Os benefícios da sacha inchi para saúde são variados, pois, contem propriedades nutricionais que são essenciais para saúde do corpo. Além disso, existem diferentes tipos de nozes e sementes cultivadas em todo o mundo. A sacha inchi é única, tanto pela forma quanto pela alta densidade de nutrientes.
Incluem a capacidade de melhoramento da aparência da pele, regulação da pressão arterial, auxilia na perda de peso e muito mais. Portanto, é importante compreender todos os detalhes deste alimento, incluindo as informações nutricionais, potenciais benefícios para a saúde e possíveis efeitos colaterais.
O que é sacha inchi?
O sacha inchi é uma planta perene que é nativa da América do Sul e pode ser chamada por vários nomes, incluindo Amendoim Inca e Amendoim da montanha. O nome científico desta planta é Plukenetia Volubilis.
Por centenas de anos, essas sementes foram cultivados na América do Sul por indígenas, mas elas só começaram a ser exportadas para outros países recentementes. Essas plantas também são amplamente cultivadas no sudeste da Ásia e se tornaram bem popular na Tailândia.
Valor nutricional da sacha inchi:
As sementes de sacha inchi são embaladas com nutrientes, que inclui gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, bem como proteínas, vitamina E, fibras dietéticas, potássio, cálcio, magnésio, vitamina A e vários outros antioxidantes. As sementes de sacha inchi contêm um alto nível de calorias. Uma pequena porção deve ser o suficiente para aproveitar os outros benefícios dessas sementes para a saúde.
Incluem melhorar a digestão, ajudar na perda de peso, administrar o diabetes, estimular a cognição e eliminar a inflamação, dentre outros.
Para cuidados com a pele:
Com um alto nível de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, bem como vários antioxidantes, essas sementes saborosas podem ser um excelente complemento ao seu regime de cuidados com a pele. Essas sementes são capazes de melhorar a aparência da pele, além de reduzir rugas e manchas de idade. Além disso, as manchas também possuem propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a prevenção da psoríase e o eczema.
Perda de peso:
Embora as sementes de sacha inchi possua uma quantidade significativo de calorias, também existe uma enorme quantidade de fibra dietética. Até mesmo um punhado dessas sementes pode saciar o apetite e evitar excessos e lanche entre as refeições. Isso pode ser um grande impulso no trabalho de perda de peso, ao mesmo tempo que fornece uma ampla gama de outros nutrientes essenciais.
Ajudar no cuidado capilar:
O que muitas pessoas não percebem é que uma certa quantidade de gorduras saudáveis são fundamentais para uma boa saúde do cabelo. Estas sementes podem bloquear a umidade no cabelo, evitando os fios secos e pontas duplas. Também pode estimular o crescimento e reparação, e até mesmo eliminar a inflamação no couro cabeludo, como a caspa.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Redução da pressão sanguínea:
Com níveis notáveis de potássio, um punhado de sacha inchi pode diminuir a pressão arterial caso sofra de hipertensão. O potássio é um vasodilatador, o que significa que pode reduzir a tensão nas artérias e vasos sanguíneos. Isso, por sua vez, reduz o risco de aterosclerose, ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e doença cardíaca coronária.
Melhorar a digestão:
A fibra dietética é um elemento fundamental nos processos digestivos normais, e as sementes de sacha inchi possuem um alto nível de fibra dietética. Esta fibra é capaz de aumentar as fezes e evitar sintomas de constipação, inchaço, cólicas e diarreia. Também pode diminuir o risco de câncer colorretal e hemorroidas, que podem ser causadas pela passagem imprópria dos intestinos.
Para pessoas com diabetes:
Os ácidos graxos ômega 3 foram associados a níveis mais baixos de açúcar no sangue, em conjunto com fibra dietética, o que pode regular na quantidade de insulina e glicose liberada pelo corpo. Juntos, essas duas substâncias presentes nas sementes de sacha inchi podem prevenir diabetes naquelas pessoas com alto risco. Elas também podem reduzir o risco de picos de açúcar no sangue naqueles que já foram diagnosticados com a diabetes.
Redução do colesterol LDL:
Adicionar as gorduras “boas” ao corpo é a maneira mais rápida de reduzir os níveis de colesterol LDL, que causam doenças cardíacas coronárias e a deposição de placa nas artérias.
Evitar transtornos cognitivos:
A inflamação é a principal causa de distúrbios cognitivos, quando se trata de estresse oxidativo. Este dano inflamatório pode causar doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer. Aumentar o nível de ácidos graxos ômega 3 pode defende-lo contra esses problemas.
Melhora da qualidade do sono:
Um dos nutrientes esquecidos presente na sacha inchi é o triptofano, um aminoácido que pode acelerar a liberação de serotonina. Em conjunto com o magnésio presente isso pode induzir o relaxamento das pessoas que lutam contra os distúrbios do sono e insônia.
Para visão:
Com altos níveis de vitamina A e beta-caroteno, as sementes podem melhorar a saúde da visão, prevenindo a degeneração macular e diminuindo o aparecimento das cataratas à medida que envelhecemos.
Efeitos colaterais da sacha inchi:
Este novo “superalimento” tem muitos benefícios mas existem alguns efeitos colaterais que você deve ter em mente, tais como náuseas e mudanças de humor.
Algumas pessoas experimentam náuseas e distúrbios gastrointestinais como resultado do consumo de sacha inchi, mas isso é mais recorrentes em pessoas que consomem quantidades excessivas. Devido à sua densidade de nutrientes, apenas uma pequena quantidades dessas sementes deve ser consumido para colher os benefícios surta efeito.
Os efeitos da alteração do humor de sacha inchi são bem conhecidos, principalmente devido ao seu impacto em certos neurotransmissores fundamentais em seu corpo. Isso pode interferir com outros medicamentos e podem resultar em balanços emocionais que podem ser desconcertantes.