Os Benefícios do Aleitamento Materno Para Saúde, são diversos, pois, ela possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, O Aleitamento Materno age como uma dieta nutritiva para as crianças recém-nascidas.
É mais seguro do que o leite de vaca, ajuda na prevenção contra infecções no ouvido, asma, leucemia, pressão arterial elevada, diabetes tipo I e obesidade, aumenta a imunidade gastrointestinal, assim como aumenta a inteligência. A amamentação também ajuda na proteção contra diarreia, bacteriemia, botulismo, infecção do trato urinário, meningite e doenças alérgicas na contração infantil e útero.
Isso resulta em um risco reduzido de câncer de mama e câncer de ovário, ajuda com menor perda de sangue durante a menstruação, a remineralização óssea e uma redução nas fraturas do quadril em mulheres pós-menopausa. O Aleitamento Materno se refere ao ato de alimentar um bebê com leite materno de uma mãe. A forma de nutrir o jovem pelo leite materno da mãe é referida como a amamentação ou amamentando.
É a melhor fonte de alimento para os primeiros meses de vida do bebê, não só para nutrição da criança, mas também para impedir de várias doenças e enfermidades. A amamentação é vantajosa para a mãe também. A ação de sucção produz hormônios que dão alívio da dor de entregar a criança. O Aleitamento Materno age como uma dieta nutritiva para as crianças recém-nascidas.
É mais seguro do que o leite de vaca, ajuda na prevenção contra infecções no ouvido e asma, leucemia, pressão arterial elevada, diabetes tipo I e obesidade, aumenta a imunidade gastrointestinal, assim como a inteligência. A amamentação pode ser iniciada imediatamente após o parto ou após 4-5 horas de um procedimento de cesariana. O leite que sai inicialmente é ligeiramente espesso, de cor amarelada e atua como uma vacina. O leite materno deve ser a única fonte de alimentação para o bebê durante os primeiros 6 meses.
Nenhum outros suplementos de vitaminas ou suco pode substituí-lo em termos de uma dieta ideal. A amamentação pode ser feita por dois anos ou mais. Ela não só fornece alimento para a criança, mas também dá alívio à dor da mãe após seu parto. Normalmente, as crianças devem ser amamentadas 10 a 12 vezes por dia com uma média de 12 a 14 minutos em cada mama.Exceto em determinados casos, não é bom para alimentar o bebê com o leite da mãe.
Durante situações ou condições de doença, como uma mãe que tem tuberculose ativa, infecção por HIV ou se a mãe toma drogas ilegais. Além disso, uma criança sofrendo de galactosemia não deve ser alimentado com o leite da mãe. Foi pesquisado que a amamentação é benéfica tanto para a mãe quanto para criança. Estabeleceu-se que o leite materno é, de longe, a melhor fonte de nutrição para bebês de até 6 meses, o que é por isso que eles são tradicionalmente mantidos estritamente em uma dieta de leite. Então, confira agora Os 10 Benefícios do aleitamento materno para saúde.
Benefícios do aleitamento materno para digestão: previne os jovens contra a constipação e várias doenças infecciosas. Mais seguro do que o leite de vaca: O leite materno não causa alergias que possam ser causados por leite de vaca em algumas crianças.
Benefícios do Aleitamento Materno Para Prevenir infecções no ouvido/asma: De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano, o leite presente no leite materno forma uma camada sobre a garganta e o nariz do bebê, impedindo-os de infecções no ouvido e asma.
Benefícios do Aleitamento Materno Para a Imunidade intestinal: O leite materno protege o bebê de doenças gastrointestinais, aumentando o sistema imunológico do Trato Gastrointestinal (GIT).
Benefícios do Aleitamento Materno Para Inteligência: Vários estudos têm demonstrado que o leite materno contém determinados ácidos gordos que fazem parte do funcionamento saudável do cérebro. Estes têm sido comprovado como contribuidor para a inteligência em crianças amamentadas, em comparação com aqueles com outras fontes de alimento.
Benefícios do Aleitamento Materno Para o Útero: Devido à ação de sucção da criança, uma hormona é produzida na matriz, fazendo com que o útero seja contraído.
Benefícios do Aleitamento Materno Para Redução do risco do câncer: Também é um fato estabelecido que a amamentação reduz o risco de câncer de mama e de ovário na mãe.
Benefícios do Aleitamento Materno Para Recuperação: Diversos estudos relataram que a lactação provoca uma redução do volume do fluxo de sangue durante os ciclos menstruais após o parto. Isto é vantajoso para a mãe quando ela está na fase de recuperação após o parto.
Benefícios do Aleitamento Materno Para os Ossos: As mães são beneficiadas pela deposição de cálcio após a amamentação, para repor os níveis de cálcio durante a lactação.
Benefícios do Aleitamento Materno contra a Menopausa: Alguns estudos têm demonstrado que as mulheres que alimentam seus bebês com leite materno têm baixas chances de fraturas nos quadris que ocorrem após a menopausa.
Benefícios do Aleitamento Materno Para o Emocional: É um fenômeno natural que, enquanto a amamenta, o bebê e a mãe estão ligados uns com os outros emocionalmente. A criança também ganha segurança com sua mãe por estar perto dela.
Foi constatado em vários estudos que, em comparação a um bebê alimentado com qualquer outro leite, as crianças amamentadas com leite materno têm maior proteção contra a leucemia, a pressão arterial elevada, diabetes do tipo I e obesidade. De acordo com a Academia Americana de Pediatria, a amamentação diminui a ocorrência de diarreia, bacteriemia, botulismo, infecções do trato urinário, meningite e doenças alérgicas.