Os benefícios das sementes de manjericão são muitos, pois, é uma recente tendência de saúde, em todas as partes do mundo. Embora os potenciais benefícios para a saúde sejam impressionantes, é fundamental entender os benefícios, bem como os efeitos colaterais antes de adicionar essas sementes ao seu cotidiano.
São as sementes da planta de manjericão, que também é conhecida como erva de São José, dependendo da localidade onde encontra-se. Conhecida cientificamente como Ocimum basilicum, a planta de manjericão é conhecida como uma das ervas mais famosas do mundo, e é um complemento popular em inúmeros pratos mundiais.
No entanto, as sementes desta planta são muitas vezes ignoradas, apesar de uma concentração rica de compostos poderosos e ingredientes ativos que podem melhorar a saúde humana. Alguns dos principais ingredientes ativos nas sementes de manjericão são fibra dietética, vitamina K, ferro, proteína, fitoquímicos, compostos polifenólicos, orientina, vicentina e outros poderosos antioxidantes.
Benefícios das sementes de manjericão:
Alguns dos mais notáveis benefícios das sementes de manjericão para a saúde incluem sua capacidade de melhorar a saúde digestiva, auxiliar nos esforços de perda de peso, aumentar a aparência da pele, fortalecer o cabelo, regular o açúcar no sangue, esfriar o corpo, aliviar o estresse, construir ossos fortes, reduzir a pressão sanguínea, melhorar a visão, reduzir a inflamação, diminuir o colesterol e evita certas infecções.
Saúde da pele:
Com uma concentração impressionante de antioxidantes e flavonoides, essas sementes de manjericão são capazes de melhorar a saúde da pele e estimular o crescimento de novas células. Os antioxidantes são capazes de contrariar os efeitos dos radicais livres, que podem causar estresse oxidativo e, eventualmente, levar à mutação celular.
Na pele, isso resulta em rugas e manchas de idade, mas o uso constante dessas sementes pode reduzir a aparência dessas marcas, bem como cicatrizes. Além disso, melhora a elasticidade da pele, tornando-se um superalimento antienvelhecimento!
Saúde capilar:
Com um nível significativo de ferro e vários antioxidantes, bem como vitamina K, essas sementes podem estimular a produção do cabelo e prevenir a perda de cabelo prematuro. O ferro é essencial para circulação de sangue no couro cabeludo e também é necessário para a produção de cabelo forte. Os antioxidantes nestas sementes ajudarão a prevenir a inflamação e o estresse oxidativo no couro cabeludo, o que muitas vezes pode levar à perda de cabelo.
Perda de peso:
As sementes de manjericão são extremamente altas em fibras, o que é capaz de aumentar as fezes e fazer com que se sinta cheio, o que pode evitar o excesso de consumo e o lanche entre as refeições. Além disso, quando são digeridas, elas podem inchar 20 vezes mais do seu tamanho original, fazendo com que se sinta saciado.
Para os níveis de colesterol:
Os estudos mostraram que as sementes de manjericão estão diretamente associadas a uma diminuição dos níveis de colesterol “ruins”, o que significa um menor risco de aterosclerose e a deposição de placa nas artérias e vasos sanguíneos. Isso também irá reduzir a pressão sobre o coração e reduzir as chances de ataques cardíacos e derrames.
Pressão sanguínea:
Da mesma forma, uma pesquisa descobriu que o nível de potássio nessas sementes é suficiente para impactar diretamente a pressão arterial. Este efeito hipotensivo é atribuído ao potássio, que é um vasodilatador, o que significa que pode relaxar a tensão nas artérias e vasos sanguíneos, reduzindo a tensão no sistema cardiovascular.
Saúde óssea:
Com uma gama diversificada de minerais, incluindo ferro, potássio, cobre, cálcio, manganês e magnésio, essas sementes quando consumidas com regularidade pode auxiliar a densidade mineral óssea. Isso diminuirá o risco de desenvolver osteoporose, mantendo o jovem e forte à medida que envelhecemos.
Para o sistema imunológico:
Há uma quantidade notável de vitamina A e outros antioxidantes presentes que podem reduzir o estresse oxidativo e a inflamação crônica em todo o corpo. Isso diminuirá a pressão sobre o sistema imunológico e também evitará várias infecções patogênicas e problemas médicos diferentes. A doença crônica também é causada por um excesso de radicais livres no corpo, o que pode ser aliviado pelas sementes de manjericão.
Para açúcar no sangue:
Vários estudos mostraram que os ingredientes ativos, como a fibra dietética. Encontrados nas sementes de manjericão são capazes de controlar os níveis de açúcar no sangue. Para as pessoas que sofrem de diabetes tipo 2, este é um benefício muito importante dessas sementes. Pois a incapacidade de controlar os níveis de insulina e glicose é uma parte potencialmente mortal desse problema. Um copo de água pela manhã pode melhorar a sensibilidade à insulina durante todo o dia.
Efeitos colaterais:
Essas sementes podem fornecer um número significativo de benefícios para a saúde. Mas isso vem junto com alguns efeitos colaterais, como o risco de sufocação, bem como flutuações hormonais.
Um dos efeitos colaterais das sementes de manjericão é o seu impacto sobre os níveis hormonais no organismo, nomeadamente o estrogênio. Isso pode ser perigoso para as mulheres grávidas, pois pode estimular a menstruação e resultar em complicações para o bebê. Aqueles que sofrem de desequilíbrios da tireoide ou outros problemas hormonais não devem usar essas sementes antes de falar com seu médico.
Devido ao efeito incomum que a água e os líquidos têm sobre essas sementes. Uma proporção imprópria pode resultar em uma grande massa gelatinosa que, potencialmente, pode ser difícil de engolir. Por este motivo, estas sementes não são recomendadas para qualquer pessoa com problemas de deglutição, crianças pequenas ou idosos.