minerais desempenham um papel importante na manutenção e fortalecimento dos ossos. Eles também auxiliam na formação de tecido ósseo, evitando o desgaste dos ossos, principalmente em pessoas de meia idade e idosos.
13. bom para diabéticos
Rutabagas são alternativas às batatas, principalmente para pacientes diabéticos que desejam evitar carboidratos. Portanto, este vegetal pode ser consumido sem se preocupar com a flutuação do nível de açúcar no sangue.
14. Aumenta a produção de glóbulos vermelhos
A abundância de vitamina B9, ou folato na rutabaga, promove a quebra das células proteicas , o que auxilia na produção de glóbulos vermelhos e na divisão celular. Estes também são necessários para o desenvolvimento do sistema nervoso.
15. Melhorar a visão
A rutabaga, por ser rica em nutrientes, minerais e vitaminas, ajuda a melhorar o enfraquecimento da visão devido à idade ou outros fatores.
Efeitos colaterais e alergias da rutabaga
Até o momento, não há efeitos colaterais ou alergias conhecidas causadas pelo consumo de Rutabaga. No entanto, em caso de qualquer sinal de alergia , como erupções cutâneas , inflamação, lacrimejamento e coceira, é melhor consultar o médico o mais rápido possível.
Porém, devido ao alto teor de rafinose, que é um açúcar complexo, pode haver chances de certos desconfortos abdominais como inchaço , dor gástrica etc.